5 Funções importantes do sódio no organismo para praticantes de atividade física


As chances são de que você tenha sido avisado sobre o consumo excessivo de sal e outros alimentos fontes de sódio. Na verdade, pode ser que tenham te dito para eliminar o sódio da sua dieta o máximo que puder. Esta recomendação ocorre devido aos altos níveis de sódio que a maioria das pessoas consome todos os dias, principalmente no Brasil. 

De acordo com uma pesquisa publicada pela Harvard's School of Public Health, "os americanos consomem cerca de 3.300 mg de sódio por dia, dos quais 75 por cento provêm de alimentos processados, enquanto que consomem apenas cerca de 2.000 miligramas de potássio por dia". (01)

Embora os perigos associados ao excesso de sódio sejam reais - incluindo o aumento do risco de doenças cardiovasculares, retenção de água, câncer, osteoporose e mais, essas consequências potenciais não devem ser vistas como uma recomendação geral para evitar todo o sódio. De fato, uma meta-análise de sete estudos envolvendo um total de 6.250 indivíduos feito pelo American Journal of Hypertension não encontrou nenhuma evidência de que cortar a ingestão de sal reduz o risco de ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais ou morte em pessoas com pressão arterial normal ou alta." (02) A maior parte da ingestão do sódio acaba não vindo do sal, e há outros fatores que causam esse tipo de doença.

Isso não quer dizer que o sódio representa pouco risco. Outras pesquisas mostram que muitas pessoas consomem sódio em excesso, o que, por sua vez, aumenta o risco de doenças. No entanto, nossos corpos precisam de sódio para funcionar, e isso é especialmente verdadeiro para atletas, incluindo corredores. E neste extremo do problema, quando o consumo de sódio é extremamente baixo, há perigos, como a condição chamada hiponatremia.


A hiponatremia é um desequilíbrio eletrolítico que pode causar sintomas como: (03)
Problemas digestivos como náuseas, diarreia e vômitos
Dores de cabeça
Tonturas e instabilidade
Fraqueza muscular
Problema concentrado e confuso
Baixa energia, letargia e fadiga, mesmo que você tenha dormido o suficiente
Alterações de humor e irritabilidade aumentada
Dores musculares, espasmos ou cólicas
Nos idosos, lesões e distúrbios da marcha por instabilidade e fraqueza
Em casos graves, quando a condição não é tratada, inchaço cerebral, convulsões e até coma ou morte podem ocorrer

Essas condições são, naturalmente, particularmente perigosas para praticantes de atividade física. Você não pode dar o seu melhor quando está sofrendo de baixos níveis de energia, fraqueza muscular e problemas digestivos. Simplificando, sem o sódio, seu corpo não funciona corretamente, e há poucas coisas mais importantes para atletas e praticantes de atividade física em geral do que manter a condição física máxima. Aqui estão algumas das razões pelas quais precisamos de níveis adequados de sódio:

1. Balanço hídrico

O sódio é essencial para o balanço hídrico (níveis adequados de água no corpo) porque ajuda no processo de hidratação, aumentando a taxa de absorção de fluidos. Além disso, também ajuda os atletas a manter um maior volume sanguíneo, o que regula a temperatura corporal e a frequência cardíaca durante períodos prolongados de exercício, como correr. (04)

Além disso, uma pesquisa publicada no Journal of Athletic Training testou a reposição de sódio durante o exercício intenso e descobriu que "a ingestão de sódio durante o exercício prolongado no calor desempenha um papel significativo na prevenção de perdas de sódio que podem levar à hiponatremia quando a ingestão de líquidos coincide com perdas de suor". (05)

2. Contração muscular

Cãibras são uma questão importante para os atletas, e é comum que os corredores sofram com elas. Isso está diretamente relacionado ao sódio, pois ocorrem quando o corpo perde muito sódio durante o exercício. Ao manter os níveis de sódio, você combate as cãibras musculares e encoraja as contrações musculares adequadas que irão manter os níveis de energia por mais tempo. (06)


3. Transmissões nervosas

As fontes naturais e saudáveis de sódio, que são aquelas que ocorrem naturalmente em alimentos, bem como sal e sal rosa Himalaia, promovem o funcionamento adequado do cérebro, músculo e sistema nervoso. O Sódio é necessário para transmitir sinais elétricos no corpo, e tanto o excesso quanto a falta pode causar mau funcionamento celular. No entanto, quando o sistema de comunicação é alimentado adequadamente pelo sódio e envia os sinais elétricos apropriados para o cérebro, músculos e sistema nervoso, a transmissão nervosa é mantida em todo o corpo. (07)

4. Fonte natural de eletrólitos

O sódio é um eletrólito por si só, e o consumo de fontes saudáveis de sódio ajuda a fornecer ainda mais eletrólitos que são absolutamente essenciais para uma boa saúde. (08) O sódio trabalha lado a lado com potássio, cálcio e magnésio para manter os níveis de eletrólitos equilibrados, o que é vital para os praticantes de atividade física.

5. Melhor desempenho atlético

Devido a todos os fatores listados acima, particularmente em relação à hidratação, equilíbrio de eletrólitos e contração muscular apropriada, o sódio deve ser parte da dieta de qualquer atleta. (09) De acordo com pesquisas publicadas no International Journal of Sport Nutrition and Exerciser Metabolism, "a hiperidratação voluntária pode ser induzida pelo consumo agudo de sódio e tem um efeito favorável sobre o estado de hidratação e desempenho durante o exercício subsequente no calor". (10)

O sódio pode ter uma má reputação, mas a verdade é que ele é uma substância vital para o corpo. Sim, muito sódio traz sérios riscos, mas o baixo teor de sódio é tão perigoso quanto. Isto é especialmente verdadeiro para os corredores e outros atletas porque é crucial para a hidratação adequada, juntamente com o equilíbrio de fluidos e eletrólitos. Sem isso, ficaríamos fracos, desidratados e teríamos dificuldade em otimizar nosso desempenho.



Um comentário:

  1. Muito bom elucidar este aspecto benéfico do sódio no organismo, já que só se fala dos malefícios. Só que sódio é essencial sim para o bom funcionamento do corpo como um todo. Parabéns pela colocação.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.