10 Dicas de ouro para acabar com aquele desejo incontrolável por doces


Uma fatia de torta cheia de merengue no seu aniversário, uns brigadeiros de sobremesa no dia de semana, um pote de sorvete em uma noite solitária... Doces são um dos prazeres da vida, e devem sim ser saboreados e aproveitados.

O problema, para muitas pessoas, é que o açúcar se tornou uma tentação diária, diante da qual nos sentimos sem poder nenhum para resistir. Ao invés de ocasionalmente atacar um doce em ocasiões especiais, muitos de nós são praticamente dependentes de açúcar, precisando de uma dose diária para satisfazer a vontade.


Quem passa por isso sabe como esse "vício" é poderoso e age contra sua dieta e sua saúde.

Mas não importa o quão você está ligado ao açúcar, há sempre esperança! Quebrar o vício te leva à uma maior liberdade na sua alimentação, e por assim dizer, na sua vida toda. Nesse momento, é você que manda, e não o desejo incontrolável.

Confira essas dicas que vão ajudar você a largar o desejo por doces com leves mudanças no seu dia a dia, de maneira fácil e indolor!

Leia também

1. Coma um café da manhã com muita proteína

Pesquisas mostram que ingerir proteína pela manhã faz com que seja um pouco mais difícil que os desejos por doces ataquem mais tarde.

Proteínas magras produzem menos grelina (hormônio que estimula a fome) e mais hormônio que avisa o seu corpo que você já está satisfeito. 

Não consegue comer nada muito cedo pela manhã? Não tem problema! Adie o seu desjejum para as 9 ou 10 horas da manhã, e sempre com proteína.

2. Nunca fique com fome

Pular refeições é uma maneira garantida de ter desejos por doces. O ato de pular refeições diminui os níveis de açúcar no sangue e faz com que você coma mais no resto do dia inconscientemente, para repor as calorias perdidas naquela refeição.

Mantenha as coisas sob controle, fazendo 5 ou 6 pequenas refeições por dia - três refeições e dois ou três lanches nutritivos com alimentos integrais, proteínas, bastante frutas e verduras.


3. Esqueça os alimentos que possuem açúcar escondido na sua composição

O açúcar se esconde em alimentos que nunca imaginaríamos coloca-lo, e deveríamos evitar sempre que possível este tipo de alimentos.

Alguns deles são: ketchup, algumas bolachas salgadas, molhos prontos para saladas e para massas.

O problema com este tipo de açúcar não é apenas que ele é colocado em excesso, é que o açúcar aguça o apetite, te faz comer mais do que deveria, e te dá desejo por doces mais tarde.

Leia também


4. Durma bem

Uma das atitudes importantes para acabar com o desejo por doces é equilibrar o hormônio grelina (que aumenta o apetite) e leptina (que dá saciedade), junto com a insulina. Faça estes hormônios trabalharem em harmonia e você terá menos desejos por doces - e menos acúmulo de gordura. 

Se você ter menos que o mínimo recomendado de sono por noite (7 a 9 horas) você pode estar desregulando estes hormônios. 

Leia também

5. Mexa-se

Se você está com um desejo forte por doces, fazer alguma atividade física pode ajudar a acabar com essa vontade.

Quanto maior for o tempo que você passa sentado, maior é o seu apetite - mesmo se o seu corpo não precisa das calorias. 

Exercícios moderados também ajudam a manter as células musculares sensíveis à insulina. 

Treinamento com pesos ajuda a construir massa muscular, que ajuda a queimar glicose. Qualquer atividade física vai fazer bem para a sua mente e seu corpo.


6. Elimine aquilo que está te incomodando

A ligação entre o conforto emocional e doces é primordial - e persistente.

Foi recompensado com doces quando estava crescente? Talvez você ainda sinta o desejo por uma sobremesa quando aquele trabalho bem feito deu certo.

Talvez você também mantenha os hábitos da sua adolescência de se encher de doces para se sentir melhor.

O primeiro passo para quebrar essa conexão emocional entre emoções e comida é se tornar consciente do sentimento que te leva a desejar doces. Não após o ato já feito - mas no exato momento que você quer ir até o armário pegar aquela barra de chocolates. Pense: Por que vou comer isso? Estou com fome? Isso vai me fazer bem? Pense.

7. Talvez você precise suplementar com cálcio ou vitamina D

Converse com seu médico sobre tomar suplemento de cálcio ou vitamina D.

Estudos sugerem que multivitamínicos que contém vitamina D e cálcio diminuem potencialmente o desejo por doces e ajudam na perda de peso.


8. Acabe com a tentação com uma foto

Quem mantém um diário de alimentação perde mais peso do que aqueles que não mantém. Mas isso não tem que se manter restrito apenas à escrita, você também pode tirar foto de todos os alimentos que você ingere! 

O fato de tirar fotos - e ve-las depois - aumenta a consciência daquilo que estamos ingerindo, dando sempre uma pausa no momento da foto para você reconsiderar a opção e podendo fazer você escolher opções mais saudáveis tanto em curto quanto longo prazo.

9. Relaxe com uma xícara de chá e um livro

Todos nós sabemos que o estresse causa desejo por açúcar. E não há nada novo em te sugerir tempo para você mesmo para combater este estresse, e pasme: ler pode te deixar 68% mais relaxado, foi o que disse uma pesquisa da England's University of Sussex.

Outros estudos sugerem um relaxamento de 61% ao ouvir música e 54% ao tomar chá. São todas ótimas maneiras de se divertir e relaxar.

Ache um lugar calmo, faça um chá relaxante e vá ler um livro!


10. Mantenha-se hidratado

A desidratação, mesmo que leve, pode fazer com que o seu desejo por doces aumente drasticamente - além de ter um papel importante no seu humor e estar ligado com fadiga, ansiedade e falta de concentração.

Adaptado de: Goldstein, Debra. 15 Painless Ways to Crush Sugar Cravings. Rodale Wellness. Available on http://www.rodalewellness.com/health/crush-sugar-cravings/slide/15. Viewed on feb 6th 2017.

Um comentário:

  1. Muito boas as dicas. Estou eliminando aos poucos o açúcar da minha vida e muitas dessas dicas já estão na lista minha diária

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.