A lista de ingredientes de um produto diz mais do que você imagina sobre ele



Você tem o costume de ler o rótulo dos alimentos e prestar atenção nos ingredientes? Caso a resposta seja negativa, está na hora de começar a prestar mais atenção no conteúdo impresso nas embalagens, pela sua saúde e pela sua boa forma.

Pesquisas brasileiras estimam que mais de 50% dos consumidores consultam os rótulos dos alimentos ao comprar um produto alimentício. Só que isso não é tão positivo quanto parece, pois a mesma pesquisa indica que mais da metade dessas pessoas não compreende completamente o que está lendo.

Vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre o rótulo dos produtos agora, principalmente sobre a parte da lista de ingredientes. 



Leia com atenção a ordem dos ingredientes de um produto

A lista de ingredientes de um produto sempre aparece em ordem do maior para o menor em quantidade dentro do produto. 

Entenda: o primeiro ingrediente é o que está presente em maior quantidade enquanto o último, em menor quantidade. 

Um produto que contém açúcar como primeiro ingrediente da lista, como ocorre com alguns achocolatados em pó, mostra que o açúcar é a base do produto. Repense a compra desses produtos.

É importante saber que o açúcar pode aparecer como ingrediente em outros termos e formas, tais como:
Sacarose
Glicose
Açúcar invertido
Glucose de milho
Xarope de malte
Frutose
Néctares
Açúcar cristal
Açúcar de confeiteiro
Açúcar bruto
Caldo de cana
Dextrose
Maltose e xarope de milho
Maltodextrina

Quando você for comprar um pão, macarrão ou biscoito integral, sempre leia a lista de ingredientes para ver se as farinhas integrais são as primeiras da lista. Caso contrário, melhor escolher outra opção.

Sempre fique atento também também para a presença de aditivos alimentares como aromatizantes, corantes, conservantes e estabilizantes. Normalmente, se há um nome de produto químico que você desconhece nos ingredientes, faz parte desse tipo de ingrediente.

Sempre procure comprar alimentos com o menor número possível de ingredientes.



Fonte: MINHA VIDA. 4 Dicas nos rótulos dos alimentos para ajudar a emagrecer. Disponível em http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/29456-4-dicas-nos-rotulos-dos-alimentos-para-ajudar-a-emagrecer. Visto em 09 fev 2017.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.