5 Errinhos que você pode estar cometendo no seu café da manhã

De acordo com estudos, as pessoas que tem o hábito de comer café da manhã geralmente pesam menos - e aqueles que ignoram a primeira refeição do dia tendem a escolher alimentos com alto teor calórico no almoço e jantar.

No entanto, o café da manhã escolhido nem sempre é o ideal! Uma tigela de granola de chocolate, por exemplo, é repleta com açúcar e é tudo... menos saudável! No fim, tudo se resume a uma refeição equilibrada. Agora, é hora de verificar a realidade: você comete algum desses 5 erros no seu café da manhã?

Continua lendo, conheça cada um deles e saiba como corrigi-los facilmente!


Erro 1: você toma o café da manhã com muita pressa

Em vez de tomar o café da manhã, você adiou o despertador por mais 5 minutinhos. Então você pega algo rápido na padaria e come no carro ou no trem. E você pensa: "Qual é o problema nisso?" Afinal, nosso corpo não se importa se comemos em uma mesa, em movimento ou com pressa. 


Mas o que importa é o quanto nos concentramos em nossa refeição: as pessoas que se concentram em seu café da manhã tendem a comer com mais atenção. Caminhar distrai nosso cérebro e, portanto, consumimos mais calorias quando comemos em movimento. Além disso, não mastigar alimentos adequadamente porque estamos com pressa pode levar a problemas digestivos.

Dica: se você não tiver tempo pela manhã ou preferir dormir um pouco mais, prepare seu café da manhã saudável na noite anterior. 

Dica de café da manhã:

Erro 2: Você não está consumindo fibras

Se você consumir uma tonelada de açúcar no café da manhã, terá fome novamente em uma hora ou duas. Por quê? Seus níveis de açúcar no sangue aumentam depois de comer, mas depois caem novamente rapidamente. Além disso, uma refeição rica em carboidratos simples é fácil de digerir. O impulso de energia que ele dá ao seu corpo é de curta duração e logo você terá fome novamente. Por quê? Porque seu sistema digestivo não precisa trabalhar duro. Estes carboidratos são absorvidos diretamente de seus intestinos em sua corrente sanguínea na sua forma mais simples (monossacarídeos ou açúcares simples). 


Alimentos ricos em fibras (por exemplo, aveia, produtos integrais, vegetais, etc.) são exatamente o oposto: você se sente mais cheia porque a fibra incha o estômago e leva mais tempo para chegar ao intestino. A fibra mantém seus intestinos saudáveis, reduz seu risco de diabetes e pode até prevenir câncer de cólon. Você deve consumir em média 30 g de fibras fibras por dia.

Erro 3: Você não está comendo proteína suficiente

A fibra não é a única coisa que mantém você saciado, a proteína também desempenha um papel importante nisso. Uma ingestão adequada de proteínas pode ajudar a reduzir os desejos por alimentos gordurosos e açucarados. Portanto, certifique-se de ingerir uma boa quantidade deste macronutriente com o seu café da manhã. 

Dicas de café da manhã com proteína: Um omelete de vegetais com pão de grãos, aveia com iogurte (ou grego) com frutas ou torradas com grãos de manteiga, banana e chia. 

Você sabia que ...


1 à 1,7 g de proteína por kg de peso corporal durante todo o dia é tudo o que você precisa, dependendo do seu nível de atividade diária.

Erro 4: você está deixando a gordura de lado

Gordura faz você engordar? Não. Não é tão simples assim. Os tempos em que a ausência de gordura era sinônimo de uma dieta saudável se foram. Alimentos ricos em gordura devem, assim como carboidratos e proteínas, ser parte integrante da sua dieta. Você deve conscientemente incluir gordura saudável na refeição mais importante do dia. Manteigas de nozes, sementes, abacates ou iogurte simples são boas opções. Eles mantêm você cheio e são muito gostosas! 

Erro 5: Você não está comendo o suficiente

Um café da manhã saudável proporciona um bom começo para o dia. Se você escolher uma refeição equilibrada pela manhã, é provável que você coma de maneira mais saudável no resto do dia. Não tenha medo de comer um grande café da manhã: para acelerar o seu metabolismo já pela manhã, é uma boa ideia ingerir alimentos naturais (como os exemplos que mencionamos acima). 

Então você pode ver que não é por acaso que o café da manhã é conhecido como a refeição mais importante do dia! Certifique-se de manter uma dieta equilibrada, concentre-se ao comer e sinta-se livre para escolher alimentos naturais.

Food image created by Freepik

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.