Subir na balança diariamente pode trazer mais benefícios do que você imagina


Todas as pessoas, em algum momento da vida, tentam eliminar alguns quilinhos. 

Além disso, a obesidade atingiu picos alarmantes em adultos ao redor do mundo inteiro, que estão ganhando cerca de 1kg por ano, em média. (2, 3).

Estudos recentes mostraram que subir na balança e conferir o peso diariamente é uma ferramenta poderosa tanto para perder quanto para manter o peso.

Entretanto, muitas pessoas acreditam que se pesar diariamente contribui para uma saúde mental ruim e desordens alimentares.

Então no que devemos acreditar? Este artigo fala sobre esse hábito e analisa os benefícios e malefícios de se pesar todos os dias.

Estudos comprovam: Verificar o seu peso todos os dias ajuda a emagrecer

O simples fato de verificar o peso recebeu muita atenção e gerou controvérsias por anos.



Algumas pessoas se desfizeram de suas balanças, alegando que é uma ferramenta negativa na perda de peso que resulta em baixa auto estima e desordens alimentares. (4, 5).

Entretanto, estudos recentes concordam que se pesar diariamente está associado com maior perda de peso e menor chance de engordar novamente depois de emagrecer. (6, 7, 8, 9).

Um estudo demonstrou que participantes que se pesaram diariamente por seis meses perderam 6kg a mais do que aqueles que se pesaram menos frequentemente. (10).

Além disso, aqueles que se pesaram diariamente acabaram desenvolvendo comportamentos mais favoráveis ao controle de peso, conseguiram se controlar melhor diante da comida e comiam compulsivamente com menor frequência. (10, 11).

Adotar hábitos e comportamentos saudáveis se mostrou especificamente importante durante o período em que se está emergindo da adolescência para a vida adulta. (12).

Em um estudo com participantes com idades entre 18 e 25 anos que se pesavam diariamente resultou em melhor perda de peso do que em aqueles que não se pesavam diariamente. (13).

Os pesquisadores concluíram que se pesar diariamente é valioso para quem está nesta idade. Gera um maior controle sobre o corpo, sobre o peso, sobre os alimentos ingeridos.

Se pesar diariamente ajuda com a motivação e melhora o auto controle

Estar consciente do seu peso é um fato chave para a perda de peso.

A consciência da variação de peso - quer dizer, saber se ele está subindo ou descendo na balança - é também importante.

De fato, se pesar seguidamente está ligado a um maior controle de peso, enquanto se pesar menos frequentemente está ligado ao ganho de peso.



Um estudo descobriu que participantes que se pesavam menos frequentemente aumentavam o consumo calórico diário sem perceber, e diminuíam as restrições quanto aos alimentos. (15).

Verificar o próprio peso promove a consciência da variação do peso e melhores comportamentos relacionados a isso. Genericamente, é por isso que resulta em perda de peso. (14).

Outro fato importante é que, ao se pesar e verificar que o peso está aumentando um pouco, há tempo o suficiente para não acabar engordando muito sem perceber, já que poucos kg - ou até menos que um kg engordado rapidamente - podem ser facilmente eliminados.

A maioria das pessoas é apta a manter um hábito de pesagem diária, a aceitabilidade e boa adaptação é geralmente muito alta. (16, 17, 18, 19, 20).

Essa é uma pequena adição na sua rotina que vai te ajudar muito a longo prazo.

Se pesar diariamente ajuda a manter longe o peso extra


Se pesar diariamente se mostrou uma ótima maneira de prevenir o ganho de peso a longo prazo (15, 21, 22, 23).

Um estudo investigou se o ato de se pesar constantemente conseguia prever alterações de peso em adultos no período de 2 anos. (24).

O estudo descobriu que havia uma ligação significativa entre a frequência das pesagens e a mudança no peso. Em indivíduos com peso normal, resultou em uma leve perda de peso, enquanto aqueles que se pesavam mensalmente ganharam 2kg em média, nestes 2 anos.

A maior diferença ocorreu em indivíduos que estavam acima do peso. Aqueles que passaram a se pesar diariamente perderam em média 4,4kg, enquanto aqueles se pesavam mensalmente ganharam 1kg, em média. (24).

Se pesar diariamente não é tão ruim quanto algumas pessoas pensam

Há pouco tempo atrás, se pesar frequentemente era alegado por muitos fazer mal para a saúde mental. Essa noção ainda existe atualmente, em algumas pessoas.

Pesquisas recentes mostram que o simples fato de se pesar diariamente não acarreta em efeitos negativos mentais, especialmente quando se quer emagrecer ou já se conquistou o peso ideal. (8, 12, 14, 26, 28, 29).



De fato, estudos indicam que se pesar diariamente aumenta a satisfação com o corpo, ao invés de diminuir.

Dito isso, há sim um pequeno grupo de pessoas que pode vir a desenvolver um imagem negativa do corpo, baixa auto estima e comportamentos indesejáveis em relação a alimentação, mas há muitos outros fatores envolvidos nessas pessoas do que o simples fato de se pesar diariamente. (30).

A melhor maneira de se pesar

A melhor hora de se pesar é logo após acordar, depois de ir ao banheiro e antes de comer ou beber qualquer coisa.

O nosso peso tende a flutuar menos pela manhã do que no resto do dia. Por exemplo, se você se pesar todos os dias as 14h, pode ter resultados muito diferentes de um dia para o outro.

Tente usar roupas similares todos os dias ao se pesar, ou se pese sem roupas.

Os fatores que podem alterar o nosso peso sem ser indicativo de gordura são:

- Quantidade de líquidos e alimentos ingeridos no dia
- Inchaço
- Quantidade de vezes que fomos ao banheiro
- Intestino preso
- Ciclo menstrual

É importante também medir o peso por um longo período de tempo antes de tirar conclusões sobre seu peso, assim você vai ficar ciente das flutuações normais do peso ao longo das semanas.

Uma balança simples vai fazer bem o serviço. Há também balanças com mais funcionalidades, que possuem a habilidade de medir o índice de massa corporal (IMC), porcentagem de gordura corporal e massa muscular.

Outra dica é baixar aplicativos para smartphones que ajudam no controle de peso, que te permitem colocar o peso diariamente e verificar a tendência da mudança do seu peso.

Precauções com a balança para quem está ganhando massa muscular 

O ato de se pesar é valioso, mas tem algumas limitações.

Se você está se exercitando e se alimentando para ganhar massa muscular, a balança não vai mostrar o seu progresso, vai mostrar apenas que o seu peso está aumentando.

Para essas pessoas, há outras maneiras de acompanhar o progresso, que podem ser usadas em conjunto com a balança. Aqui estão alguns exemplos:

- Medidas de circunferências
- Porcentagem de gordura corporal
- Tirar fotos suas regularmente e compare-as

Adaptado de Authority Nutrition

Um comentário:

  1. Concordo totalmente com este artigo. Eu me peso todos os dias e faz muito tempo que não engordo. Mesmo quando ganhei massa muscular mantive meu peso, pq perdi gordura.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.