Chocolate meio amargo ou alfarroba, qual é a melhor escolha?

Comparamos os nutrientes da alfarroba e do chocolate meio amargo, para ficar mais fácil escolher a melhor opção para a sua saúde e sua dieta! Quer saber o que descobrimos?

O chocolate meio amargo (com mais de 50% de cacau) tem praticamente as mesmas calorias que a sua versão ao leite, satisfaz mais com menor quantidade, é saudável, e acabou conquistando um bom número de chocólatras preocupadas com o peso. 

Só que chegou também a vez da alfarroba ganhar a atenção de quem vive preocupada com a alimentação. 

A alfarroba é uma vagem que possui o sabor muito próximo ao do cacau, e foi apontada como uma alternativa menos calórica ao chocolate. E será que a troca vale a pena? 

Compare os benefícios de cada uma das opções:

Alfarroba


Tem menos gordura e menos calorias, possuindo 4 calorias em 1 grama, enquanto o chocolate tem 9.

Rica em Vitaminas B1 e B2, ajuda o organismo a metabolizar gordura, carboidrato e proteína.



Fonte de Vitamina A - protege a pele e a visão.

Fonte de fibras - saciam e estimulam o intestino.

Sem lactose no seu preparo.

Fonte de cálcio e magnésio - melhoram a mobilidade dos músculos, fazendo dela uma opção interessantíssima para praticantes de atividade física.

Naturalmente adocicada, exige menos adição de açúcar no seu preparo.

Chocolate meio amargo


É estimulante: rico em teobromina, o chocolate com cacau extra estimula o cérebro e melhora o humor. 

Fonte de antioxidantes, da família dos flavonoides, ajudam a desinflamar as células e, com isso, reduz a resistência do organismo à perda de peso. Também ajuda na saúde da pele.

Algumas versões possuem lactose, outras não. Se a lactose é um problema na sua dieta, é bom verificar na embalagem antes de consumir.

Fonte de energia rápida, o chocolate é uma boa opção para antes do exercício.

Possui alta concentração de magnésio, ferro, potássio e cobre. O magnésio ajuda a prevenir pressão arterial alta, diabetes tipo 2 e algumas doenças cardíacas, enquanto o ferro previne anemia. O potássio e o cobre previnem derrames cerebrais (AVC) e problemas vasculares. 

As versões com pelo menos 70% de cacau contém uma boa quantidade de fibras, manganês, fósforo, zinco e selênio.

Bom, eu não sei você, mas eu não vou abrir mão de nenhuma dessas duas delícias, ainda mais depois de conhecer os benefícios de cada uma delas! 

Ah, e é bom lembrar, consuma com moderação! 30g por dia é a quantidade recomendada.





Fontes
CONTRERAS, Eliane. Chocolate meio amargo vs Alfarroba: escolha a melhor opção para a dieta. http://boaforma.abril.com.br/dieta/chocolate-meio-amargo-vs-alfarroba-escolha-a-melhor-opcao-para-a-dieta/. Visto em 10/11/2016.
10 Motivos para comer chocolate meio amargo. Disponível em http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=7320 Visto em 10/11/2016

2 comentários:

  1. Eu amo os dois, acho que cada um tem sua hora, ainda mais agora que sei dos benefícios de cada um deles. Ambos são saudáveis demais! Claro, com moderação!

    ResponderExcluir
  2. eu amoooo essa dupla aí! chocolate meio amargo uma vez, alfarroba na próxima kkk fiquei muito muito feliz de saber que eles fazem tão bem assim! obrigadaaaaaa

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.