Os 6 melhores chás para acabar com a gordura abdominal


O chá é uma bebida muito apreciada ao redor do mundo.

Beber chá tem sido associado à vários benefícios para a saúde, incluindo a proteção das células contra danos e redução do risco de ataques cardíacos. (1, 2).

Alguns estudos descobriram que  o chá inclusive acelera a perda de peso e ajuda na eliminação de gordura abdominal, e certos tipos se mostraram mais eficazes do que outros.

Conheça agora os 6 melhores chás para acelerar a perda de peso e diminuir a gordura corporal.

Chá verde

O chá verde é um dos chás mais conhecidos do mundo, e está diretamente ligado à vários benefícios para a saúde.

Também é um dos chás mais efetivos para a perda de peso. Existe evidência substancial ligando o chá verde à uma diminuição no peso corporal e na porcentagem de gordura.

Em 2008, um estudo analisou 60 pessoas obesas, que seguiram uma dieta padrão por 12 semanas enquanto bebiam chá ou placebo.


Durante o estudo, aqueles que beberam chá verde perderam 3.3kg a mais do que o grupo placebo. (3).

Outro estudo descobriu que aqueles que consumiam o extrato de chá verde por 12 semanas obtiveram significante diminuição no peso corporal, gordura corporal e circunferência abdominal, quando comparado com o grupo placebo. (4).

Isso ocorre porque o chá verde é fonte significativa de catequinas, antioxidantes naturais que aceleram o metabolismo e aumentam a queima de gordura. (5).

Os mesmos efeitos se aplicam ao matcha, um tipo concentrado de chá verde que contém os mesmos benefícios.

Puerh

O chá puerh, também conhecido como pu'er ou pu-erh, é um tipo de chá preto chinês fermentado.

Frequentemente é ingerido após as refeições, e possui um aroma terroso que se aprimora enquanto é armazenado.

Alguns estudos com animais mostraram que o chá puerh diminui os níveis de açúcar no sangue e os triglicerídeos. E estudos com animais e humanos mostraram que o chá também ajuda com a perna de peso.(6, 7).

Em um estudo, 70 homens ingeriram uma cápsula de extra chá puerh ou um placebo. Depois de três meses, aqueles que estavam tomando a cápsula com chá puerh eliminaram aproximadamente 1kg a mais do que o grupo placebo. (8).

Outro estudo em ratos teve resultados similares, mostrando que o extrato de chá puerh possui efeito anti obesidade e suprime o ganho de peso. (9).

Chá Preto

O chá preto é o tipo de chá que sofreu mais oxidação do que os outros tipos, como o chá verde, branco ou oolong.

A oxidação é uma reação química que acontece quando as folhas de chá são expostas ao ar, resultando no escurecimento que causa a cor característica do chá preto. (10).

Há diversas variações e blends de chá preto disponíveis no mercado, incluindo as variações populares Earl Grey e English Breakfast.

Vários estudos já demonstraram que o chá preto é eficaz quando o assunto é perda de peso.


Um estudo com 111 pessoas descobriu que três xícaras de chá preto por dia durante 3 meses aumenta significativamente a perda de peso e reduz a circunferência abdominal, comparado com quem ingeriu o placebo. (11).

Uma teoria diz que os benefícios para a perda de peso do chá preto ocorrem devido à grande quantidade de flavonas, um tipo de pigmento vegetal com propriedades antioxidantes.

Um estudo analisou 4280 adultos durante 14 anos, e descobriu que aqueles que ingeriam mais flavonas de alimentos e bebidas como o chá preto tinham um índice de massa corporal (IMC) menor do que aqueles que ingeriam menos flavonas. (12).

Oolong

O chá oolong é um tradicional chá chinês que foi parcialmente oxidado, colocando-o em algum lugar entre o chá preto e o chá verde, em termos de oxidação e cor.

Ele é descrito como possuindo um sabor frutado, super aromático e com sabor único, que pode variar imensamente dependendo do nível de oxidação.

Vários estudos já mostraram que o chá oolong pode ajudar a acelerar a perda de peso ao promover a perda de gordura e acelerar o metabolismo.

Em um estudo, 102 pessoas obesas beberam chá oolong todos os dias durante 6 semanas, o que ajudou a reduzir o peso corporal e a gordura total. Os pesquisadores acreditam que o chá teve esse efeito por acelerar o metabolismo. (13).

Chá Branco

O chá branco se destaca dos demais pois é minimamente processado e colhido enquanto a planta ainda é jovem.

O chá branco possui um sabor distinto, bem diferente dos outros tipos de chá. Tem um sabor sutil e delicado, levemente adocicado.

Os benefícios do chá branco já foram bem estudados, e vão desde melhorar a saúde oral à eliminação de células cancerígenas em estudos em laboratório. (15, 16).

Estudos mostram que tanto o chá branco como o chá verde possuem quantidades similares de catequinas, que ajudam a acelerar a perda de peso. (5, 17).

Além disso, um teste em laboratório mostrou que o extrato de chá branco aumentou a quebra das células de gordura, enquanto previne a formação de células novas. (18).

Infusão de ervas

Estes chás são feitos com a infusão de ervas, pimentas e frutas na água fervente.

Eles se diferem dos chás tradicionais pois não possuem cafeína, e não são feitos das folhas da planta Camellia sinensis.


Alguns dos populares são rooibos, gengibre e hibisco.

Mesmo o conteúdo do chá variando de um para o outro, estudos mostram que chás de ervas ajuda reduzir o peso e a gordura corporal.

Rooibos é um tipo específico de chá de ervas que é ótimo para a queima de gordura. (20).

Adaptado de Healthline

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.