Spirulina traz benefícios para todo o corpo, ajuda a emagrecer e ganhar massa muscular

A Spirulina é uma cianobactéria - uma bactéria que possui a habilidade de realizar fotossíntese. Seu nome é este pois ela possui a forma de um espiral. Sua cor é verde-azulada e ela é cultivada há milhares de anos pelos Índios, pelos incas, na África e na Europa, mas foi de duas décadas para cá que os seus benefícios começaram a ser estudados.

Em terras brasileiras, a Spirulina é cultivada em tanques e possui um ciclo de cultivo de 8 dias, seguindo, depois desse tempo, para a indústria onde será beneficiada. 

Ela é filtrada em uma peneira, depois vai para a secagem em temperatura alta em filtros em bandejas. Em seguida, ela chega na fase de trituração e forma a Spirulina em pó que conhecemos.


Valor Nutricional

A Spirulina é um alimento realmente repleto de nutrientes, tanto que em alguns casos é utilizada contra desnutrição. Uma colher de sopa de pó de Spirulina (aproximadamente 7 gramas) contém:

Calorias: 20
Proteínas: 4g (com todos os aminoácidos essenciais)
Carboidratos: 1,7g
Fibra: 0,3g
Gordura: 1g (ômega 6 e 3)
Cobre: 21% do Valor Diário Recomendado
Ferro: 11% do VDR
Manganês: 7% do VDR
Potássio: 3% do VDR
Magnésio: 3% do VDR
Sódio: 3% do VDR
Também é fonte de riboflavina, tiamina, niacina, ácido pantotênico, ácido fólico, Vitaminas K e E.

15 Benefícios da Spirulina

1- Ajuda a emagrecer

A deficiência de nutrientes estimula uma maior ingestão de alimentos. Essa é uma tentativa do nosso corpo se abastecer com os nutrientes que estão faltando. Este, basicamente, já é motivo necessário para consumir a Spirulina e evitar o ganho de peso e aquelas "fomes fantasmas".

Os benefícios da Spirulina para quem quer emagrecer também ocorrem devido ao seu grande conteúdo de proteínas, que tem uma digestão lenta, o que faz você se sentir mais saciado, reduzindo o apetite.

2- Saúde ocular

A Spirulina contém compostos que previnem doenças oculares relacionadas à idade, como a degeneração macular e catarata.

3- Ajuda no ganho de massa muscular

A grande quantidade de proteínas faz da Spirulina um aliado daqueles que desejam ganhar massa muscular, pois este é um macronutriente fundamental para a construção e a reparação do tecido muscular.

Além disso, a cianobactéria contém compostos antioxidante (fenólicos, tocoferóis, betacaroteno, ficocianina etc), que podem ajudar a conter a fadiga muscular, fazendo com que você consiga se exercitar por mais tempo em maior intensidade.

4- Ajuda no combate ao câncer



Por ser uma boa fonte de antioxidantes, consumir a Spirulina traz proteção contra os danos oxidativos no organismo, que podem levar a uma inflamação crônica e com isso ajudar na geração de câncer ou outros tipos de doenças.

A ficocianina é o composto responsável pela coloração verde-azulada da bactéria e o seu principal ativo: a molécula apresenta atividade antioxidante e inibe a produção de moléculas envolvidas no processo inflamatório.

Na Índia, um estudo avaliou os efeitos da Spirulina em 87 pessoas que apresentavam lesões pré-cancerosas na boca. 45% dos participantes do grupo da Spirulina, que consumiram 1 g/dia da mesma durante o período de um ano, apresentaram uma regressão completa dessas lesões (ao passo que no grupo controle essa taxa foi de apenas 7%).


5- Protege o fígado

A Spirulina diminui a inflamação no fígado, inibe a peroxidação lipídica e diminui a acumulação de triglicerídeos no fígado.

6- Diabete tipo 2

O alimento também ajuda a reduzir a inflamação sistêmica, o que pode ajudar a reduzir a resistência à insulina.

7- Ajuda a combater doenças cardiovasculares

A Spirulina minimiza as chances de você desenvolver aterosclerose, já que diminui o excesso de colesterol e a pressão alta, que contribuem para doenças cardiovasculares como o infarto e o derrame.

Em uma pesquisa publicada no “The Journal of Nutritional Science and Vitaminology”, coelhos foram tratados com um dieta rica em colesterol (contendo 0,5% do mesmo) por 4 semanas. Na sequência, os animais receberam essa dieta rica em colesterol acompanhada ou de 1% ou de 5% de Spirulina, por um período adicional de 8 semanas. Os resultados mostraram que, após as 8 semanas, os níveis de colesterol ruim reduziram em 26% nos coelhos que consumiram a dieta com 1% de Spirulina e em 41% naqueles da dieta com 5% da cianobactéria. Ainda foi observada uma diminuição dos níveis de colesterol total e triglicérides.

8- Ajuda a combater a anemia

Uma pesquisa feita com idosos com histórico de anemia mostrou que a suplementação com Spirulina, além de melhorar a função imunológica, elevou a quantidade de hemoglobina.

A anemia por deficiência de ferro é um problema muito comum nas mulheres devido à perda de sangue durante a menstruação. Autores do “Spirulina in Human Nutrition and Health” relataram que a suplementação com Spirulina em mulheres jovens, durante o período de um mês, também aumentou o teor de hemoglobina.

9- Ótimo para a saúde respiratória

A Spirulina ajuda a fornecer um alívio para pessoas que sofrem de doenças respiratórias, como asma e rinite alérgica. Um estudo de 2001 publicado no Jornal de Alimentos Funcionais Nutracêuticos descobriu que apenas 1 grama de Spirulina por dia pode ajudar a melhorar a função pulmonar em pessoas com asma e brônquica.

10- Ajuda a controlar a glicemia

A Spirulina pode diminuir de forma considerável o nível de açúcar no sangue. E, em algumas situações, a cianobactéria foi até mais eficaz do que drogas contra a diabetes (como a metformina).

Em um estudo realizado em humanos, que contou com a participação de 25 pacientes portadores de diabetes do tipo 2, a ingestão de 2 g de Spirulina também ajudou a reduzir a glicemia.

11- Melhora o sistema imunológico

Os benefícios da Spirulina para o fortalecimento do sistema imune vêm se consagrando cada vez mais.

Em uma pesquisa publicada no “Journal of Applied Phycology”, pesquisadores dividiram 11 portadores de HIV, que nunca utilizaram antirretrovirais, em 3 grupos: um que fez o consumo diário de 5 g de algas marrons, grupo dos que ingeriram 5 g de Spirulina e outro que recebeu uma combinação das algas com as cianobactérias.

Após 3 meses de estudo, foi constatado que nenhum dos participantes experimentou efeitos adversos e que tanto as células do tipo CD4 (células de defesa que são alvos do vírus HIV) e a carga viral mantiveram-se estabilizadas.


12- Ajuda a combater a Cândida

A Spirulina tem atividade antimicrobiana, especialmente contra a Cândida (um tipo de levedura),

A Spirulina estimula o crescimento da flora intestinal, e estas bactérias benéficas para o organismo ajudam a conter o desenvolvimento da população de Cândida. 

Além do mais, por conta do fortalecimento do sistema imune, a Spirulina também ajuda o corpo a suprimir essa infecção fúngica.

13- Ajuda a aliviar rinite

A rinite alérgica é uma doença alérgica, caraterizada pela inflamação da mucosa nasal. Ela pode ser impulsionada por alérgenos existentes no ambiente, como o pólen, os pelos de animais, etc.

Foi feita uma pesquisa com 127 pessoas com rinite alérgica, e foi constatado que a ingestão diária de 2g de Spirulina ajudou a reduzir de maneira significativa os seguintes sintomas: espirros, pruridos corrimento e congestão nasal.

14- Desintoxica o organismo

A Spirulina tem capacidade de ajudar o organismo a se livrar de substâncias potencialmente tóxicas, pois possui uma combinação única de fitonutrientes, como a ficocianina, que podem ajudar a limpar nossos corpos.

Em um estudo, 24 doentes afetados pelo arsênio consumiram 250 mg de Spirulina e 2 mg de zinco, duas vezes ao dia. Os resultados foram comparados com 17 pacientes que receberam o placebo. Foi observado que essa associação de Spirulina e zinco promoveu uma redução de 47% do arsênio no corpo desses indivíduos



15- Saúde Neurológica

As propriedades antioxidantes presente na Spirulina ajudam a combater o stress oxidativo no cérebro, ajudando na redução dos riscos de doença de Alzheimer, de Parkinson, e outras desordens neurodegenerativas.

Como usar

A Spirulina é vendida em forma de pó, comprimidos ou cápsulas que podem ser ingeridas com um água ou adicionadas aos alimentos.

Geralmente, é indicado o consumo de 2 cápsulas, 2 vezes ao dia, 20 minutos antes das refeições. Pode variar de acordo com o fabricante ou o especialista que indicou o produto.

Efeitos colaterais

Seu consumo pode causar enjoo, diarreia ou vômitos.

Quer comprar Spirulina? Essas duas marcas de produtos nós recomendamos e confiamos:
Unilife Vitaminas - 120 cápsulas por R$44,99
Vital Natus - 60 cápsulas por R$18,90




• • •

Fontes

3 comentários:

  1. É um alimento maravilhoso, realmente. Sou vegetariana e minha nutri me indicou, recomendo. Não sofro com deficiência de nada.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, gostei tanto que comprei agora hahaha
    Já tinha ouvido falar, mas não tinha tomado conhecimento de tantooos benefícios da spirulina

    ResponderExcluir
  3. Tomei a uns três anos atrás (em cápsula) e emagreci muito, mas na época havia sido proibida a venda, então não consegui mais comprar. Não sabia de todos esses benefícios, apenas para emagrecer. Adorei

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.