5 Sinais de que você está se tornando refém da sua dieta


Hoje em dia, existe uma preocupação cada vez maior por parte das pessoas em manter uma alimentação saudável e ter hábitos saudáveis, e isso é válido para homens e mulheres de qualquer idade. As idas às academias são frequentes, o consumo de certos alimentos são evitados e melhores escolhas são feitas diariamente. 

E isso é ótimo! Hoje temos uma maior conscientização dos benefícios de uma alimentação saudável e equilibrada, sabemos o quanto os alimentos servem para prevenir doenças e proporcionar saúde.

Mas tem um porém...

A partir do momento que a preocupação em emagrecer ou, simplesmente de manter o corpo em forma começa a atrapalhar a vida da pessoa – interferindo em suas relações sociais, por exemplo – a situação muda completamente. 


Algumas atitudes (como deixar de ir a eventos sociais para não comer nada diferente do que está estabelecido na dieta, pensar o tempo todo em medidas para perder peso, conversar somente sobre alimentação e atividades físicas, entre outras) demonstram que a pessoa está exagerando na dieta, e perdendo o equilíbrio.

Confira abaixo outras atitudes que podem estar mostrando isso.

Você está se afastando dos seus amigos

Você tem recusado convites para sair com seus amigos para não comer e nem beber nada diferente do que está estabelecido na sua dieta?! Evita ir a festas de aniversários para não cair em tentação e comer um pedaço de bolo? Tem dado preferência a conversar somente com seus colegas da academia ou com outras pessoas que também se preocupam com a alimentação?

Esses são alguns sinais importantes de que você está exagerando na preocupação com a dieta!

A busca excessiva por emagrecer, ou seguir uma dieta totalmente saudável, faz, muitas vezes, com que a pessoa se afaste do seu círculo de amizades e até de pessoas da sua família.

Você se tornou muito rígida com a escolha dos alimentos

Escolher uma alimentação saudável é importante, e é um hábito totalmente positivo. 

A questão começa a ser preocupante a partir do momento que só se come o que você considera um alimento correto. Os alimentos passam a ser escolhidos de forma rigorosa, por exemplo, tudo deve ser sem agrotóxicos, ela precisa saber sempre a procedência dos produtos, todos os rótulos são lidos de forma criteriosa etc.

Muitos desses comportamentos, claro, são importantes, porém, o diferencial é que essas pessoas não se permitem comer em um evento social e acabam se afastando até da família, pois não consomem nada que não esteja pré-programado e avaliado. Dessa forma, quando o comportamento passa a ser impeditivo e limitante é chamado de Ortorexia.

Sua felicidade está totalmente relacionada com o seu peso e da sua alimentação


Sentir-se feliz por ter perdido alguns quilinhos é bom demais. É consequência dos bons resultados conquistados, dos nossos esforços, e provavelmente, por meio de uma alimentação balanceada e da prática de atividades físicas! E isso é maravilhoso!

A questão passa a ser preocupante a partir do momento que a perda ou a manutenção do peso transforma-se no seu maior objetivo de vida, e qualquer “probleminha” com o andamento da sua dieta gera desanimo e sofrimento.

Quando estar magro se torna a única meta e alegria na vida de alguém, a situação é realmente preocupante e acaba trazendo uma série de problemas pela não aceitação corporal. Inclusive o relacionamento em casal é afetado



Você mantém segredo sobre a sua dieta

Você evita comentar com seus amigos e familiares que está seguindo determinada dieta, tomando algum suplemento ou até medicamento?! 

Esse é mais um sinal de que você pode estar exagerando na preocupação com a dieta! Quando omitimos alguma informação, é porque sabemos que estamos fazendo algo que possa nos prejudicar de certa forma e não queremos ser prejudicados. Se todas as sua ações são em benefícios da sua saúde e da sua boa forma e não vão te fazer mal algum, não deve haver problema nenhum em contá-la para as pessoas do seu convívio.

Você pensa praticamente o dia todo na dieta

Existem pessoas que passam praticamente o dia todo pensando em assuntos relacionados à sua alimentação e/ou à perda de peso.  Pessoas que acordam e vão dormir planejando o que vão comer na próxima refeição, que tipo de atividade física vão praticar para queimar as calorias ingeridas, quais medidas podem tomar para não “boicotar” a dieta etc.

Por isso, se você se identifica com esse tipo de atitude, reconheça que está exagerando na preocupação com a dieta!

Planejar a sua alimentação diariamente para não sair da dieta, se esforçar para praticar atividades físicas todos os dias, tentar seguir à risca tudo o que está no cardápio, entre outros pontos, são hábitos muito positivos, mas, como tudo nessa vida, devem ter um limite.

O seu bem estar físico e psicológico deve vir em primeiro lugar.

Adaptado de Dicas de Mulher

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.