Alimentos que não trazem saciedade e te dão ainda mais fome


Sabe quando você faz uma refeição, ou um lanche e, mesmo depois de comer, não se sente saciado? 

Você fica com fome novamente em questão de minutos, em no máximo uma hora! 

Saiba que ao escolher os alimentos certos na sua refeição, você evita que isto acontece, e mantém a sua saciedade por mais tempo. 

Confira os alimentos que te dão fome rapidamente:

Salgadinhos, bolachas recheadas, chocolate ao leite/branco

Esses alimentos normalmente contém elevados níveis de sódio e gordura, ultrapassando muito o recomendável em uma refeição apenas. Isso os faz com que sejam aliados no aumento da sua pressão arterial e na obesidade.

Esses alimentos também possuem um elevado valor glicêmico, e ativam os centros de recompensa do nosso cérebro. Essa sensação de bem estar e prazer temporário leva o nosso corpo a pedir mais por esse tipo de alimento.


Álcool

Exagerar nas bebidas alcoólicas interfere negativamente na alimentação, levando a escolhas de alimentos gordurosos e calóricos. O corpo acumula 900 calorias a mais do que o normal em períodos que você bebe, graças às escolhas alimentares geradas pela bebida e à falta de disposição para realizar atividades físicas, também associada ao álcool.

O álcool também causa desidratação, sobrecarrega órgãos (rins, fígado e cérebro), afeta a força e o equilíbrio e ainda faz com que a reserva de glicogênio hepático, matéria prima da formação dos músculos, seja comprometida, levando a uma diminuição do rendimento.


Leia também

Alimentos feitos com farinha refinada (pães, massas,...)

Os alimentos feitos com farinha refinada possuem alto valor glicêmico, e são digeridos mais facilmente e convertidos em açúcar pelo corpo, fazendo com que o corpo libere mais insulina rapidamente.

O índice glicêmico é o que mede o tempo que o carboidrato de um alimento demora para ser absorvido pelo intestino. Quanto mais rápida essa absorção, maior a capacidade desse alimento de gerar picos de insulina no organismo.

Quando existe uma sobrecarga de glicose, as células se tornam resistentes aos sinais de insulina para recuperar a glicose do sangue. Isso força o corpo a armazenar esse excesso de glicose como gordura, aumentando o peso e aumentando também o apetite.


Enlatados, alimentos congelados, carnes processadas

Elimine da dieta os alimentos que contém glutamato monossódico. Essa substância é usada na indústria como um potencializados de sabor, e normalmente enlatados, congelados e carnes processadas contém a substância.

Esse ingrediente não traz saciedade e ainda aumenta a pressão arterial, por conter grandes quantidades de sódio, e pode piorar as disfunções de aprendizado, além de favorecer o Mal de Alzheimer e o Parkinson.

Além disso, o glutamato monossódico pode gerar dependência, já que tem similaridade com neurotransmissores.

Leia também

Adaptado de Minha Vida

2 comentários:

  1. Muito boas essas dicas, realmente fico com fome mto rapido dps de comer uma massa, por exemplo. Tem coisa na lista q nem faz parte da minha dieta, como bolachinha recheada, sorte a minha

    ResponderExcluir
  2. Todos substituíveis mesmo

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.