5 Maneiras não convencionais de queimar calorias


Queimar mais calorias ajuda a eliminar peso, assim como a manter um peso saudável. Se exercitar e comer de maneira saudável são as duas maneiras mais eficazes de atingir esses objetivos.

Entretanto, há algumas coisas que fazemos no nosso dia a dia que aumentam o número de calorias queimadas, mesmo sem exercício.

Aqui estão cinco maneiras não convencionais de queimar calorias:

1. Exposição ao frio

Expor o corpo a temperaturas baixas ajuda a acelerar o metabolismo ao estimular a atividade da gordura marrom no corpo. (1).

Além de principalmente gordura branca, nossos estoques de gordura são feitos de pequenas quantidades de gordura marrom. Esses dois tipos de gordura possuem efeitos muito diferentes.

Enquanto a gordura branca promove a inflamação, resistência à insulina e acúmulo de gordura, a gordura marrom aumenta a queima calórica, ajuda na perda de peso e no controle da diabetes. (2, 3).

O efeito de queima calórica da gordura marrom se mostrou variável de indivíduo para indivíduo. Em geral, pessoas obesas parecem ter menos atividade da gordura marrom do que pessoas no peso ideal. (4).


Baseado em pesquisas recentes, acredita-se que exposição crônica ao frio leva ao "escurecimento" da gordura branca. Entretanto, isso ainda está sendo estudado, além de exposição crônicas ao frio não serem recomendadas para ninguém.(5).

A exposição ao frio, tal qual temos no inverno, aumenta significativamente a queima calórica, dependendo da quantidade de gordura marrom no corpo. (6, 7, 8, 9, 10, 11).

Não precisa passar muito frio para ter esses benefícios! Estudos comprovam que uma exposição à uma temperatura tão baixa quanto 19ºC por 2 horas aumenta significativamente a queima calórica, principalmente em mulheres. (10).

2. Beber água gelada

Água é a melhor escolha de bebida para matar a sede e manter uma boa hidratação. 

Beber água também acelera o metabolismo temporariamente, como comprovado em estudos em adultos e crianças com sobrepeso e dentro do peso ideal, e se a água for gelada, o metabolismo é acelerado ainda mais. (12, 13, 14, 15, 16).

Um grupo de pesquisadores detectou que 40% desse resultado ao ingerir água gelada é devido ao corpo precisar aquecer a água até a temperatura do corpo. (15).

Beber 500ml de água gelada aumenta o consumo calórico em repouso de 20 a 30% por 90 minutos.(15, 16). Entretanto, o número de pessoas nestes estudos foi baixa, e sugere-se que o gasto varia de pessoa para pessoa.

3. Mascar chiclete

Mascar chiclete se mostrou eficaz em promover uma sensação de saciedade e reduzir o consumo de calorias através de lanches calóricos. (18).

Há também evidência de que mascar chiclete ajuda a acelerar o metabolismo. (19, 20, 21, 22).


Em um estudo com um pequeno grupo de pessoas no peso ideal, pessoas consumiram refeições em ocasiões separadas. Elas queimaram significativamente mais calorias após a refeição se lhes foi dado um chiclete para mascar. (20).

Em outro estudo, quando 30 jovens mascaram chiclete por 20 minutos depois de cada refeição, suas taxas metabólicas estavam mais altas do que quando não mascavam chiclete. (21).

Certifique-se de escolher um chiclete sem açúcar.

4. Mantenha-se inquieto

Se exercitar ajuda a queimar calorias e manter o peso ideal. Entretanto, forma mais sutis de atividade física também pode acelerar o metabolismo. Esse conceito é conhecido como a termogênese sem atividade física, o que inclui a "inquietação".

Se manter inquieto envolve mover partes do corpo quando você estaria em repouso total. Exemplos incluem balançar as pernas enquanto está no computador, tamborilar os dedos em uma mesa, ou brincar com o seu anel.

Em um estudo, pessoas inquietas enquanto sentadas ou de pé queimaram de 5 a 6 vezes mais calorias, em média, do que aqueles que ficaram totalmente imóveis. (25).

Em alguns casos, isso pode gerar uma contribuição significativa no total de calorias diárias queimadas, dependendo do nível de atividade física da pessoa. (27).

5. Rir frequentemente

Dizem que rir é o melhor remédio.

Realmente, pesquisadores confirmaram que rir ajuda a melhorar muitos aspectos da saúde física e mental, incluindo memória, imunidade e função arterial. (30, 31, 32).


E ainda por cima, rir queima calorias.

Em um estudo, 45 casais assistiram filmes que eram de humor ou sérios. Quando eles riam durante o filme, suas taxas metabólicas aumentavam em 10 a 20%. (33).

Adaptado de Authority Nutrition

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.