Suplementar com multivitamínico diminui as chances de AVC


Um artigo publicado online em 31 de março de 2015 na revista Stroke American Heart Association revela uma redução no número de mortes de AVC entre os usuários mais velhos de suplementos vitamínicos.

O estudo incluiu 72.180 homens e mulheres entre as idades de 40 e 79 anos no momento da inscrição no Japan Collaborative Cohort, que foi projetado para avaliar o impacto de fatores de estilo de vida sobre a saúde. Questionários administrados no início do estudo recolheram informações sobre o uso de multivitamínicos e outros dados. 

Os participantes foram acompanhados por uma média de 19,1 anos, durante o qual houve 1.148 mortes por acidente vascular cerebral isquêmico, 877 mortes causadas por acidente vascular cerebral hemorrágico e 62 mortes por AVC não especificadas.


13% dos entrevistados reportaram o uso de multivitamínicos. O risco ajustado de mortalidade geral entre os usuários de multivitaminas foi de 13% menor do que os não usuários e o risco de morrer de AVC isquêmico foi 20% menor. 


Entre os 49,2% dos indivíduos que consumiam frutas e legumes menos de três vezes por dia, o uso regular de um multivitamínico foi associado com uma redução de 33% na mortalidade por AVC em comparação a um risco 14% menor experimentado por usuários casuais. 

Quando o risco de morte por acidente vascular cerebral isquêmico entre aqueles com baixa ingestão de frutas e hortaliças foi examinado, os usuários regulares de multivitamínicos tinham menos da metade do risco em comparação com os não usuários.

A partir desse estudo, foi descoberto que o uso de multivitamínicos diariamente está associado à redução do risco de mortalidade total e por acidente vascular cerebral isquêmico, mesmo entre as pessoas que consomem poucas frutas e legumes.


Um comentário:

  1. Mais um benefício incrível. Eu tomo há meses e minha disposição melhorou depois que comecei a tomar.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.