11 Alimentos naturais que ajudam a acabar com o intestino preso


A constipação, ou intestino preso, é um problema comum na nossa sociedade, afetando em média 20% da população - principalmente as mulheres. (1).

Uma dieta pobre em fibras, pouco consumo de líquidos e falta de atividade física são os fatores que mais contribuem para o problema.

Soluções médicas para a constipação tipicamente incluem laxantes, mas incluir certos alimentos na dieta, diariamente, podem resolver o problema de maneira mais eficaz e definitiva.

Conheça agora 11 alimentos saudáveis que ajudam o intestino a funcionar corretamente.


1. Ameixa

As ameixas são popularmente utilizadas como um laxante natural - e por uma ótima razão! Não apenas elas contém 2g de fibras a cada 30g, mas também são fonte de sorbitol. (4).

O sorbitol é um tipo de açúcar do álcool que não é bem digerido pelo corpo. A substância ajuda a aliviar a constipação ao sugar água para o intestino, estimulando os movimentos intestinais. (5).

2. Maçã

Maçãs são uma excelente fonte de fibra. Com uma maçã pequena apenas (150g em média) ingerimos 4g de fibras. (2).

As fibras passam através do intestino sem ser digeridas, ajudando na formação das fezes e promovendo movimentações intestinais regulares. (3).

As maçãs também contém um tipo específico de fibra solúvel chamada pectina, que é conhecida pelos seus efeitos laxativos.

3. Kiwi

O kiwi é uma fruta especialmente rica em fibras, o que a torna excelente no auxílio à regularidade do funcionamento intestino.

1 kiwi médio (80g) contém 2,3g de fibras. (6).

4. Linhaça

Além de uma enorme variedade de benefícios para a saúde, o alto conteúdo de fibras da linhaça e sua habilidade de promover um funcionamento regular do intestino faz com que este alimento ganhe destaque. 


Cada colher de sopa (10g) de linhaça contém 3g de fibras, um mix de fibras solúveis e insolúveis. (7).

Não apenas a linhaça acelera o trânsito intestinal, mas também aumenta a frequência de idas ao banheiro e o peso das fezes, devido ao grande acúmulo de água que ela promove. (8).

5. Peras

As peras ajudam a aliviar a constipação de várias maneiras diferentes.

Primeiro, elas são fontes de fibras. Uma pera média (180g) contém 6g de fibras, ou seja, 24% das necessidades diárias deste nutrientes. (9).

As peras também são fonte de sorbitol, um açúcar do álcool que age levando a água ao intestino e estimulando o seu funcionamento. (10).

Além disso, a pera contém frutose, um tipo de açúcar que só pode ser absorvido em certas quantidades, devido à maneira que a frutose é absorvida pelo organismo. Não apenas ela é absorvida de maneira mais lenta, mas grande quantidade pode ser metabolizada pelo fígado. (17).  Como o sorbitol, a frutose que não é absorvida age como um laxante natural ao levar água para o intestino. (11).

6. Feijão

Os feijão são ricos em fibras e ajudam a manter a regularidade do intestino. Feijões preto contém 7,5g de fibras por meia xícara do alimento cozido (90g), enquanto uma xícara de feijões brancos cozidos contém 9,5g de fibras.  (12, 13).

Os feijões são fonte de fibras tanto solúveis quanto insolúveis, ambas ajudam a diminuir a constipação de maneiras diferentes.


As fibras solúveis absorvem água e formam um gel, amenizando a consistência das fezes, fazendo-as mais macias e fáceis de eliminar. (14).

Por outro lado, as fibras insolúveis passam através do trato digestivo intactas e fazem com que as fezes fiquem mais volumosas. (15).

7. Sementes de chia

30g de sementes de chia contém incríveis 11g de fibras. (22).

As sementes de chia são compostas 40% de fibras, fazendo delas um dos alimentos com maior densidade de fibras do mundo. (23).

Especificamente, o alimento é fonte de fibras solúveis, que absorvem a água e formam um gel, que melhora a consistência das fezes e facilita a sua passagem e eliminação. (24).

8. Kefir

O kefir é um alimento probiótico, uma forma de bactéria saudável que ajuda a aliviar a constipação, além de trazer vários benefícios para nosso organismo.

Os probióticos melhoram a frequência dos movimentos intestinais e melhoram a consistência das fezes. (16).

9. Figos

Os figos são alimentos excelentes para incluir mais fibras na dieta e melhorar o trânsito intestinal.

Os figos secos contém uma dose ainda mais alta de fibras do que o alimento in natura. Meia xícara de figo seco contém 7,5g de fibras, ou seja, 30% das necessidades diárias do nutriente. (17).

10. Batata doce

Além de possuir muitas vitaminas e minerais, a batata doce também contém grande quantidade de fibras, que ajudam a promover a regularidade intestinal.

Uma batata doce média (120g) contém 4g de fibras. (18).


A fibra encontrada na batata doce é majoritariamente insolúvel e inclui diversos tipos, como celulose, lignina e pectina. (19).

11. Lentilha

A lentilha é uma excelente fonte de fibras. Meia xícara (100g) de lentilhas cozidas contém impressionantes 8g do nutriente. (20).

Além das fibras, comer lentilhas aumenta a produção de ácido butírico, um tipo de ácido graxo encontrado no intestino, e que aumenta os movimentos do trato intestinal ao ingerido. (21).

Fique atento para a hidratação

Algo muito importante para o bom funcionamento do intestino é a hidratação. Tomar 2 litros de água por dia é essencial para que o intestino funcione corretamente, principalmente se você aumentar o seu consumo diário de fibras.


Adaptado de Authority Nutrition

2 comentários:

  1. HELENA DE VARGAS3 de julho de 2017 16:18

    TODOS ALIMENTOS MARAVILHOSOS. NÃO TENHO PROBLEMA COM INTESTINO PRESO E MINHA ALIMENTAÇÃO INCLUI VÁRIOS DOS ALIMENTOS DESSA LISTA.

    ResponderExcluir
  2. Muito melhor do que qualquer laxante é uma alimentação saudável :)

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.