Exercícios físicos na gravidez - Conheça os 3 maiores perigos e evite-os


Se você está se exercitando por dois, fique longe destes erros nos exercícios físicos, que podem colocar você e seu bebê em perigo!

Se você está grávida e sua gestação não é de risco, certamente o seu médico já lhe recomendou exercícios físicos. O ideal é que eles sejam praticados de 3 a 5 vezes por semana, com duração de 30 a 45 minutos por sessão. Não exceda 60 minutos de exercícios em um único dia.

A chave aqui é ser consistente para conseguir os resultados benéficos para a saúde, sempre mantendo os exercícios em um ritmo leve e nunca atingindo o cansaço e à exaustão.

Agora não é o momento de se levar ao limite. Lembre-se que o descanso é um componente essencial para qualquer praticante de atividade física, e durante a gestação isto também se aplica.

A maioria das atividades físicas podem ser continuadas durante a gestação, principalmente se você já as praticava anteriormente, mas algumas devem ser evitadas.

Confira o que pode trazer perigo para você e seu bebê durante a gestação e cuide-se:


Impacto e contato

Uma queda, ser atingida por uma bola, ou por outro ser humano. Esportes como surfe, skate, ginástica olímpica, hipismo, boxe, futebol, muay thai, jiu jitsu e outros esportes de contato devem ser evitados. Neles há grande chance de quedas ou de batidas fortes. 

Considerando que o seu equilíbrio durante a gravidez não é o mesmo, as chances de machucar você e o bebê aumentam muito.


Elevação

Esportes que são praticados acima ou abaixo do nível do mar devem ser eliminados durante a gestação.

Mergulho, por exemplo, pode colocar o bebê em risco devido à mudanças na pressão atmosférica.

Esportes que ocorrem em altitudes, como escaladas, também não são uma boa ideia. A falta de oxigênio em locais muito altos pode causar problemas para o bebê. 

Se você já vive em montanhas e engravida, não há problema com a altitude, pois o seu corpo já está adaptado com a diferença de elevação. 

Mesmos escaladas pequenas não são recomendadas, pois quedas podem ocorrer.


Combustível e hidratação inadequados

Tenha certeza de estar adequadamente hidratada e alimentada antes de se exercitar - o que vai garantir bons níveis de açúcar no sangue. 

Níveis de açúcar no sangue podem cair rapidamente durante uma sessão de exercícios na gravidez, então, é essencial se alimentar antes de se exercitar, e é importante que esse lanche possua um carboidrato complexo e proteína.

Além disso, não esqueça de se hidratar - antes, durante e depois! Nunca se exercite quando está desidratada, mesmo que seja uma desidratação leve. A melhor maneira de identificar o nível de hidratação é pela cor da urina. Se ela parece uma limonada suave, está tudo ok! Se está amarela intensa, é melhor beber bastante água e se re-hidratar!

Exercícios físicos recomendados durante a gestação

- Caminhadas
- Pilates
- Yoga
- Hidroginástica
- Musculação (se você já praticava anteriormente)

Adaptado de Rodale Wellness

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.