6 Dicas para acabar com o hábito de comer demais e melhorar o seu corpo e sua saúde

Entender o que te leva a comer demais, e planejar sua alimentação e sua rotina de acordo com isso, te dá muito mais chance de ter controle no processo todo.


O alimento que está disponível e a situação que você se encontra condicionam o seu comportamento. Você tipicamente experimenta tensão quando está ao redor de comida, pois é difícil dizer não. Muitas vezes você nem está com fome, mas continua sendo difícil dizer não. Outras vezes, em casos mais extremos, você evitar ser convidada para eventos sociais, pois saber que terá muita comida e não quer ir para não ter que negar, ou com medo de não conseguir evitar.

Você se encaixa nisso?

Então talvez você esteja em um ciclo difícil de quebrar, onde você come demais e não consegue evitar. 

Pensando nisso, trazemos aqui 6 dicas para te ajudar a quebrar esse hábito e normalizar a quantidade - e melhorar a qualidade - dos alimentos que você ingere.

1. Descubra o que te levar a comer demais.

Faça uma lista com os alimentos que mais te tiram do controle e das situações que levam você a comer demais.

Conhecer esses fatores já vai fazer você vê-los de maneira diferente, e começar a compreender maneiras de contorna-los. 


2. Recuse aquilo que você não consegue controlar

De início, corte todos os alimentos que você listou no item 1, e não se exponha à situações que te levar a comer exageradamente.

Se mantenha longe de restaurantes de comida em grande quantidade e pesada, e no supermercado, não compre alimentos processados ricos em açúcar e gorduras. 

Sabemos que isso não é fácil no começo, mas é necessário ser um pouco drástico no começo, ou você dificilmente vai quebrar este ciclo.

3. Tenha um plano alternativo

Mudar um pouco os seus hábitos podem ajudar muito a melhorar a sua alimentação. Um exemplo é, se você não consegue ficar um almoço sem comer sobremesa, comece a ir em um outro restaurante que cobre a sobremesa separadamente, ou que não tenha opções.


4. Limite a sua exposição

Se você não consegue evitar a exposição ao alimento ou à situação que te tira do controle, fique o mínimo de tempo exposta à ela. 

Quanto maior o tempo que você fica em um ambiente que estimula o consumo exagerado de consumo, pior é. E esse normalmente é o caso de eventos sociais.

5. Alimente-se antes de sair de casa

Se você vai a um lugar que vai ter muita comida, não vá com muita fome.

Faça um pequeno lanche antes de sair de casa, pois se a fome não está grande, é um pouco mais fácil manter o controle da quantidade das porções.

6. Mude o foco

Se ficar entediada te faz comer, mantenha a sua mente ocupada.

Leia, cultive um hobby - qualquer coisa para não deixar a mente ociosa e voltar a atenção para a comida.

Adaptado de Rodale Wellness



4 comentários:

  1. Nossa, parece que este texto me descreveu. Preciso fazer tudo isso mesmo, sei que melhoraria minha vida

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente sou assim tb, esses dias estava de dieta ferrada, e não fui num churrasco na casa do meu amigo pq não queria comer demais. Só que fiquei em casa comendo.

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelas dicas, eu realmente precisava porque é difícil no dia a dia vencer essa compulsão.

    ResponderExcluir
  4. Muito legais essas dicas

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.