Maca Peruana ajuda a emagrecer, melhora a imunidade e aumenta a libido - Conheça todos os benefícios


Proveniente do Peru, como o nome indica, a Maca Peruana é uma planta (tubérculo) semelhante ao rabanete, e a sua raiz é a principal fonte de nutrientes. 

Essa planta nasce espontaneamente há mais de 4 mil metros de altitude. A maca peruana é fonte de muitos nutrientes. Rica em proteínas, fibras, ferro, cálcio, ácidos graxos, ômega 3 e 9, carboidratos, magnésio, fósforo, vitaminas, zinco, entre outros. 

Os benefícios que o consumo da Maca Peruana trazem para nós são incríveis! Ela ajuda no emagrecimento, previne a diabetes, fortalece a saúde do coração, melhora a imunidade, é fonte de energia, melhora o humor, faz bem para os ossos, melhora a fertilidade, entre outras coisa.

Há muitas pesquisas feitas com a maca peruana, sendo que uma das mais conhecidas até hoje é a feita pelo médico espanhol Gustavo Gonzales Rengifo, que foi, inclusive, premiado pela FAO, em 2010, por seu trabalho de pesquisa sobre a maca. 

Em sua pesquisa, Gustavo demonstrou que os povos que consomem essa planta mantém uma saúde de alta qualidade até os 75 anos, o que equivaleria ao padrão de pessoas com 35 anos. São quarenta anos de ganho em qualidade de vida. Com certeza, não é algo a ser ignorado.

Maca Peruana na Ophicina de Saúde

• • •

Benefícios da Maca Peruana

Emagrecedor natural

A grande quantidade de fibras e carboidratos presentes nesta planta fazem dela um super aliada para quem quer emagrecer. 

Carboidratos são essenciais para o organismo produzir energia, e as fibras auxiliam na regulação intestinal e promovem saciedade. 

Além disso, tem muitos nutrientes e pouquíssimas calorias. Duas colheres (chá) da farinha da maca têm apenas 30 calorias.

Melhora a imunidade e a resistência muscular

A Maca é uma planta adaptógena, o que significa que ela melhora a saúde adrenal e ajuda o organismo a enfrentar situações adversas. Ela revitaliza, combate a fadiga, fortalece, dá energia e melhora a resistência muscular. Vale lembrar que o teor de proteína da maca é altíssimo, chega a 13% do seu peso, o que explica, em parte, esse efeito estimulante e redutor de cansaço.

Aumenta a libido e melhora a fertilidade

A Maca Peruana atua sobre o hipotálamo, que, entre outras inúmeras funções, atua regulando os níveis de estresse e do comportamento sexual, e as glândulas suprarrenais, que ajudam na regulação do metabolismo, promove esse aumento do desejo sexual. 

Um estudo publicado mostra que homens com idades entre 24 e 44 anos tiveram melhoras em índices de fertilidade depois de consumir a maca peruana. Essa pesquisa foi feita por um pesquisador da Universidad Peruana Cayetano Heredia, no Peru, e publicada no Asian Journal of Andrology. 

Esse é um dos benefícios da maca peruana conhecidos há mais tempo, pois seu uso é histórico para estimular o desejo sexual, comum entre as populações peruanas desde 2000 anos atrás. 


Estabiliza o humor

A Maca ajuda na melhora de alguns distúrbios de humor, aliviando quadros de ansiedade, estresse, depressão e alteração constante de humor.

Maca Peruana na Ophicina de Saúde


Faz bem para a pele

A Maca tem relação com a melhora de acne e manchas na pele, além de reduzir a sensibilidade e aumentar a tolerância a temperaturas muito baixas ou muito altas.

Prevenção da diabetes

As fibras presentes nesse alimento incrível ajudam a diminuir a velocidade de absorção de glicose pelo corpo, ajudando a evitar a liberação de uma grande quantidade de insulina por vez, hormônio que auxilia no metabolismo dos carboidratos.

Boa saúde do coração

O ômega 3 presente na Maca Peruana é o grande responsável por proteger o coração de doenças, como hipertensão arterial. Além disso, a planta ajuda no controle dos níveis de colesterol, diminuindo o colesterol ruim e aumentando o bom.

Combate e evita a anemia

Por ser rica em ferro, a Maca é excelente também no combate à anemia. A planta tem cerca de 166 mg de ferro a cada 100 g.

Maca Peruana na Ophicina de Saúde

Combate a osteoporose

A cada 100g, a Maca possui 150mg de cálcio, que é 50g a mais do que o leite em 100ml. Ela atua no fortalecimento ósseo, prevenindo doenças como a osteoporose.

Combate os sintomas da menopausa

A maca atua regularizando os níveis hormonais e auxilia no controle dos sintomas da menopausa, como as ondas de calor. Além disso, não possui nenhum dos efeitos colaterais tão característicos de outros produtos fabricados para esse fim.

Equilíbrio hormonal

O balanço hormonal deve ser extremamente controlado pelo organismo, pois os hormônios atuam em concentrações bastante pequenas e gerenciam inúmeras funções biológicas. Porém os mecanismos de controle hormonal do corpo podem, algumas vezes, falharem, levando a faltas ou excessos e muitas doenças.

A maca peruana atua no controle da estimulação da produção hormonal, através do hipotálamo e glândula pituitária, os centros do controle do sistema endócrino no ser humano. Eles controlam as outras glândulas por todo o corpo, melhorando assim a produção hormonal nas glândulas adrenal, tireoide, pâncreas, ovários e testículos.

Bem-estar

Ao melhorar a energia, o vigor e ajudar na estabilização do humor, a planta ajuda também a promover uma sensação de bem-estar. A maca também pode ajudar no combate à depressão, ansiedade e perda de memória.


• • •

Efeitos colaterais

A Maca Peruana é um alimento bem tolerado, e não foram descritos, até hoje, efeitos colaterais.

No entanto, algumas pessoas podem apresentar alergia à maca, sendo, por isso, importante experimentar uma pequena dose antes de iniciar o seu uso com a dose completa.

Por não existirem estudos com grávidas e lactentes que identifiquem possíveis consequências do uso da maca nessa fase, pessoas nessas condições devem evitar a planta.


• • •

Como tomar

A Maca Peruana pode ser utilizada na forma de pó, cápsulas ou na sua forma crua, misturada com saladas, por exemplo.

Dicas de consumo: 

Cápsulas: Ingerir 1 cápsula de 450 mg de maca peruana 3 vezes ao dia, de preferência 30 minutos antes das refeições.

Pó: adicionar 2 a 3 colheres (de chá) por dia, adicionadas a um copo de suco, chá, salada ou vitamina.

Importante! A maca peruana só deve ser utilizada sob orientação de um médico ou nutricionista, pois a dosagem pode mudar dependendo do seu peso e idade.

Comprar Maca Peruana em comprimidos


2 comentários:

  1. Tatiane Marafigo6 de junho de 2017 13:17

    A maca é ótima, comecei a tomar em comprimidos por indicação da minha nutri e minha energia foi lá em cima, começou até a ficar mais fácil acordar mais cedo para ir para a academia, mais disposição com tudo

    ResponderExcluir
  2. Minha libido foi nas alturas com a maca kkk ameiiiiiii

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.