Açaí - um alimento excelente para praticantes de atividade física com muitos benefícios para a saúde


O açaí é uma fruta tipicamente brasileira, fruto do açaizeiro, um tipo de palmeira que cresce nas florestas tropicais do Brasil, mais especificamente na Amazônia. A polpa dessa frutinha é normalmente consumida misturada com xarope de guaraná, e em uma tigela com banana e granola.

O açaí possui muitas propriedades antioxidantes, e com o auxílio da vitamina E, distribui Ômega-6 e Ômega-9 para o corpo, combate o colesterol ruim do corpo e melhora a circulação sanguínea, atua contra o envelhecimento precoce e contra vários problemas cardíacos.



Açaí engorda?

A fama do alto valor calórico do açaí está diretamente relacionado com a granola, a banana, castanhas, e o xarope de guaraná que são adicionados à tigela de açaí.  É super saudável, mas faz com que uma tigela grande chegue à incríveis 1000 calorias!

A polpa da fruta sozinha tem apenas 60 calorias em 100 gramas, e, se utilizada da forma correta, pode sim auxiliar na perda de peso, pois o poder antioxidante e anti-inflamatório dela são enormes, além da presença de fibras.

Opte, sempre que possível, por consumir a polpa natural da fruta, sem adição de xarope de guaraná ou outro produto ou conservante. Quando for comprar a polpa industrializada fiquem de olho nas informações nutricionais do produto para ver se é feita apenas da fruta. Essa é melhor forma de aproveitar os benefícios do açaí sem a parte chata que são as calorias extras.

Benefícios para os atletas

O açaí é uma excelente fonte de energia para os atletas, por conta da sua já conhecida quantidade de carboidratos. É ótima para quem pretende aumentar a massa muscular e também repôr a glicose perdida durante os treinos de maneira rápida, ótimo para a recuperação pós-treino. Podemos dizer que a fruta é um verdadeiro energético natural.

Ainda por cima, o açaí possui uma quantidade de cálcio elevada que, juntamente com a vitamina E, complexo B, magnésio, potássio e ferro, ajuda o atleta a manter a saúde do corpo e da mente, além de evitar diversas doenças. Isso tudo sem contar, claro, o seu benefício ao sistema circulatório, conforme vimos no tópico anterior.

Como boa fonte dos mais variados nutrientes, minerais e fibras, o açaí está entre os melhores alimentos para serem ingeridos no pré-treino para dar energia ou no pós-treino para recuperar o corpo.

Cuidado com o consumo em excesso




O açaí realmente se trata de uma fruta capaz de nos conceder do bom e do melhor na matéria saúde. No entanto, é necessário frisar que devemos ter uma certa atenção quanto ao seu consumo excessivo, que poderá causar até mesmo danos à saúde.

Acontece que o próprio açaí já é saboroso, então muita gente, ao ficar sabendo dos seus benefícios, começa a consumir em excesso. Enquanto o esquema aqui é ingerir com moderação mesmo, principalmente devido à sua quantidade de carboidratos.

Carboidratos são importantes para dar energia ao ser humano, ainda mais aos atletas, mas se excedermos a quantidade que o corpo consegue guardar, podem aparecer problemas como gordura localizada e até mesmo possibilidade de desenvolver diabetes.

Benefícios do açaí

Ajuda na prevenção do câncer

O açaí contêm antocianinas, um tipo de antioxidante que desempenhar um papel importante na prevenção do câncer. As antocianinas estão presentes em todas as bagas (elas são responsáveis pelas cores preto, vermelho e roxo do açaí) Estudos realizados mostraram que eles podem ter um efeito preventivo e significativo sobre o câncer.

Fonte de antioxidantes

Estudos realizados sobre o açaí descobriram altos níveis de atividade antioxidante. Os antioxidantes são benéficos porque lutam contra os radicais livres, com isso há uma grandes baixas nas quantidades associadas com as taxas de câncer, doença cardíaca e derrame.

Diminui o colesterol

Um estudo publicado na revista Nutrição, descobriu que ratos alimentados com dietas ricas em gordura, juntamente com a polpa do açaí tinham níveis mais baixos de colesterol LDL (“mau”) do que os ratos que foram alimentados com dietas ricas em gordura, sem polpa de açaí. As antocianinas no açaí também podem ajudar a reduzir níveis de colesterol.

Saúde cardiovascular

Um estudo publicado na edição de junho de 2011 da revista Atherosclerosis descobriu que o suco de açaí protege contra a aterosclerose (endurecimento das artérias), inibindo a produção de citocinas pró-inflamatórias. Os benefícios de redução do colesterol mencionados acima também contribuem para o papel do açaí na manutenção de um coração saudável.

Sistema imunológico

Os antioxidantes no açaí, incluindo altos níveis de Vitamina C, ajudam a fortalecer o seu sistema imunológico.

Possui ação anti-inflamatória

Houve alguns resultados promissores em estudos que mostram que o açaí pode ajudar com os sintomas de doenças devido à inflamação crônica, como asma e doenças auto-imunes. Um estudo revelou que o açaí pode ser um inibidor de COX-1 e COX-2 inibidor natural, o que significa que ele pode ajudar a inibir a dor e a inflamação, sem os efeitos colaterais ou prescrição de COX-1 e COX-2.

Açaí e a Pele

Devido à sua composição, rica em ácidos graxos insaturados e antioxidantes, o açaí pode auxiliar no tratamento de problemas de pele, relacionados à fatores inflamatórios, como acne, dermatite atópica e nos tratamentos anti-idade.

Os antioxidantes presentes no açaí podem melhorar a aparência de peles com manchas e reduzir rugas faciais. Seu consumo auxilia no retardo do envelhecimento, promove uma pele mais saudável e com aparência mais jovem.

Envelhecimento precoce

Os antioxidantes no Açaí pode ajudar a reduzir os efeitos do envelhecimento. Flavonóides e antocianinas protegem as células dentro do corpo e pode reduzir a degeneração das células, ajudando a manter o corpo saudável e jovem.

Perda de peso

Fonte de fibras, que mantém a saciedade por mais tempo e melhoram o trânsito intestinal.





Fontes
SAUDEDICA. 8 Benefícios do açaí para a saúde. Disponível em http://www.saudedica.com.br/os-8-beneficios-do-acai-para-saude/
BLOG DA MIMIS. Açaí engorda ou emagrece? Disponível em http://blogdamimis.com.br/2016/01/11/acai-engorda-ou-emagrece-beneficios-e-dicas-de-consumo/
BELEZA E SAÚDE. Você conhece os benefícios do açaí? Disponível em http://belezaesaude.com/acai/
TREINO MESTRE. Os benefícios do açaí e cuidados com o consumo em excesso. Disponível em http://www.treinomestre.com.br/os-beneficios-acai-e-cuidados-com-o-consumo-em-excesso/



3 comentários:

  1. amooooooo açaí! e agora tenho mais uma desculpa para comer kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Tem que cuidar com a quantidade de açúcar adicionada no açaí que compramos no mercado :/

    ResponderExcluir
  3. geral vai se jogar no açaí agora rsrsrs
    é um alimento mto bom mesmo

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.