11 Benefícios incríveis do levedo de cerveja, alimento excelente para praticantes de atividade física

Se você ainda não conhece o levedo (ou levedura) de cerveja e todos os seus benefícios, com certeza irá querer adiciona-lo na sua alimentação depois de conhecer tantos benefícios incríveis que este alimento possui!

O levedo da cerveja é um tipo de fungo (Saccharomyces cerevisiae) que cresce no lúpulo, planta trepadeira da família das canabidáceas, usado para fazer cerveja. É daí que vem o seu nome. 

O levedo de cerveja é um subproduto do processo de fermentação, com sabor ligeiramente amargo, cor amarela-acastanhada e odor característico. Ele contém uma variedade de nutrientes importantes e oferece uma enorme quantidade de benefícios à saúde.

O levedo de cerveja não tem nada a ver com a bebida clássica que quase sempre leva uma dose de álcool, mas sim, é muito saudável e é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e alguns supermercados. Não é caro, o sabor é suave e combina muito bem com diversos alimentos.

É encontrada na forma de cápsulas, líquido ou em pó, sendo essa última opção a mais recomendada. 


Benefícios do levedo de cerveja

Fonte de proteínas

O levedo de cerveja possui uma impressionante concentração de proteína de fácil digestão. 


Quase metade do seu peso é proteína pura: em 100 gramas de levedo estão contidas quase 50 gramas de proteína completa, com todos os aminoácidos essenciais, aqueles que o nosso corpo não fabrica e que precisam ser ingeridos na alimentação. 

Isto torna o levedo uma fonte proteica excelente para todos e especialmente para vegetarianos e veganos.

A proteína é importante para o organismo por inúmeros motivos, incluindo o crescimento e a reparação dos órgãos, músculos e células, proteção contra infecções, produção de enzimas e hormônios, e muitas outras funções. 

Para os praticantes de musculação, os benefícios da proteína vão além, ajudando na hipertrofia e na recuperação pós treino.

Fonte de muitos nutrientes

O levedo de cerveja é muito rico em vitaminas do grupo B, perfeitas para fortalecer cabelo e unhas.

Ajudar a sintetizar enzimas e hormônios que vão cuidar da sua saúde cardíaca, reforçando suas artérias e sua circulação sanguínea.

O levedo de cerveja é rica em aminoácidos, fibras e minerais, como o ferro, zinco, magnésio e cromo.

Previne a gastroenterite

O levedo de cerveja atua na inibição do Clostridium difficile, uma bactéria resistente a antibióticos e que causa diarreia. 

Ele também inibe bactérias alimentares como a Salmonella e Escherichia coli. O levedo impede a disseminação da Salmonella para o fígado e melhora a função hepática, permitindo uma remoção mais eficaz de bactérias da corrente sanguínea.



Ajuda nos sintomas da TPM

O alimento também é apontado como apoio contra os sintomas de TPM, reduzindo a possibilidade de ocorrência de inchaços, oscilações de humor e apetite, além de reduzir as cólicas.

Evita e combate a prisão de ventre

O levedo de cerveja é rico em fibras, perfeitas para regular o trato intestinal e evitar a prisão de ventre.

Além disso, também reforça a flora intestinal e evita os gases e o inchaço abdominal.

Reforço no sistema imunológico

A betaglucana é um composto natural derivado de paredes celulares de fungos e leveduras, e tem sido estudada desde a década de 40. 

A betaglucana presente no levedo de cerveja ativa macrófagos (um tipo de glóbulo branco) e eles são a linha inicial de defesa do nosso sistema imunológico contra infecções e crescimento de tumores.

Combate o cansaço e nos dá energia

O levedo de cerveja é muito adequado para as pessoas convalescentes, para crianças que têm algum déficit em vitaminas ou para nós mesmos quando, por exemplo, sofremos de anemia, de alguma outra deficiência nutricional e quando nos sentimos mais cansados do que o habitual devido ao estresse. 

A quantidade incrível de nutrientes presentes no levedo de cerveja dá ao corpo aquela dose de energia extra.

Ação pró-DNA

O levedo é uma boa fonte de nucleotídeos (ou ácidos nucleicos), que são os blocos que formam o DNA e o RNA. 

O DNA dá a característica genética de cada organismo vivo, e o RNA é o mensageiro que carrega as instruções do DNA às células do nosso corpo. 

O levedo ajuda a manter as células saudáveis, fornece mais energia, protege contra queda de cabelo, mantém a pele bonita, previne a degeneração macular senil, doença cardíaca e câncer, e melhora a função cerebral.

Saúde do coração

O colesterol também pode ser melhor controlado, se você incorporar o levedo de cerveja às suas refeições.

Se conciliado com uma rotina regular de exercícios físicos, os benefícios do levedo de cerveja podem ser otimizados, e, não só a redução do LDL pode ser notada, mas também o aumento do HDL, que é o colesterol bom. 

Ajuda a controlar os níveis de glicose e colesterol

O cromo, abundante no levedo de cerveja, ajuda a baixar os níveis de glicose e colesterol. Ele melhora a tolerância à glicose e reduz a resistência à insulina. O cromo é um mineral que auxilia na degradação de carboidratos e gorduras para a produção de energia. 


Auxilia na perda de peso

O levedo de cerveja contribui para a perda de peso, pois é rico em fibras e proteínas, nutrientes que proporcionam saciedade. Contudo, é preciso que venha acompanhado de uma alimentação saudável, ingestão reduzida de calorias e prática de exercícios.

Quantidade recomendada

Uma colher de café é uma boa medida para começar, aumentando a dose a cada dois ou três dias até atingir a dose máxima de uma a duas colheres de sopa por dia.

A melhor hora para consumir

Uma das melhores horas para consumir o levedo de cerveja é pela manhã. A razão para isso é que, assim, vai desfrutar do seu dia com mais energia. Seus efeitos são notados em poucas horas.


Levedo de cerveja engorda ou emagrece?

Por se tratar de um suplemento rico em nutrientes em com quantidade significativa de proteínas de alto valor biológico, o levedo de cerveja até pode causar a impressão de ser um alimento para quem quer engordar.

O fato é que, por ser rico em vários nutrientes, o levedo causa maior saciedade, não havendo a necessidade de exagerar na alimentação e evitando as “beliscadas” ao longo do dia, resultado assim no emagrecimento. Mais um motivo para consumi-lo de manhã!

Outro motivo pelo qual o levedo de cerveja é mal interpretado por muitas pessoas se deve ao fato de que a cerveja engorda. Porém, o levedo não tem nada a ver com essa parte. 

O que faz as pessoas ganharem uns quilinhos a mais é o álcool presente na cerveja, e não o levedo.

O levedo de cerveja durante estudos apresentou uma boa quantidade de cromo, que auxilia também na redução de gordura corporal. 

Como posso tomar levedo de cerveja?

Consumir o levedo em cápsulas certamente facilita o seu consumo, mas a melhor maneira é toma-la em pó. Dessa forma, o organismo assimila a substância e seus benefícios mais facilmente, dando mais ânimo e energia.  

Você pode mistura-lo ao iogurte, no omelete durante o cozimento, na massa da panqueca, na massa do bolo... ou seja, não há regras! Use conforme sua imaginação lhe permitir!

2 comentários:

Tecnologia do Blogger.