Melancia ajuda no emagrecimento e acaba com o inchaço - Conheça 9 benefícios incríveis dessa fruta


A melancia é uma fruta muito saborosa, doce e refrescante, perfeita para o verão. A fruta pode ser consumida em fatias ou em pedaços, na forma de sucos ou em saladas de frutas.

Essa fruta é uma excelente fonte de muitos minerais e traz inúmeros benefícios para a saúde.



E não é só a sua polpa que é comestível. Há locais que fazem uso da casca e das sementes de melancia. Com a casca, podem ser feitas conservas. Já as sementes, são assadas e consumidas pelos povos do Oriente Médio. Os indianos também usam a semente da melancia na alimentação, preparando uma farinha a partir dela.

O mito que a melancia é indigesta

Não existem alimentos que são indigestos para todas as pessoas, já que cada indivíduo é mais sensível a algum ingrediente ou a outro. 

Só que a melancia ganhou uma fama injusta de ser indigesta!

A impressão de que a fruta causa má digestão vem dos movimentos intestinais que ela causa em função de suas fibras insolúveis - que são mais intensos em algumas pessoas. Mas na verdade, a melancia é de fácil digestão, já que é composta basicamente de água.

Propriedades da melancia

A melancia é um alimento pouco calórico: 100g da fruta possui apenas 30 calorias provenientes principalmente de açúcares, e as quantidades de proteínas e gorduras são inexpressivas.

Mesmo com poucas calorias, o fruto é muito nutritivo. Ela é uma ótima fonte de vitamina C e apresenta grandes quantidades de carotenoides (como o licopeno e o betacaroteno), vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, ácido pantotênico, vitamina B6, biotina, ácido fólico, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, cobre e do aminoácido citrulina.

Na melancia também encontramos o fito nutriente cucurbitacina E. Já suas sementes contêm quantidades significativas de lipídeos.

Benefícios da melancia

A melancia ajuda no controle de peso

A melancia é muito associada a dietas de controle de peso. Ela não engorda, pelo contrário, seu consumo ajuda a emagrecer. Uma fatia grande de melancia tem apenas 80 calorias e é muito útil no controle de peso.



Se você está tentando controlar seu peso, a melancia é perfeita porque uma porção de 100 g tem muita água e ajuda a reduzir a retenção e inchaço, com apenas 80 calorias, nenhuma gordura, e é rica em sabor e nutrientes importantes.

2 xícaras de melancia possuem 25% das necessidades diárias de vitamina A e 30% das necessidades diária de vitamina C.

A melancia também contém vitamina B6 (6%), potássio (8%), fósforo (4%) e magnésio (8%).

O melhor? Não possui nenhuma contraindicação.

Excelente Fonte de Licopeno

O Licopeno é um carotenoide e é um poderoso antioxidante que ajuda no combate ao câncer. Ele inibe o crescimento de células cancerosas perigosas no corpo.

O licopeno mostrou-se ser eficaz em conter os câncer de cólon, mama, próstata e de pulmão. Eles ajudam na manutenção adequada da força, fluidez e espessura na membrana celular, e por sua vez combatem qualquer doença prejudicial de entrar no corpo.

O Departamento de Agricultura norte-americano divulgou um estudo que indicava que o consumo regular de melancia é benéfico para homens e mulheres e previne a disfunção erétil, a hipertensão, melhora a sensibilidade à insulina e a degeneração macular. Isso porque a fruta é rica em licopeno.

Vida Sexual

A presença do licopeno faz da melancia um alimento aliado para melhorar a vida sexual, contornando a disfunção erétil.

Além disso, assim como os aspargos fazem o espermatozoide adquirir um cheiro forte e ficar com o gosto amargo, a melancia age justamente de maneira oposta. Ela colabora para tornar os fluidos do corpo mais adocicados e perfumados. Essa lista inclui a saliva, o sêmen e a secreção vaginal. E o efeito pode ser notado algumas horas após a ingestão da melancia.

Acaba com a retenção e o inchaço

A Melancia é uma excelente fonte de água, ajudando na hidratação do corpo. Um corpo bem hidratado é a melhor receita para acabar com o inchaço e a retenção.

É também rica em sais de hidratação, eletrólitos, como sódio, magnésio e potássio, que mantém o nível correto da água no organismo.


Previne Problemas Renais

Por ser fonte de potássio, a melancia ajuda a desintoxicar o corpo e colabora com o bom funcionamento dos rins. Ele libera ácido úrico e reduz a formação de cálculos renais no rim, tornando-o eficiente. Além disso, o alto teor de água na melancia também ajuda o bom funcionamento do órgão.

Controla  a pressão arterial

A melancia é fonte de magnésio e potássio, que são benéficos na redução da pressão sanguínea do corpo. A formação de placas nas artérias é impedida e os carotenoides ajudam na prevenção do endurecimento das paredes das artérias.



Beneficia a saúde cardiovascular

A melancia não contém gordura e é uma boa fonte de Vitamina C, beta-caroteno e licopeno. Todos estes compostos ajudam na prevenção de problemas cardíacos, além de ajudar a diminuir o colesterol ruim (LDL) e impedir a acumulação de colesterol nos vasos sanguíneos.

Benefícios na gravidez

A gravidez por si só aumenta as exigências nutricionais no corpo de uma mulher, e ingerir alimentos ricos em nutrientes não só ajuda a atender às necessidades de um bebê que cresce rapidamente, mas também para manter a mãe saudável durante a gravidez e depois.

É também o momento ideal para se reeducar e estabelecer padrões de uma dieta mais saudável.

A melancia é uma excelente fonte de vitamina C, o que ajuda na manutenção do tecido conjuntivo normal, e promove a cicatrização de feridas e ajuda a função do corpo do sistema imunitário.

A vitamina C também auxilia na utilização de ferro pelo corpo.

É sabido que durante a gravidez o corpo da mulher exige mais ferro do que o habitual para produzir todo o sangue necessário para fornecer nutrição para a placenta.

Adicionando um alimento rico em nutrientes como a melancia, não só ajudará a fornecer nutrientes essenciais para você e seu bebê por nascer, mas também ajudará a matar o desejo por algo doce, refrescante e gratificante.
Traz benefícios para a pele

A melancia protege contra os radicais livres, protegendo a pele dos raios solares nocivos de dentro para fora do corpo. A presença de vitamina C e antioxidantes ajudam na prevenção do envelhecimento.


Fonte
http://www.saudedica.com.br/os-11-beneficios-da-melancia-para-saude/
https://saude.terra.com.br/nutricao/conheca-os-beneficios-da-melancia-para-a-vida-sexual,75583f04c2f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html
http://www.mundoboaforma.com.br/9-beneficios-da-melancia-para-que-serve-e-propriedades/
http://www.melancia.com.br
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/18542-beneficios-da-melancia-fruta-previne-o-envelhecimento-e-ajuda-na-hidratacao

5 comentários:

  1. Vou começar a dar mais valor para a melancia, muitos benefícios ótimos

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente amo melancia, e essa época do ano é farta! 3 por 10 reais na minha cidade hahaha como muitooooo

    ResponderExcluir
  3. Amoooo nessa época do ano o preço é ótimo no RS. hahaha.

    ResponderExcluir
  4. Amoooo nessa época do ano o preço é ótimo no RS. hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, já encontrei 2 por R$ 10 este ano kkk
      Melhor fruta!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.