6 Benefícios da musculação para praticantes de atividades aeróbicas (corrida, lutas, ciclismo,...)

Muitas pessoas quando iniciam a prática da musculação -  principalmente aquelas que buscam a hipertrofia - tendem a abandonar outras atividades físicas que praticavam anteriormente, temendo que essas atividades possam prejudicar os seus ganhos de massa magra.



O fato é que, dependendo do volume e da intensidade do treino aeróbico que é realizado, eles podem ter o efeito de diminuir um pouco os ganhos em hipertrofia, porém, há algumas estratégias para evitar esse efeito.

Mas há também aquelas pessoas que incluem a musculação para ajudar no desempenho de uma atividade aeróbica, como a corrida - e os benefícios são muitos!


Existe a possibilidade de combinar musculação com outro exercício aeróbico como corrida ou lutas, e isso vai só te trazer benefícios.

Quer um exemplo? Há complicações muito comuns em esportes, como lesões e dores, que acabam atrapalhando o desempenho. Para evitar esses males e garantir 100% de aproveitamento na atividade aeróbica da sua escolha, os especialistas recomendam a prática da musculação.

Com que frequência devo fazer aeróbico se desejo hipertrofiar meus músculos?

Há duas perspectivas para quem deseja praticar atividades aeróbicas além da musculação sem comprometer a hipertrofia muscular: 

Realizar a musculação e treinos aeróbicos em dias alternados. 

ou 

Caso realizados no mesmo dia, diminuir o volume e intensidade dos treinos aeróbicos é uma boa saída.

O ideal é sempre buscar a orientação de um profissional de educação física - um instrutor na sua academia. Ele vai saber indicar a quantidade de aeróbico ideal para que você atinja os seus objetivos.

Conheça agora os benefícios que uma boa combinação de musculação e exercícios aeróbicos traz para você:

Te dá mais energia

Aliar musculação à atividades aeróbicas te renderá mais energia, fazendo com que você evolua no esporte com mais facilidade, conseguindo praticar a atividade por mais tempo e com mais intensidade. 

Mas é importante que você também treine intensamente a sua modalidade de aeróbico, pois fazer somente a musculação, mas não treinar o seu esporte, não ajudará na sua evolução.


Evita que você se lesione

Os exercícios fortalecem a musculatura, articulações, ligamentos e a massa óssea. 

Para os corredores, a dica é focar a atividade de musculação nos membros inferiores - que são os mais atingidos na corrida. Dessa forma, a chance de sofrer uma lesão é mínima.



Mais estabilidade e melhor postura

Ao fazer os exercícios de maneira correta e alinhada, a musculação trabalha a coordenação motora, a flexibilidade e a postura do atleta.

Fortalece as articulações

A musculação vai proporcionar ao corpo muita resistência, evitando estiramentos e diminuindo rupturas musculares mais graves. Os impactos nas articulações gerados por atividades aeróbicas são minimizados com uma musculatura mais forte.


Ameniza as dores

O fortalecimento que a musculação proporciona ajuda a acabar com dores.

Mais potência e agilidade

O treino de musculação pode ser montado especificamente para a sua modalidade de aeróbico.

Por exemplo, o corredor pode incluir na musculação treinos de força, explosão e resistência, com uma boa periodização. Converse com o instrutor da sua academia!

Fontes
Saraiva, Bruno. Adequando outras atividades físicas com a musculação. Disponível em http://www.exerciciofisicocomsaude.com.br/adequando-outras-atividades-fisicas-com-musculacao/. Visto em 01/11/2016.
Serpejante, Carolina. Alie musculação à corrida e colha os benefícios. Disponível em http://www.minhavida.com.br/fitness/galerias/14341-alie-musculacao-a-corrida-e-colha-os-beneficios. Visto em 01/11/2016.



Um comentário:

  1. Comecei a praticar corrida para emagrecer um pouco e realmente, depois que comecei a fazer musculação junto com a corrida, meu desempenho melhorou muito. Notei grande melhora na minha respiração, no meu fôlego, consegui começar a correr mais tempo do que antes. Indico muito para todos aqueles que praticam corrida, seja qual for o motivo.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.