7 Dicas para cuidar do cabelo, se você se exercita todos os dias


Não são só seus músculos que trabalham pra valer num treino intenso. Durante a atividade, a produção de suor surge à milhão! Por isso, talvez você precise lavar o cabelo com maior frequência depois da academia, muitas vezes todos os dias. Isso favorece o ressecamento, as pontas duplas e a quebra. 


Para driblar este problema, aqui estão 7 dicas para cuidar do cabelo, se você se exercita todos os dias:

Lave com frequência.

Evitar o chuveiro não é opção. Se você malha e transpira bastante, deve lavar os fios todos os dias, sim – o excesso de suor e oleosidade pode causar dermatite seborreica, além do mau cheiro.

Evite os produtos agressivos

Já que não dá para poupar a cabeleira no banho, a saída é protegê-la. Escolha um xampu específico para uso diário ou sem sulfato, que limpa de forma mais suave.


Capriche no enxague

Caprichar no enxágue é o complemento ideal da lavagem. Se sobram resíduos no couro cabeludo, com o tempo eles entopem o folículo, um alerta de caspa e queda. Só evite água quente para que os fios não fiquem mais oleosos, com frizz e suscetíveis à quebra.

Desembarace com cuidado


Na hora de desembaraçar, comece pelas pontas, depois ataque do meio para as extremidades, e, por último, penteie desde a raiz. 

Invista em tratamentos

Seu visual está detonado? Aí, não há treino leve que resolva – você vai ter de buscar uma solução de maior intensidade. O cabelo quebradiço sofre uma lesão na cutícula, que expõe o córtex capilar. A indicação, neste caso, é a reconstrução, quando se coloca queratina para selar o fio.


Seja qual for seu nível de dano, reforce o boxe do banheiro com máscaras à base de óleo vegetal, fontes de nutrientes que ajudam a devolver os lipídios (responsáveis pela maciez) perdidos no banho de mar e de piscina, e na exposição ao sol.

Pegue leve no rabo de cavalo

Quando o calor estiver bravo na praia ou o treino apertar, cuidado para não tracionar demais o rabo de cavalo em busca de alívio. Coque, que protege as pontas, e trança são os melhores penteados de academia. Truque extra para quem quer mexer o corpo e manter a cabeleira a salvo: Malhe com leave-in nos fios; isso forma uma blindagem contra o ressecamento do suor.

Atenção extra aos cachos

Você é do time das cacheadas? Além de todos os cuidados anteriores, invista em hidratação extra e máscara reconstrutora pelo menos uma vez por semana. Alterne tratamentos que forneçam vitaminas, nutrientes e aminoácidos para dar força e resistência aos fios.

Fonte

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.