5 Situações em que o gengibre pode ser prejudicial para a saúde


O gengibre é uma raiz com sabor forte e picante, que é frequentemente procurado nas feiras e supermercados pelos seus muitos efeitos benéficos à saúde. Na medicina ayurvédica, ele é indicado para diminuir náuseas e enjoos. 

Muitos estudos foram feitos para comprovar seus benefícios e mostrar todas as suas ações em nosso organismo.

Mas há algumas situações que o gengibre não deve ser usado, ou deve ser usado com cautela. Conheça os efeitos que podem ser prejudiciais:


Pode ser prejudicial para pessoas com hipertensão.

Por contribuir pela queda da pressão arterial pode potencializar o efeito hipotensor de medicamentos utilizados para o controle da hipertensão arterial, o que pode ser um risco para pessoas com pressão alta e que tomam medicamento para controle da mesma. Pessoas cardíacas também devem evitar consumo exagerado de gengibre, pelos riscos de queda da pressão arterial.

Pode ser prejudicial quem tem hemorroidas

O consumo seguro do gengibre é de no máximo 2 gramas por dia, se na forma em pó (o que equivale à uma colher de chá e até 1 lasca fina de 1 cm de espessura na forma in natura). Embora na cultura popular se preconize o uso do gengibre para curar hemorroidas, isto não é recomendado pela medicina, pois há o risco de irritação local da região onde é aplicado gerando possível piora da inflamação do processo hemorroidário.

Pode causar desconforto estomacal

O gengibre pode causar desconforto estomacal e diarréia se ingerido em excesso, inclusive desencadear gastrite


Pode aumentar o fluxo sanguíneo na menstruação

Embora em doses pequenas o gengibre contribui para a diminuição do fluxo de sangue na menstruação, em excesso pode alterar a coagulação sanguínea e desencadear sangramento excessivo.

Pode alterar a palatabilidade do leite materno

Mães que amamentam devem evitar o gengibre pelo risco de alterar a palatabilidade do leite materno, pois os compostos terpênicos encontrados na parte oleosa do gengibre são parcialmente excretados pelas glândulas lactíferas mamárias.

Adaptado de Minha Vida

3 comentários:

  1. Muito bom saber disso. Interessante.

    ResponderExcluir
  2. Excelentes informações, temos que saber dos benefícios das coisas mas também temos que saber quais são os efeitos que temos que tomar cuidado

    ResponderExcluir
  3. Muito boas informações, as vzs é bom ter cuidado com o que a gente consome.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.