Afundo é um dos exercícios mais efetivos para quadríceps e glúteos


O afundo é um exercício excelente para membros inferiores, trabalhando bem os glúteos e os quadríceps. O avanço é uma variação do afundo, e tem os mesmos benefícios.

O afundo, assim como o agachamento livre, são ótimos para hipertrofiar os músculos e também para a prevenção e tratamento da flacidez na região da coxa e do bumbum. Ambos exigem uma ativação ampla das articulações e dos músculos.



Foque na execução e nas variações corretas deste exercício para não prejudicar sua saúde ao executa-lo. Cuidado com variações mirabolantes desse exercício, tente mante-lo simples e funcional e evite as suas chances de lesão.

Execução correta do afundo tradicional

Em pé, coloque uma das pernas à frente do corpo, de modo que quando você flexionar o joelho, ele forme em um ângulo de 90º. Flexione o joelho e desça lentamente até que o joelho forme um ângulo de 90º. Depois disso, estenda o joelho, até a perto da posição inicial, mas nunca estenda completamente a perna até acabar o exercício.


Escolhendo o peso

Você pode executar o afundo escolhendo três tipos diferentes de pesos:
1- Peso do corpo;
2- Halteres. Segurando halteres com os braços soltos ao lado do corpo;
3- Barra com anilha. Coloque a anilha no pescoço, como se fosse fazer agachamento livre, e execute o afundo.

Exercício Afundo e suas variações

Afundo tradicional

É quando o exercício é executado sem deslocamento; ou seja, de maneira em que o movimento ocorra sem que você precise ir para frente ou para trás. 

Veja vídeo de sua execução:


Avanço

É quando o movimento é executado com deslocamento. Dizendo de maneira simples, o indivíduo o realiza dando passos para frente.

Veja vídeo de sua execução:


Afundo com Step à frente

Esta é uma variação em que opta-se por agregar ao exercício um step, que servirá de apoio para o pé da frente, que deverá ficar em cima do step. O intuito é proporcionar um maior amplitude no movimento, e consecutivamente uma maior intensidade.

Pode ser feito também com um bozu.

Veja vídeo de sua execução:


Fontes
Filho, José Nunes da Silva. Afundo: Coxas e bumbum sarados. Disponível em http://www.exerciciofisicocomsaude.com.br/afundo-coxas-e-bumbum-sarado/. Visto em 03/11/2016.
Lunden. 10 New lunge variations you have to try. Available on https://www.runtastic.com/blog/en/sports-fitness/10-new-lunge-variations-you-have-to-try/. Viewed on nov 3, 16.



4 comentários:

  1. Esse eu faço, e dói!!!

    ResponderExcluir
  2. gostei da explicacao, entendi direitinho, sempre fiz afundo, mas nao sabia que era tao importante, obrigada pelas informacoes

    ResponderExcluir
  3. esse exercício mora na minha ficha de treino!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.