4 Maneiras que o seu sono afeta o seus objetivos fitness

Se você está dormindo menos do que 8 horas por noite, e está em busca de mudanças físicas, é melhor repensar este hábito e dar um jeito hoje mesmo de conseguir algumas horinhas a mais de sono!

Dormir bem tem benefícios para o corpo e a mente, e afeta diretamente a sua rotina e bem estar. 

Conheça agora 4 maneiras que o seu sono pode impactar os seus treinos e sua alimentação e entenda porque, ao dormir bem, você só tem benefícios e vai atingir os seus objetivos fitness mais facilmente:


Performance

Um sono de qualidade tem papel importante na nossa performance durante a atividade física. A privação de sono pode diminuir a produção do glicogênio, que é utilizado pelo corpo durante o exercício físico. Ao se deparar com pouca quantidade da substância, que é uma fonte importante de energia, temos a sensação de fadiga, diminuição do foco e recuperação mais lenta após o término da atividade física.

Recuperação

O sono é o horário nobre para o corpo passar pela síntese proteica - uma hora em que o hormônio do crescimento atinge seu auge, e trabalha para estimular o crescimento e reparo muscular. Então, uma boa noite de sono é excelente para músculos mais fortes e mais resistência física.

Acaba com os desejos alimentares

Já notou que aquelas madrugadas acordadas até mais tarde quase sempre envolvem um doce ou um pacote de salgadinhos? Para começar, quanto mais tempo você fica acordado, mais tempo tem para comer, pois algumas horas a mais acordadas por dia fazem com que o corpo peça por mais alimento, e isto é totalmente normal.

Entretanto, escolher o Netflix ao invés do sono também coloca o nosso corpo em uma desvantagem química, aumentando o desejo por alimentos calóricos e gordurosos. Mas por que isto acontece? Durante o sono, o corpo equilibra os hormônios grelina (que estimula a fome) e leptina (que sinaliza ao cérebro que estamos satisfeitos), então, as consequências de muitas noites acordadas até tarde vai ser uma bagunça no seu apetite, e você vai acabar brigando continuamente contra a vontade de comer.



Previne lesões

Infelizmente, um dos maiores efeitos da falta de sono é o julgamento prejudicado e a redução dos reflexos, algo similar à embriaguez, mas em menor escala. Enquanto talvez não notemos isto em nossas atitudes, ou até inconscientemente negamos este fato, a extensão dessa redução de alerta e funcionalidade pode ser perigosa quando estamos nos exercitando com pesos. Além disso, períodos curtos de sono não dão ao corpo tempo suficiente para regenerar e reparar as células, fazendo com que seja mais difícil suportar o estresse do exercício.


Um comentário:

  1. informacoes muito boas
    por isso que sempreee priorizo o meu sono
    meu bem estar está diretamente ligado ao meu sono

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.