5 Coisas para você se perguntar antes de iniciar uma atividade física


O plano de exercícios ideal para cada pessoa deveria incluir atividades nessas três categorias: exercício aeróbico, força e flexibilidade. 

Por exemplo, você pode combinar ciclismo (em aulas de RPM, spinning, ou na rua) com musculação e yoga, em horários e dias alternados. Também vale a combinação, no mesmo dia de, por exemplo, corrida na esteira, musculação e alongamento ao final do treino, para aqueles com menos tempo para dedicar aos exercícios.

Se você está entrando agora no mundo da atividade física, comece com uma atividade apenas, e inclua outras somente depois que se sentir confortável e preparado para isto. Lembre-se que fazer algo que te dá prazer, especialmente com a companhia de alguém que você goste, faz com que você mantenha essa atividade por muito mais tempo.

Aqui estão algumas questões que você pode se perguntar, para achar a atividade física que melhor se encaixa com sua personalidade:


O que você gosta de fazer?
Há muito mais chance de você se manter em uma atividade física se realmente gostar dela. Ama seus amigos? Os convide para uma caminhada ou corrida. Ama música e dança? Faça uma aula de zumba, ritmos, jump ou kangoo jumps. Gosta de esportes específicos? Experimente-os! Aulas de tênis e boxe, por exemplo, são uma opção longe de ser entediante.


Quais são as suas limitações?
Lembre-se que lesões são uma das grandes causas de desistência da atividade física. A musculação pode ser adaptada para praticamente todos os casos, mas deve-se ter uma atenção especial aos exercícios aeróbico. Se você tem problemas estruturais no ombro, considere atividades que forcem mais os membros inferiores, como corrida ou ciclismo. Se você possui problemas nos joelhos, natação pode ser uma boa opção.

Como a atividade física pode ser uma parte do seu dia a dia?
Você tem uma hora por dia para se dedicar à atividade física? Ou talvez quem sabe você possa ir de bicicleta para o trabalho, ir à pé para o almoço. Talvez deixar os filhos para alguma atividade e utilizar a academia ou o parque próximo ao local durante este tempo. Dá para ir caminhando ao mercado? Adapte-se!


Como posso começar?
Comece com expectativas racionais. Você se sentirá melhor se estabelecer que vai começar a caminhar 1 vez por semana, e realmente começar, do que ter objetivos irrealistas, não conseguir cumprir e largar tudo de mão. Lembre-se que fica mais fácil com o tempo.

Quais são os seus objetivos fitness?
Dependendo do seu objetivo, podem haver exercícios que são melhores para que você atinja-os. Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar a massa muscular, a musculação com certeza deve estar no seu roteiro de atividades físicas. Se você quer aumentar a flexibilidade, é interessante incluir pilates ou yoga nos treinos. 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.