9 Benefícios incríveis da tâmara para a saúde


A tâmara é uma frutinha deliciosa e super doce! Sua origem provável é na zona desértica do norte da África, sendo cultivada há séculos. Sua cor é avermelhada e a sua polpa é fibrosa. É originada da tamareira, um tipo de palmeira que pode chegar a 25 metros de altura, com folhas atingindo até três metros de comprimento.

Essa frutinha deliciosa é conhecida por ser excelente fonte de vitaminas e sais minerais, dentre eles a vitamina A e K, tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, fibras, potássio e cobre.


É super doce, ótima para substituir o açúcar em receitas.

Muito nutritiva, a tâmara ainda possui propriedades energéticas, sendo considerada um alimento básico na cultura árabe, a qual pode ser consumida de formas variadas.

Possui cerca de 28 variedades. Na versão fresca, apresenta quantidades entre 20 a 36 % de açúcar, enquanto a fruta seca eleva o nível de açúcar para 55 a 80 %.

Para cozinhar, as duas versões são utilizadas, porém a fruta seca conquista mais espaço devido ao seu sabor adocicado mais acentuado, além de ser mais facilmente encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais.

Propriedades nutricionais

Veja abaixo algumas das propriedades nutricionais contidas em 1 unidade do fruto (cerca de 9 gramas):
Energia – 23 calorias
Carboidratos – 6,24 gramas
Açúcar – 5,2 gramas
Proteínas – 0,2 gramas
Fibras – 0,7 gramas
Potássio – 54 miligramas
Sódio – 0 miligramas

9 Benefícios da tâmara para a saúde

Combate e previne a anemia

A tâmara é rica em ferro, e seu consumo associado a uma alimentação  saudável ajuda no processo de restabelecimento de nutrientes essenciais para o organismo.

Quando consumida regularmente, também ajuda na prevenção da anemia.

Nada de alergias!

Um dos grandes benefícios da tâmara é a presença de enxofre orgânico, pois este não é um elemento muito comum de ser encontrado nos alimentos, mas tem uma contribuição significativa para a saúde.


O enxofre reduz os impactos de rinite alérgica sazonal. Consumir tâmara é uma ótima maneira de conter os efeitos dessas alergias, é só adicionar a fruta à sua alimentação regular.

A tâmara ainda aumenta a imunidade do seu corpo, colaborando para a sua qualidade de vida.

Regula o intestino

Dentre os benefícios da tâmara, um dos mais marcantes é o fato de que ela regula o intestino, combatendo e eliminando a prisão de ventre.

Ganho de massa muscular

As tâmaras são ricas em açúcar, proteínas e vitaminas essenciais à nossa saúde.

Se você busca o ganho de peso através do aumento de massa muscular, a tâmara é uma ótima aliada!

Esse fruto é muito indicado para a construção de músculos e ganho de peso, obviamente que consumido em porções superiores àqueles que desejam perder peso.

Fonte de energia pré-treino

Como é rica em hidratos de carbono simples e complexos como frutose e glicose, os quais são metabolizados vagarosamente pelo organismo, proporciona energia suficiente para a realização de atividades físicas.

Fortalece os ossos 

Por conter quantidades significativas de manganês, selênio, cobre e magnésio, promove uma melhoria na saúde dos ossos, fortalecendo-os.

Ajuda no controle da pressão arterial

Devido à presença de magnésio e potássio, a tâmara auxilia e melhora as funções cardiovasculares.


Sendo assim, ingeri-la ajuda a prevenir doenças obtidas através de descontrole de pressão arterial, como acidentes cardiovasculares.

Possui ação antioxidante e anti-inflamatória

As tâmaras podem prevenir resfriados, já que são ricas em vitaminas essenciais como o ácido ascórbico, intimamente ligado ao sistema imune por seu poder antioxidante.

Auxilia no combate à acne

Esta fruta contém altas doses de vitamina A, conhecida como retinol, um ótimo coadjuvante no combate à acne.

Como consumi-la?

A tâmara pode ser ingerida fresca, mas também pode ser utilizada na versão seca, como as ameixas e passas, por exemplo.

As tâmaras podem ser ingeridas uma vez ao dia, sem excesso, com uma porção de no máximo três unidades, devido ao alto teor de açúcar, e o excesso do nutriente não é indicado para quem quer perder peso.


Pode ser usada como substituto do açúcar em receitas, basta ferve-la por 3 minutos e depois bater com a água do fervimento no liquidificador, antes de agrega-la à receita. Dose a quantidade de água conforme necessário na receita.

Fontes: www.dicasdemulher.com.br, www.mundoboaforma.com.br.

2 comentários:

  1. Guilherme P. Gonçalves18 de dezembro de 2017 15:58

    Deliciosas estas frutinhas, parabéns pela reportagem, todos deveriam conhecer esta maravilha :)

    ResponderExcluir
  2. Adoro para fazer receitas

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.