Quanto de proteína pode ser considerado demais na dieta?


As pessoas costumam temer o que não conhecem, o que é totalmente natural, mas não podemos deixar o medo nos paralisar e nos impedir de alcançarmos os resultados almejados. A Ingestão Diária Recomendada (IDR) de Proteína, conforme a ANVISA, é de 75g. Mas não é razoável pensar que este valor serve para qualquer pessoa, independentemente de sexo, idade, peso e nível de atividade física. A grande maioria dos praticantes de musculação, e esportistas em geral, já sabem que necessitam ingerir uma quantidade de proteína superior à recomendada para a população em geral, mais sedentária.

Atualmente, sabemos que instituições como a American Dietetic Association e a American College of Sports Medicine reconhecem que as populações atléticas necessitam ingerir entre 1,2g a 1,7g de proteína por Kg peso corporal de forma a poderem maximizar a recuperação, reparação e aumento da massa muscular, bem como para promover o desempenho atlético ótimo (link para o artigo em inglês). Além disso, sabemos que a ingestão de proteína acima da IDR também ajuda a preservar maior quantidade de massa magra em dietas com restrição calórica, veja artigos aqui, aqui, e aqui.

É claro que a ingestão de proteína (ou qualquer outra coisa) em níveis extremos pode causar problemas, mas no caso da proteína, ela é temida pela crença de causar pedras nos rins, o que é um mito. Felizmente as pesquisas mais recentes demonstram o contrario. A maioria das pesquisas que demonstram que consumir quantidades de proteína acima da IDR podem causar problemas, utilizam como objeto de estudo pessoas ou animais com problemas renais já existentes. Por isso a única conclusão é que proteína em grande quantidade pode aumentar os problemas já existentes nos rins, e não causar problemas em pessoas saudáveis. Por isso, o melhor a fazer é usar o bom senso, beber muita água e não descuidar dos exames periódicos.

Referências
Macronutrient considerations for the sport of bodybuilding. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15107010
Increased protein intake reduces lean body mass loss during weight loss in athletes. 
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19927027
Macronutrient content of a hypoenergy diet affects nitrogen retention and muscle function in weight lifters. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3182156Position of the American Dietetic Association, Dietitians of Canada, and the American College of Sports Medicine: Nutrition and Athletic Performance. https://www.andeal.org/vault/2440/web/200903_NAP_JADA-PositionPaper.pdf

Fonte
Clube do Whey. Available on http://www.clubedowhey.com.br/receitas-proteicas-e-alimentacao-saudavel/. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.