Alimentos de origem vegetal fontes de ferro - 4 Dicas para uma melhor absorção pelo organismo


Para termos um corpo perfeito tanto no sentido da saúde quanto no sentido estético, precisamos estar em dia com todos os macro e micro nutrientes na nossa alimentação, e o ferro é um nutriente importantíssimo para muitas funções.

A deficiência de ferro no organismo pode causar diversos problemas, como:

- Anemia hipocrônica
- Diminuição de funções cognitivas e psicomotoras (principalmente em crianças)
- Cefaleia (dor de cabeça)
- Cansaço
- Diminuição da função leucocitária

O ferro presente em alimentos de origem animal é geralmente mais facilmente absorvido pelo corpo do que o ferro presente nas plantas.

Por essa razão, a recomendação de ingestão diária de ferro é cerca de 1,8 vezes maior para vegetarianos e veganos do que para quem não segue este tipo de alimentação. (1).

Essa quantidade é aproximadamente 14mg por dia para homens e mulheres pós menopausa, e 32g por dia para mulheres em idade menstrual, e 49mg diários para mulheres grávidas. (1).

Entretanto, há várias estratégias que podem ser aplicadas para melhorar a absorção do ferro de origem vegetal pelo corpo. Aqui estão os melhores métodos comprovados pela ciência:



Consumir alimentos ricos em Vitamina C junto com alimentos fonte de ferro melhoram a absorção de ferro em até 300%. (1).

Evite chá e café com as refeições: Beber café e chá com as refeições reduz a absorção de ferro em 50-90%. (2).

Hidratar, brotar e fermentar grãos e legumes pode ajudar a absorção de ferro ao diminuir a quantidade de fitatos naturalmente presentes nestes alimentos. (3).

Use uma panela de ferro fundido: Alimentos preparados em panelas de ferro tem três vezes mais ferro do que as preparadas em panelas de outros materiais. (4).

Consuma alimentos ricos em lisina: Consumir alimentos como legumes e quinoa, que são ricos no aminoácido lisina, junto com alimentos fontes de ferro, melhoram a absorção da substância. (5).

Conheça alguns alimentos vegetais que são fonte de ferro:

- Brócolis
- Grão de bico
- Farinha de soja
- Amêndoa
- Feijão
- Lentilha
- Aspargos
- Banana
- Cereja
- Frutas secas
- Amendoim
- Figo
- Farinha de aveia crua
- Avelã
- Espinafre
- Broto de Chuchu
- Beterraba
- Tofu


Um comentário:

  1. Nem só de carne é feito o ser humano. Esse site lembra muito dos vegetarianos, gosto muito do que vejo por aqui. Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.