13 Situações do dia-a-dia que podem causar estresse e acabar com o seu bem estar


Qualquer pessoa que já passou por um período de estresse crônico sabe como isso é uma situação ruim. 

O estresse pode acabar com a sua rotina, com o seu bom humor, com a sua dieta. Pode te fazer engordar ou perder peso demais, sair dos trilhos.

Quando não conseguimos nos recuperar totalmente do estresse, nos livrar dele, nos tornamos totalmente intolerantes às coisas que os causam, mesmo que elas sejam impossíveis de evitar.

Muitas vezes, nos estressamos com as coisas do dia-a-dia mas não nos damos conta do mal que elas estão nos causando - e o pior, da atitude que temos frente à essas coisas, o que nos causa mais estresse ainda.

A questão não é eliminar os agentes causadores de estresse, pois eles fazem parte da nossa vida. A questão é como lidamos com ele. Mantenha-se consciente do que está te causando estresse e aceite que há coisas que não podemos controlar. Faça ajustes quando possível, principalmente nesses 13 momentos que, com certeza, todos passaremos algum dia e que podem ser causadores de estresse:


Evento traumático inesperado familiar
Pode ser uma morte na família, um acidente, uma doença que precisa ser lidada.


Alimentação
Há muitas maneiras que a sua alimentação pode ser danosa para o seu corpo e desencadear estresse: excesso de açúcar, toxinas, cafeína, álcool, alergias alimentares, deficiência nutritiva.


Problema crônico de saúde
Especialmente aqueles que não podem ser resolvidos com medicação ou cirurgia e persistem durante muito tempo.


Atividade física
De jeito nenhum nós queremos que você pare de se exercitar, mas saiba que a ausência de atividade física ou excesso dela pode ser causa de estresse.


Alergias
Alergias podem interferir cronicamente no seu sistema imunológico, assim como na sua vida diária. Pode ser alergia de pele, alergia respiratória... qualquer uma te afeta.


Problemas familiares
Qualquer tipo de desavença relacionada à sua família e amigos mais próximos pode ser causa de estresse. Problemas conjugais, casamento, divórcio, problemas com filhos, enteados, tudo entra aqui.


Problemas financeiros
Dívidas, empréstimos, falência, falta de recursos. Tudo isso pode te levar à desenvolver estresse e te prejudicar.


Problemas legais
Isso pode ir de receber uma multa até a se envolver em processos, seja você quem está processando ou sendo processado.


Dificuldades emocionais
Como você reage à situações no seu dia-a-dia pode ser uma grande causa de estresse.


Mudanças de hábitos
Mudar hábitos drasticamente podem estressar muito, veja só quem recentemente parou de fumar, está entrando em uma dieta restritiva, está em um trabalho novo.


Mudanças residenciais
Mudanças de casa ou no ambiente, como troca de azulejos, piso, reformas, tudo isso pode ser causa de estresse pois mexe muito com a sua rotina e com a sua vida.


Medo
Se você vive com medo, apreensivo, não importa qual seja o motivo, isso pode ser um grande causador de estresse.


Atitudes e crenças
A maneira como você vive, as regras que você segue, mesmo que sejam inventadas por você, podem estar te causando estresse.




3 comentários:

  1. Verdade total. Senti na pele a falta de exercícios quando me mudei e estava sem grana, fiquei 4 meses sem ir para a academia, em uma casa nova e cidade nova, e passei por períodos longos de estresse.

    ResponderExcluir
  2. Pior é conviver com alguém estressado, difícil

    ResponderExcluir
  3. ha alguns anos engordei 20kg numa fase estressante da minha vida, eu nao soube lidar com o estresse

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.