Antidepressivos X Ganho de Peso - Por que acontece? Como evitar?


Como qualquer medicamento, os antidepressivos da classe dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs) têm efeitos colaterais potenciais. Para algumas pessoas que tomam um ISRS, como o Prozac (fluoxetina) ou o Zoloft (sertralina), uma delas é o ganho de peso. 

Pesquisas sugerem que a quantidade de peso normalmente obtida durante o uso destes é modesta. Mesmo assim, enquanto alguns quilos extras podem parecer um pequeno sacrifício a ser feito em troca de um sentimento mentalmente claro e emocionalmente estável, nem todo mundo aceita este ganho de peso.


Por que SSRIs provocam ganho de peso 

Especialistas não estão certos do porque estes medicamentos têm o potencial de colocar quilos a mais em pessoas que os tomam, mas existem algumas teorias. Pode ser que as drogas desencadeiem mudanças no metabolismo que levem o corpo a consumir menos calorias, ou que afetem o apetite, levando a pessoa a comer em excesso. 

Outra hipótese é que o ganho de peso durante o uso pode ser parcialmente devido ao fato de que algumas pessoas não sentem vontade de comer quando estão deprimidas e, assim, perdem peso. Uma vez que eles começam a se sentir melhor durante a medicação, o apetite volta, eles comem mais e, eventualmente, retornam ao seu peso normal. Nesse caso, sim, eles adicionaram alguns quilos à balança, mas apenas o suficiente para recuperá-los, voltar ao normal, não para um estado prejudicial de excesso de peso. 

Lidando com este peso extra

Digamos que você esteja entre os azarados que ganharam peso ao tomar um antidepressivo. 

Se isso realmente incomoda você, você pode ser tentado a derramar suas pílulas pelo ralo. Antes de fazer isso, converse com seu médico. Com toda a probabilidade, você pode voltar ao seu peso ideal sem sacrificar o medicamento.


Além disso, é perigoso simplesmente parar de tomar um antidepressivo: com muitos deles, o desligamento deve ser gradual, pois pode levar a uma série de efeitos colaterais desagradáveis ​​de abstinência conhecidos coletivamente como síndrome de descontinuação. 

Aqui estão outras medidas, menos drásticas, que você pode tomar para perder peso enquanto toma um antidepressivo.

Coma menos. É mais fácil falar do que fazer, claro, mas comer menos é uma abordagem testada e comprovada para perder peso, pelo menos para pessoas que não estão lidando com uma condição médica que atrapalha. Pergunte ao seu médico para encaminhá-lo para um nutricionista que pode ajudá-lo a descobrir qual deve ser seu peso ideal e que tipo de mudanças você precisa fazer para o seu estilo alimentar para chegar lá. Pode ser algo tão simples quanto desistir de seu refrigerante diário ou cozinhar para si mesmo em casa com mais frequência fará o truque. 


Se mova mais. Adicionar atividade à sua rotina diária, especialmente ao mesmo tempo que reduz calorias, ajudará a derrubar o ponteiro da balança ao seu favor mais rapidamente. Frequente uma academia, pegue um cachorro (pessoas que têm um tendem a andar mais e pesam menos que os outros, além de estar perto de animais foi comprovado que ajuda a reduzir a depressão), pratique um esporte, suba no trepa-trepa com seus filhos. Se você é novo para o exercício, verifique com seu médico antes de iniciar.

Trocar remédios. Embora a maioria dos antidepressivos potencialmente cause ganho de peso, isso é um risco maior para alguns do que para outros. É possível que o seu médico possa prescrever um novo ISRS que não faça você ganhar peso.

Referências:
Blumenthal, Sarah R. et. al. "An Electronic Health Records Study of Long-Term Weight Gain Following Antidepressant Use." Journal of the American Medical Association. June 4, 2014.
Matchock, RL. "Pet Ownership and Physical Health." Curr Opin Psychiatry. Sep 2015;28(5):386-92.
Nihalani, Nikhil. "Weight Gain, Obesity, and Psychotropic Prescribing." Journal of Obesity, 2011.
Weil, Andrew. "Why Do Antidepressants Cause Weight Gain?" Feb 11, 2011.

Um comentário:

  1. Muito interessante
    Eu tomei e ganhei 8kgs
    Foi terrível de perder
    Enquanto tomava, consegui perder apenas 3 destes 8kgs
    Depois que parei emagrecei demais até

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.