Beterraba: um vegetal que vai melhorar a sua performance nos treinos


Se você está falando sério quando diz que quer colocar o seu corpo em dia, leva-lo ao máximo e atingir todos os seus objetivos, você provavelmente está cuidando a quantidade de macronutrientes que ingere (proteína, carboidrato e gordura). Mas e quanto aos micronutrientes (vitaminas e minerais)?

Não apenas os micronutrientes são essenciais para a sua saúde, sistema imunológico, e qualidade de vida em geral, eles também tem um papel importantíssimo em melhorar os seus níveis de energia e performance nos exercícios!

Os alimentos mais ricos em micronutrientes são as frutas e vegetais, e um desses alimentos que te ajuda - e muito - a incorporar todos esses micro nutrientes e ganhos de performance é a beterraba!

A beterraba tem uma grande quantidade de nutrientes que vão melhorar a sua performance! Elas são ricas em Vitamina C, fibra, folatos e potássio, que é um eletrolítico crucial para a contração muscular e bom funcionamento do sistema nervoso.




Devido à sua habilidade de melhorar os níveis de oxigênio e a distribuição de nutrientes para os músculos, este vegetal é melhor do que muitos em termos de melhorar a performance. Isso acontece porque a beterraba é rica em nitratos, que impactam positivamente a demanda por oxigênio durante o exercício.

Um estudo publicado no Journal of Applied Physioligy sugeriu que 450ml de suco de beterraba por dia diminui consideravelmente a demanda por oxigênio durante a atividade física. Pesquisadores descobriram que aqueles que consumiam suco de beterraba tiveram uma melhora de 16% até o seu tempo de exaustão.

Claro que tomar tudo isso de suco por dia não é para qualquer um, então os pesquisadores descobriram uma quantidade mínima para que os seus benefícios sejam sentidos: de 50 a 200ml antes de atividade moderada à intensa, respectivamente.

É importante salientar que tomar o suco ou comer a beterraba trazem os mesmos benefícios!

Fonte:
Polis, Michael. 3 Fall Vegetables That Can Boost Your Gym Performance!. Available on http://www.bodybuilding.com/content/3-fall-vegetables-that-can-boost-your-gym-performance.html.


References:
Bailey, S. J., Winyard, P., Vanhatalo, A., Blackwell, J. R., DiMenna, F. J., Wilkerson, D. P., ... & Jones, A. M. (2009). Dietary nitrate supplementation reduces the O2 cost of low-intensity exercise and enhances tolerance to high-intensity exercise in humans. Journal of Applied Physiology, 107(4), 1144-1155.
Wylie, L.J., Kelly, J., Bailey, S.J., Blackwell, J.R., Skiba, P.F., Winyard, P.G., Jeukendrup, A.E., Vanhatalo, A., Jones, A.M. (2013). Beetroot juice and exercise: pharmacodynamic and dose­ response relationships. Journal of Applied Physiology. 115(3), 325­336


Um comentário:

  1. AMO beterraba! No suco, na salada, pura, em tudo!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.