35 Alimentos detox que deveriam fazer parte da sua dieta


Confira uma lista com 35 alimentos detox!

Seja para fazer um suco verde/suco detox ou para melhorar a sua saúde, esses alimentos são excelentes fontes de nutrientes importantíssimos. Inclua-os já no seu cardápio!

1- Abacaxi

É diurético, facilita a digestão, especialmente de carnes, e desobstrui o fígado. 

2- Abacate

Rico em fibras, antioxidantes e gorduras boas. Traz muitos benefícios quando incluído regularmente na sua dieta.

3- Agrião

Tem grande poder diurético, combate a retenção de líquidos e traz sais minerais ao corpo.

4- Aipo

Diurético, melhora a circulação sanguínea, melhora a digestão e evita o acúmulo de gases.

5- Alecrim

Rico em potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo, com grande poder diurético.

6- Água de coco

Rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e fito nutrientes que ajudam o corpo a funcionar melhor. Possui conteúdo eletrolítico semelhante ao plasma humano, possuindo propriedade de excelente hidratante oral.



7- Beterraba

Rica em magnésio e Vitamina C, ajuda na desintoxicação do fígado e no controle do colesterol.

8- Brócolis

Alimento extremamente nutritivo e denso em nutrientes. Ele trabalha com as enzimas do fígado para eliminar as toxinas.

9- Blueberry (Mirtilo)

Contém muitos antioxidantes, vitaminas e minerais. Melhora a memória e coordenação motora.

10- Berinjela

Tem pouquíssimas calorias, rica em fibras, minerais, vitaminas e carboidratos. Fonte de vitaminas do complexo B, Vitamina K, Vitamina C, potássio, ferro, zinco, cálcio e magnésio. Ajuda na prevenção de doenças como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes, além de contribuir para melhor funcionamento do cérebro. Rica em antioxidantes como a tripsina, e em ácido clorogênico.

11- Capim-limão

Forma natural de limpar todos os órgão de uma vez só. Ajuda o fígado, os rins, a bexiga e o trato digestivo, além de melhorar a saúde da pele e melhorar a circulação e digestão.

12- Chá verde

Poderoso diurético. Auxilia na eliminação de toxinas do corpo e regula o colesterol.

13- Chicória

Fonte de Vitamina A, Vitamina B6 e Vitamina C, fibras, proteínas, carboidratos, potássio, cálcio, ferro e magnésio.

14- Chia

Possui efeito mucilaginoso (retém muita água enquanto está no corpo), o que provoca muita saciedade. Ela aumenta até 20 vezes o seu tamanho. Rica em ômega 3, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, proteínas, fibras e antioxidantes.

15- Couve

Fonte de ferro. Esse alimento detox ajuda a transportar oxigênio para os tecidos, ajuda a limpar os rins.

16- Cenoura

Rica em betacaroteno, que ativa a melanina. As vitaminas presentes no alimento tem efeito antioxidante, retardando o envelhecimento das células, mantendo a pele longe das linhas de expressão mais tempo. Além disso, estimula o sistema nervoso e o sistema de defesas dos organismo, prevenindo doenças. Beneficia também os olhos, pele, cabelo, ossos e mucosas.

17- Espinafre

Rico em sais minerais: ferro, fósforo e cálcio, além de ter grandes concentrações de vitaminas do complexo B e A, contribuindo para a saúde de maneira geral.

18- Frutas cítricas

Tem poder diurético, ricas em Vitamina C, ajudam a eliminar toxinas do fígado e tem propriedades digestivas.

19- Gengibre

Estimula a digestão, alivia a prisão de ventre e ativa o metabolismo, é digestivo e refrescante.

20- Goji Berry

Fontes de antioxidantes, vitaminas e minerais, como ferro, selênio, zinco, fósforo, cobre, Vitaminas B1, B2, B6 e E. Previne doenças cardiovasculares e inflamatórias.

21- Hibisco

O chá deste alimento ajuda no emagrecimento, pois é rico em ácidos orgânicos, flavonoides e antioxidantes. Combate a retenção de líquido e acúmulo de gordura abdominal e no quadril.

22- Hortelã

Tem propriedades antiespasmódicas, antissépticas, anestésicas, vermífugas, estomáquicas, estimulantes, calmantes e que auxiliam no bom desenvolvimento e manutenção da saúde em geral e bem estar. Ricas em Vitaminas A, B, C, ferro, cálcio e potássio.

23- Inhame

Excelente para mulheres. Ameniza cólicas menstruais, estimula a libido, aumenta as defesas do organismo e possui hormônios vegetais importantes na menopausa. Tem propriedades anti-inflamatórias e o consumo regular faz diminuir o acúmulo de líquido e toxinas no organismo.

24- Linhaça

Traz benefícios para o coração, intestino e previne alguns tipos de câncer. Atua no emagrecimento, pois suas fibras agem na liberação de glicose no sangue e reduzem o acúmulo de gordura no corpo.

25- Limão

Fonte de Vitamina C, atua contra os radicais livres, melhora a renovação celular, tem ação antibactericida e anti viral.

26- Maracujá

Previne doenças e atua no emagrecimento. Contém antioxidantes que previnem a formação de células cancerígenas e do envelhecimento precoce. Fonte de Vitaminas do complexo B, fósforo, cálcio, ferro, potássio, Vitamina A e C.

27- Melancia

Tem propriedade diurética, e seu consumo regular previne a disfunção erétil e hipertensão. Rica em licopeno, um poderoso antioxidante carotenoide que neutraliza os radicais livres.

28- Maçã

Antiácida, ativa o fígado e dissolve o ácido úrico, que retém líquidos. São fontes de Vitamina A, B1, B2, C, E, niacina, pectina, fósforo, magnésio, enxofre, potássio e ferro.

29- Morango

Tem propriedades diuréticas, rico em Vitamina C, ajuda na cicatrização dos ferimentos, fortalece a parede dos vasos sanguíneos, melhora a circulação e aumenta a absorção do ferro.

30- Melão

Repõe os sais minerais do corpo após perda de líquido em exercícios.

31- Pepino

Fonte de fibras, perfeito para o sistema digestivo, fortalece fígado e rins, cabelos, unhas. É alcalinizante, mineralizante, calmante, laxante, emoliente e estimulante. Durético natural, ajuda a dissolver cálculos renais, ajuda no rejuvenescimento da pele, rico em potássio, favorece a flexibilidade dos músculos e dá elasticidade às células da pele.

32- Quinoa

Um dos alimentos mais completos em valor nutricional. Cada 100g do alimento tem 15g de proteínas, 68g de carboidratos, 9,5mg de ferro, 286mg de fósforo, 112mg de cálcio, 5g de fibras e 335 calorias. Rica em ômega 6, fibras, vitaminas e minerais.

33- Salsa

Rica em Vitamina C, B12, K e A. Ajuda a manter o sistema imunológico resistente, fortifica os ossos e contribui para a saúde do sistema nervoso.

34- Uva

Fonte de carboidratos, iodo, fósforo, proteínas, Vitaminas A, B e C. Ajuda a prevenir complicações cardíacas, pressão alta, problemas de estômago e nos rins.

35- Vegetais verdes

Fonte de clorofila, esses alimentos detox ajudam a eliminar toxinas do fígado, rins, pâncreas e cólon. Alguns deles são a alcachofra, acelga, alface, brócolis e espinafre.


Fontes: 
BROWN, Kimberly. 170 Sucos detox para emagrecer e aumentar a imunidade. 2016.

2 comentários:

  1. E dificil incluir todos na alimentacao, sao muitos! Porem da pra ir alternando entre eles e comer todos de vez em quando, pq a lista e otima, gostei mto

    ResponderExcluir
  2. Muitaaaaaas ideias pros meus próximos sucos detox!!! Muito muito bom!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.