Flexão lateral do tronco fortalece o abdômen e a lombar

A flexão lateral do tronco trabalha os músculos oblíquos do abdômen e os músculos extensores da coluna como o quadrado lombar e os eretores espinhais (espinhais, longuíssimo do dorso e iliocostal), por exemplo. Por isso, este tipo de exercício é considerado grande aliado no fortalecimento dos músculos das costas, assim como dos músculos do abdômen.

Há diversas variações deste movimento, podendo ser feito somente com o peso do corpo ou com o auxílio de halteres, ou até no cabo do crossover (para alunos avançados apenas, e sob orientação profissional).

Como executar o movimento mais básico da flexão lateral do tronco no seu treino de musculação:

- Coloque-se em pé e mantenha a coluna reta.
- Segure um halter em uma das mãos.
- Flexione a cintura em direção ao lado do corpo no qual se encontra o halter.
- Mantenha o quadril no mesmo lugar durante o movimento.
- Retorne o tronco para a posição original, com a coluna reta. 

Faça uma série completa para um lado, para depois fazer para o outro lado.


Você pode começar a executar esse exercício sem peso nenhum, caso nunca o tenha feito antes, e só depois ir adicionando peso.

Variação da flexão lateral do tronco feita no crossover:


Vídeo da flexão lateral de tronco feita na bola:


Vídeo de variação da flexão lateral do tronco feita no lower back:


A flexão lateral do tronco é um exercício que é muito utilizado também nas aulas de pilates, possuindo diversas variações, já que o método possui equipamentos específicos que facilitam o movimento. Confira o vídeo e conheça uma dessas variações, feita no arc com molas:


P.S.: Sempre converse com o instrutor da sua academia antes de inserir exercícios no seu treino de musculação. Evite lesões!



2 comentários:

  1. Eu amo fazer este exercício no cross, pega muuuito, faço em conjunto com a rotação do tronco. Pra mim, os melhores abdominais.

    ResponderExcluir
  2. Muiiito bom este exercício, faço muito. E não deixa o abdômen quadrado, como muitas tem medo. Gente, fala sério né? Quem dera um exercício desse TANTO resultado a ponto de deixar os músculos abdominais retos. Ele modela e fortifica sim, e deixa o abdômen lindo!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.