Mulheres podem tomar Tribulus Terrestris? Conheça os efeitos deste suplemento


O suplemento Tribulus terrestris é um fitoterápico proveniente de uma erva daninha encontrada em diversas partes do mundo, principalmente no Mediterrâneo, e vem sido utilizada na medicina chinesa há séculos. É utilizado para diversas finalidades, sendo que o ganho de massa magra e o estímulo sexual são as principais delas.  Dentre suas substâncias ativas, destacam-se as saponinas, os alcaloides e os flavonoides, sendo que as saponinas são o seu principal ativo - que são encontradas principalmente nas folhas da planta.



Como Funciona?

Os compostos ativos do Tribulus terrestris – sobretudo as saponinas – atuam em conjunto, estimulando a produção de testosterona.

A testosterona é um hormônio que tem efeitos anabólicos no organismo e é encontrado em grande quantidade nos homens e em menor quantidade nas mulheres. O aumento da testosterona no sangue promove o ganho de massa muscular em ambos os sexos. Além disso, a testosterona é responsável também pelo desejo sexual.

Benefícios do Tribulus Terrestris

Confira todos os benefícios do Tribulus Terrestris:

1. Aumento da Massa muscular

Ao estimular a produção de testosterona e óxido nítrico, o Tribulus Terrestris melhora o desempenho durante os exercícios e acelera o ganho de massa muscular, pois a testosterona promove um aumento na força durante os treinos, permitindo cargas maiores e treinos mais intensos.

Já o óxido nítrico melhora o envio de oxigênio e aminoácidos para as células durante as atividades, garantindo assim mais nutrientes para os músculos iniciarem o processo de reconstrução das fibras musculares.

Muito embora o uso do Tribulus terrestris como um estimulante da produção de testosterona ainda seja motivo de controvérsia (para muitos profissionais, não haveria suporte científico suficiente para afirmar que a planta aumenta a produção do hormônio), ele possui ação vasodilatadora comprovada.

2. Melhora da função sexual

Um dos principais benefícios da planta é sua atuação sobre o desempenho sexual. 



3. Protege o coração

O Tribulus Terrestris pode ser um aliado da saúde cardíaca por dois motivos. Primeiro, pois devido à ativação da proteína quinase c épsilon (PKCε), a tribulosina (uma das saponinas presentes naturalmente na planta) ajuda a proteger as células cardíacas contra a morte precoce.

E em segundo, porque há evidência que outra saponina, a protodioscina, tem a capacidade de inibir a angiotensina. Quando em excesso na circulação, essa enzima altera a pressão arterial e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

4. Pressão arterial

As saponinas também são responsáveis por estimular a produção de óxido nítrico, como visto anteriormente, que é um gás que tem potencial vasodilatador. O relaxamento da parede dos vasos melhora a circulação sanguínea e contribui para a redução da pressão arterial.

5. TPM e Menopausa

Algumas pesquisas preliminares indicam que as mulheres se beneficiam do uso do Tribulus Terrestris, além dos benefícios citados anteriormente, também para diminuir os sintomas da tensão pré-menstrual e da menopausa.

Tribulus Terrestris engorda?

Por aumentar a massa muscular e o nível de hormônios de testosterona no organismo, muitos acreditam que essa erva pode ajudar a engordar. Mas o que ocorre é o contrário, ela ajudar na definição corporal, eliminando massa gorda e fazendo crescer a massa magra. Sem contar que pode contribuir para a redução do inchaço, pois a erva possui ação diurética, que ajuda a diminuir e reter líquidos do corpo.

Como tomar Tribulus Terrestris

A dosagem recomendada varia de 250 à 750 miligramas de Tribulus Terrestris diariamente. Isso pode variar, de acordo com a concentração do extrato. Homens tem que tomar uma dose maior do que mulheres.
Algumas pessoas apresentam uma irritação no estômago ao ingerirem tribulus, isso pode ser evitado ao tomar o suplemento sempre de estômago cheio.

É necessário ciclar o Tribulus Terrestris, para evitar qualquer tipo de dano ao fígado e outros órgãos. O recomendado é usar por 3 semanas, todos os dias. Após essas 3 semanas, fique sem tomar de 1 a 2 semanas, depois disso você pode voltar a usar, ou não - depende dos seus objetivos.

Tribulus vai ter efeito colateral de anabolizante no meu corpo?

Foi provado que o Tribulus Terrestris aumenta o nível de testosterona em indivíduos cujo nível está abaixo do normal, seja homem ou mulher. Ou seja, o tribulus te ajuda a atingir o nível máximo de testosterona permitido pelo seu corpo.

Em indivíduos cujo nível está normal, não foi notado aumento algum. Por isso não precisa se preocupar com os efeitos colaterais parecidos com os de anabolizantes, pois o aumento de testosterona está dentro do limite determinado pelo seu corpo.

Mulheres podem fazer o uso de Tribulus Terrestris?

Sim, podem usar sem medo! O suplemento demonstrou capacidade de equilibrar os hormônios nas mulheres, levando ao aumento de libido, melhora do desempenho sexual e aumento dos índices de fertilidade. Além disso, o Tribulus para a mulher também tem sido utilizado de forma complementar no tratamento da menopausa e tensão pré-menstrual.

O Tribulus Terrestris é um suplemento utilizado por atletas e fisiculturistas para aumentar a capacidade física e resistência. Avaliações laboratoriais indicaram que o corpo pode usar o Tribulus para criar hormônios, sendo que, ao contrário de que muitas pessoas pensam, nem todos os hormônios femininos são produzidos pelos ovários. O corpo faz uso de outros hormônios presentes no corpo e o Tribulus Terrestris pode ajudar a balancear os níveis hormonais do corpo da mulher, podendo ser uma cura natural para os “calores da menopausa”.

O Tribulus Terrestris aumenta a secreção de hormônio luteinizante (LH) no corpo. O LH é produzido naturalmente e mantém a produção de testosterona e, portanto, ajuda a pessoa a ganhar força muscular e sexual. O Tribulus Terrestris é uma planta originária da Índia recomendada no tratamento da infertilidade, baixa libido e impotência sexual, possui como principal princípio ativo a protodioscina.

Referências:
DICAS DE TREINO. Entenda o que é o TRIBULUS TERRESTRIS, para que serve, como e porque tomar. Disponível em http://www.dicasdetreino.com.br/entenda-o-que-e-o-tribulus-terrestris-para-que-serve-como-e-porque-tomar/. Visto em 10 out 2016.
MINHA VIDA. Tribulus Terrestris: planta aumenta a testosterona e melhora a libido. Disponível em http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/18270-tribulus-terrestris-planta-aumenta-testosterona-e-melhora-libido. Visto em 10 out 2016.
MUNDO BOA FORMA. Como tomar Tribulus Terrestris para melhores resultados. Disponível em http://www.mundoboaforma.com.br/como-tomar-tribulus-terrestris-para-melhores-resultados/. Visto em 10 out 2016.
NATUE. Tribulus Terrestris: Viagra Natural. Disponível em https://www.natue.com.br/natuelife/tribulus-terrestris-saiba-tudo-aqui.html. Visto em 10 out 2016.


5 comentários:

  1. Não conhecia esse suplemento, mto bom saber, gostei

    ResponderExcluir
  2. Tirou minhas dúvidas!!

    ResponderExcluir
  3. Incorreto qdo diz q depende da concentração do extrato. O correto é saber a sua concentração e adequar à dose diária permitida!!!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Em lojas de produtos naturais e lojas de suplementos, tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais :)

      Excluir

Tecnologia do Blogger.