Conheça a importância da Biotina para a saúde (Vitamina B7)


A Biotina é uma vitamina do complexo B, solúvel em água, que ajuda o nosso corpo a converter alimentos em energia. É especialmente importante durante a gravidez e a amamentação. Além disso, a Biotina é importante para a saúde do cabelo, pele e unhas.

Esse artigo vai explicar tudo que você precisa saber sobre a Biotina, e seus 6 maiores benefícios para a saúde:

O que é a Biotina?

Biotina é uma das vitaminas do complexo B, também conhecida como B7.

Uma vez já foi chamada de coenzima R e vitamina H. H para Haar e Haut, que são as palavras em alemão para cabelo e pele.

A Biotina é solúvel em água, o que quer dizer que o nosso corpo não a armazena, e ela possui muitas funções importantes no corpo.


A Biotina é necessária para o funcionamento de enzimas chamadas carboxilases. Essas enzimas contendo biotina participam de ações metabólicas importantes, como a quebra de glicose e ácidos graxos. (1).

A recomendação diária é de 5mcg (microgramas) por dia para crianças e 30mcg por dia para adultos. Esse valor aumenta para 35mcg diários para mulheres que amamentam.

Benefícios da Biotina

1. Tem papel chave no metabolismo de macronutrientes

A Biotina é importante para a produção de energia. Por exemplo, várias enzimas precisam dessa vitamina para funcionar adequadamente. (1).

Essas enzimas estão envolvidas no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Elas iniciam passos críticos nos processos metabólicos desses nutrientes.

A Biotina tem papel na:
Glicogênese: Esta via metabólica permite a produção de glicose a partir de fontes que não sejam carboidratos, como os aminoácidos. As enzimas contendo biotina ajudam a iniciar esse processo. (3).
Síntese de ácidos graxos: Biotina auxilia enzimas que ativam reações importantes para a produção de ácidos graxos. (4).
Quebra de aminoácidos: As enzimas contendo biotina estão envolvidas no metabolismo de vários aminoácidos importantes, incluindo leucina. (5).

2. Unhas mais fortes e mais bonitas

Unhas frágeis são muito sensíveis e rapidamente se estilhaçam, descamam ou quebram. Essa é uma condição comum, que afeta em média 20% da população mundial. (6).

A biotina ajuda a acabar com este problema. (7).


Em um estudo, 8 pessoas com unhas fracas ingeriram 2,5mg de biotina por dia por 15 meses. A grossura das unhas aumentou em 25% em todos os participantes, e a quebra foi reduzida. (8).

Outro estudo com 35 pessoas com unhas fracas descobriu que 2,5mg de biotina por dia por até 7 meses melhorou os sintomas em 67% dos participantes. (9).

3. Faz bem para o cabelo

A Biotina está associada com um maior crescimento capilar, sendo que ele se torna mais saudável e mais forte. A deficiência de Biotina pode levar à queda de cabelo. (2, 10).

4. Tem papel importante durante a gravidez e a amamentação

A Biotina é importante durante a gravidez e amamentação. Estes estágios da vida tem sido associados com um aumento no requerimento do corpo pela vitamina. (12, 13).

De fato, é estimado que 50% das mulheres grávidas desenvolvem uma leve deficiência em biotina. Isso quer dizer que o bem estar geral é afetado ligeiramente, mas não chega a causar sintomas visíveis. (14, 15, 16).

Deficiências durante a gravidez podem ocorrer devido à rápida quebra da Biotina pelo corpo durante a gravidez.

Além disso, uma das causas da preocupação com essa fase é que, em estudos com animais, deficiências severas de biotina causaram defeitos de nascença em alguns casos. (18, 19, 20).

Por isso é importante consultar um médico/nutricionista durante essa fase e fazer todo o acompanhamento médico, incluindo exames de sangue trimestrais, inclusive durante a amamentação.

5. Diminui os níveis de açúcar no sangue em diabéticos

A diabetes tipo 2 é uma doença metabólica. Ela é caracterizada pelos altos níveis de açúcar no sangue e funções da insulina prejudicadas.

Pesquisadores descobriram como a suplementação com biotina afeta os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.


Evidências mostram que as concentrações de biotina no sangue diminuem em pessoas com diabetes, quando comparado com indivíduos sem o problema. (21).

6. Benefícios para a pele

O papel da Biotina na pele não é totalmente entendido. Entretanto, é sabido que a deficiência em biotina pode causar problemas como vermelhidão e erupções cutâneas. (27, 28).

Estudos também sugerem que a deficiência em biotina pode causar uma desordem cutânea chamada dermatite seborreica. (29, 30).

O papel da Biotina na saúde da pele parece estar ligado ao seu efeito no metabolismo de gorduras, que é importante para a pele e pode ficar prejudicado quando o corpo está deficiente na vitamina. (27).

Alimentos fonte de Biotina

A Biotina é encontrada em uma grande variedade de alimentos. Aqueles que são particularmente boas fontes da vitamina são:

Fígado
Clara de ovo
Queijos
Feijões
Amendoim
Vegetais folhosos
Couve-flor
Cogumelos
Nozes

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.