As vantagens e desvantagens de se exercitar em cada hora do dia

Algumas pulam cedo da cama com facilidade, já outras não funcionam antes das 11 horas. 

Sim, há uma explicação, e ela está no ritmo biológico: perto de 20% das pessoas rendem melhor de manhã, ou seja, pertencem ao time das matutinas. 

Já outros 20% representam as vespertinas, que produzem mais à tarde ou à noite. 

Logo, os 60% restantes se situam num meio-termo e acabam se adaptando aos horários impostos pelo ritmo da vida. 

O desafio, então, é aprender a adaptar nosso relógio biológico à agenda e continuar com a atividade física. 

Achando interessante? Continua lendo e descubra os prós e os contras de malhar em cada horário do dia e renda mais:

Se exercitar pela manhã


Vantagens

- Ao se exercitar pela manhã, você "se livra" dessa obrigação logo de cara, e pode usar o resto do seu dia da maneira que preferir.

- Dá mais energia para o dia. 

- Pela manhã, os índices de hormônio do crescimento e a testosterona também estão mais altos, o que ajuda na queima da gordura.

- Aquelas que se exercitam ao ar livre podem aproveitar o sol da melhor forma: das 6 às 10 horas, seus raios fortalecem os ossos e previnem a osteoporose.

- Se exercitar pela manhã é ótimo para quem quer emagrecer. Quando acordamos, a taxa de glicose está baixa, porque completamos várias horas sem comer. Ao praticar entre 30 e 60 minutos de exercício, o organismo esgota rapidamente essa reserva e vai tirar energia dos ácidos graxos, a gordura.


Desvantagem

Nesse horário, você corre riscos maiores de se machucar.

De manhã, as articulações estão menos lubrificadas e a coordenação motora, desacelerada. Comece devagar e capriche ainda mais no alongamento e no aquecimento.

Para render mais

Se você só tem a manhã para malhar, mas não é uma pessoa matutina, escolha exercícios aeróbicos intensos (corrida, step, lutas). Este tipo de atividade libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio responsável pelo bem-estar.

Se exercitar na hora do almoço


Vantagem

- Aquelas que optam por malhar na hora do almoço garantem que se sentem mais dispostas para enfrentar a tarde.

- Excelente para aquelas que não são pessoas matutinas, mas que ainda vão ter os benefícios do bem estar e disposição do exercício para o resto do dia.

Desvantagens

Como a primeira refeição do dia já ficou lá para trás, o seu combustível está no fim e, por isso, o metabolismo dá uma desacelerada. O resultado: você tem menos energia para a atividade física. Mas isso é fácil de evitar: faça um lanche de 30 minutos a 1 hora antes da atividade física.

Essa hora do dia é a mais quente e úmida, principalmente no verão. A temperatura do corpo sobe e o organismo vai se desgastar mais para equilibrá-la. Para evitar isso, beba bastante água e diminua intensidade e duração dos treinos em dias muito quentes.

Para render mais

Não pule o almoço. É importante sentar para comer depois de malhar.

Se exercitar de noite


Vantagem

- Exercitar-se à noite alivia a tensão e ajuda a controlar a ansiedade.

- Normalmente é um horário tranquilo para se exercitar, pois não há nenhum compromisso depois da academia.

Desvantagem

O organismo entra em baixa no fim do dia. Em torno das 18h30, a temperatura corporal cai e o nível de melatonina (aquele hormônio que induz o sono) aumenta. Comece os exercícios devagar até que a sua temperatura normalize.

Para aproveitar melhor

Aquelas que tem mais energia à noite, podem fazer atividades mais intensas, como spinning, lutas, step, corrida ou aeróbica.

Já quem não consegue dormir deve evitar as modalidades acima. Prefira natação, ioga, musculação e faça pelo menos 15 minutos de algum exercício para relaxar.


2 comentários:

  1. Eu malho de manhã e não troco por nada! Uma vez tentei começar a ir de noite mas após a academia eu ficava sem sono e ia dormir tarde demais, foi ruim

    ResponderExcluir
  2. Só consigo malhar de noite, de manhã sou uma palerma kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.