9 Maneiras que beber uma xícara de chá por dia pode melhorar nossa saúde


Não importa qual é a estação, o chá é sempre uma uma bebida saborosa, pois pode ser servido gelado ou quente.

Mas seus benefícios vão muito além do refresco. Há muitas pesquisas que mostram que beber chá pode realmente melhorar sua saúde.

No mínimo, é uma maneira saborosa de ingerir líquido todos os dias. Além disso, estudos mostraram que os chás podem ajudar a proteger seus dentes e seu coração, bem como, possivelmente, até ajudar a evitar o câncer.

O tipo de chá que você bebe pode fazer a diferença. Todos os chás que não são de ervas são feitos a partir das folhas da planta Camellia sinensis. O tempo de processamento das folhas determina se você termina com um chá verde, preto ou oolong.


Os chás verdes são os menos processados e tendem a ter as maiores quantidades de polifenóis, e é o único tipo que contém catequinas, razão pela qual muitos estudos foram feitos utilizando apenas chás verdes. Certos chás de ervas são conhecidos por seus valores medicinais, incluindo o alívio do sistema digestivo.

Aqui estão os 9 principais benefícios do chá para a saúde:

1. O chá contém antioxidantes

Os antioxidantes trabalham para evitar os danos que os radicais livres causam no nosso corpo.

2. O chá tem menos cafeína do que o café

As misturas de ervas não têm cafeína, enquanto os chás tradicionais têm menos de 50% do que normalmente é encontrado no café. Isso significa que você pode consumi-lo sem efeitos agressivos em seu sistema nervoso.

3. O chá pode reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral

Há muita literatura lá fora sobre a saúde do chá e do coração. Este é um efeito de saúde para o qual há a evidência mais forte.

Um estudo publicado no início deste ano que combinou dados de uma série de relatórios anteriores descobriu uma redução de quase 20% no risco de ataque cardíaco e um risco reduzido de 35% de AVC entre aqueles que bebiam de uma a três xícaras de chá verde ao dia. Aqueles que beberam quatro ou mais xícaras de chá verde diariamente tiveram uma redução de 32 por cento no risco de ter um ataque cardíaco e níveis mais baixos de colesterol LDL.


4. O chá pode ajudar com a perda de peso

O chá verde é um potente emagrecedor pois é fonte de teína e catequinas, substâncias que aceleram o metabolismo e que, por esse motivo, fazem o corpo gastar mais energia, trazem regularidade ao processo de digestão, facilitam o funcionamento do intestino e combatem a retenção de líquidos no organismo.

5. O chá pode ajudar a proteger seus ossos

Os dados de estudos recentes em animais mostraram que o chá verde pode prevenir a perda óssea.

6. Ajuda a manter seu sorriso brilhante

Pesquisadores japoneses descobriram que o chá pode diminuir a perda dentária. Ingeri-lo muda o pH da boca quando você o bebe e isso pode ser o que impede as cáries. Além disso, o chá, ao contrário de muitas outras bebidas, não corrói o esmalte dos dentes.

7. O chá ajuda a fortalecer o sistema imunológico

O chá pode ajustar as células imunes para que elas atinjam seus alvos mais rapidamente.

8. O chá de ervas acalma o sistema digestivo


Os chás de ervas, em particular o de camomila, podem ser bons para pessoas com síndrome do intestino irritável porque é antiespasmódico. E os chás de gengibre podem acalmar náuseas.

9. Não possui calorias

O chá oferece tantas opções de sabor e muita versatilidade. Você pode toma-lo quente ou frio. E você não precisa colocar nada nele, embora você possa adicionar uma canela ou algum gengibre, se desejar.

Background image created by Freepik

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.