Receita saudável de nutella caseira de castanha de caju e chocolate


A castanha de caju é uma das melhores oleaginosas que podemos inserir na nossa dieta, e fazer uma versão caseira da nutella com ela seria perfeito, não é mesmo?

Se liga então nessa receita maravilhosa e super saudável, que vai ser difícil não comer todinha de colher!

Ingredientes

2 xícaras de castanha de caju crua
¾ de xícara de leite de coco (180ml)
1 colher de sopa de cacau em pó
3 colheres de sopa de mel ou melado (De preferência, um que não tenha sabor muito intenso)
200g de chocolate de qualidade (Prefira acima de 50% de cacau, sabendo que, quanto maior a porcentagem de cacau, mais escuro e menos doce vai ficar o creme)
Pitada de sal


Modo de preparo

Primeiro, deixe as castanhas de molho por, no mínimo, 4 horas. Você pode escolher fazer o creme tanto com elas cruas, quanto depois de torrar, o que faz com que seu sabor fique mais intenso no resultado final.

Depois do molho, retire-as da água e leve-as imediatamente para o processador, batendo até que atinjam uma consistência de manteiga.

Se preferir torrar, retire as castanhas do molho, seque-as, e leve para tostar em uma frigideira em fogo baixo, por cerca de 10 minutos, mexendo sempre. Estarão prontas quanto ficarem com uma coloração dourada e alguns pontos escuros. Importante: nesse caso, processe as castanhas assim que tirar do fogo, ainda quentes, pois o calor ajudará a atingir a consistência desejada.


Em uma panela, misture o leite de coco, o cacau em pó e o mel e leve ao fogo, mexendo sempre, até que a mistura atinja a fervura. Reserve. Em seguida, leve o chocolate ao banho-maria, até que esteja completamente derretido. Reserve também.

Adicione o chocolate derretido à manteiga de castanhas que está no processador, batendo mais algumas vezes, até que ele esteja incorporado. Por fim, acrescente a mistura de leite de coco, cacau e mel, e processe novamente, até que o creme tenha atingido uma consistência uniforme.

Depois disso, basta esperar esfriar e guardar em um pote fechado, na geladeira.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.