Você sabia que seu intestino influencia muito a sua mente? - Dica da nutricionista Pati Sens


O intestino possui mais neurônios que a medula espinhal, cerca de 100 milhões, perdendo apenas para o cérebro. O intestino também produz o conhecido hormônio da “felicidade” a Serotonina. Mais precisamente 95% da produção.
Você já parou para pensar, porque algumas emoções provocam “friozinho no estômago” ou em situações de estresse, enjôo, vomito?
Existe uma incrível relação, chamada “Conexão Cérebro-Intestino”. Muitos estudos evidenciaram que quase totalidade de quem sofre de doenças crônicas envolvendo o cérebro, como por exemplo depressão, pânico, ansiedade, enxaqueca... sofrem também de problemas no sistema digestivo!
E você sabia que nosso intestino é um "mundo”, um "planeta para bactérias”?

Sim, somos como um planeta para elas. Nele vivem diversas colônias de bactérias, que diariamente estão em guerra pelo seu espaço. Quando alguma colônia cresce fora de controle, acaba extinguindo outra (disbiose).
As bactérias que vivem em nosso intestino também interferem no controle da mente, algumas bactérias funcionam como neurotransmissores, influenciando diretamente a atividade do seu cérebro!
Desta forma, para atingir a saúde é de extrema importância o controle da flora intestinal. 

E como fazemos isso?
O contato com a natureza é uma das formas mais importantes e simples para termos saúde. Crianças expostas à natureza, em contato com animais e bactérias são menos propensas a desenvolver problemas inflamatórios, pois adquirem imunidade. Micróbios do solo, tais como o “Mycobacterium vaccae”, possuem a capacidade de regular o sistema imunológico humano.
Então “mãos na terra”! Conecte com o seu mundo! Que tal plantar, cuidar, colher?
Os micróbios da terra, são “ velhos amigos”, aos quais os seres humanos sempre estiveram expostos ao longo da história da humanidade, mas dos quais se isolaram ao ir morar na limpeza. Evite o excesso de limpeza.
Evite também o uso exagerado e desnecessário de antibióticos, eles acabam com a infecção, mas acabam também o que temos de bom.

Outra forma de equilibrar o intestino, é a partir de tratamento nutricional, a fim de eliminar as “colônias malvadas” que lá habitam, e colonizar o “planeta intestino” com colônias de bactérias do bem!

Esse assunto é amplo, mas é bacana possamos entender um pouco sobre as incríveis complexas e simples formas de sermos mais saudáveis.

Este texto foi escrito pela nutricionista Patrícia Sens.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.