Sintomas e consequências da deficiência de Vitamina B12


A Vitamina B12, quando deficiente, vai mexer basicamente com dois sistemas corporais: o sistema nervoso e o sistema hematopoiético, ou seja, os sistemas de formação das células vermelhas do sangue.


O mais comum de ser encontrado é a alteração no sistema nervoso, que são os sintomas mais precoces. Em estados iniciais, percebemos uma alteração em relação ao potencial de concentração, memória e atenção. Essas são as queixas mais comuns de quando a B12 começa a ficar com níveis mais baixos no sangue.

Em estados mais avançados - ou nem tanto - a pessoa cruza as pernas e rapidamente sente formigamento. Essa condição pode estar ligada à outros problemas, mas a falta de B12 somente também pode ser uma causa deste formigamento em membros inferiores.

Quando a deficiência se acentua, há também outras alterações: maior irritabilidade, agitação, comprometimento da memória, mais chance de desenvolver quadros psiquiátricos como mania e depressão. Quando a deficiência é muito acentuada, pode-se desenvolver o quadro de torpor e coma, o que é mais raro de se encontrar hoje em dia, já que o diagnóstico é feito cada vez mais precocemente.

Então, os sintomas que devemos estar atentos para descobrir esta deficiência no início são alterações na memória, atenção e formigamento nos membros inferiores, que são mais comuns.


Em estados avançados, a falta de B12 altera a formação de células vermelhas, então podemos desenvolver uma anemia por falta de vitamina B12, ou seja, a hemoglobina vai ficar baixa. Há uma característica específica nesta condição: a célula vermelha fica com uma tamanho grande, fica mega, então é chamada de anemia megaloblástica.

Existe uma outra condição também comum quando há a falta de B12, que é o aumento da homocisteína, que é um fator potente de risco cardiovascular, doença de Alzheimer e má formação fetal. Então, quando a B12 está baixa, temos maior risco de desenvolver estas condições.

A vitamina B12 é muito importante pois está diretamente ligada à várias doenças comuns hoje em dia e precisamos ter cuidado para ingerir a quantidade necessária diariamente.

Confira o vídeo abaixo com as informações da SVB:



2 comentários:

  1. Não comento normalmente, mas vim agradecer as postagens de alerta que esse site posta para ficarmos ligadas com a nossa saúde. Postagem excelente.

    ResponderExcluir
  2. Olha aí meninas a falque que faz a B12...

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.