Conheça o papel do Potássio no organismo e entenda porque este mineral é tão importante

O potássio, terceiro mineral mais abundante no corpo humano, é extremamente importante para a boa saúde. Os benefícios do potássio são extremamente abrangentes, beneficiando o corpo inteiro. Níveis adequados desse mineral beneficiam a saúde muscular, óssea, nervosa e circulatória, além de ajudar a prevenir doenças e regular o metabolismo, ajudando na perda de peso e ganho de massa muscular.

O nível recomendado de ingestão de potássio para um adulto saudável é em média 4.700 mg por dia. 



Onde eu encontro o potássio?

Abaixo segue uma lista dos top 10 alimentos ricos em potássio. E pasme, banana está lá atrás!


1. Batata (média) – 952 miligramas de potássio
2. Molho de tomate (1 xícara) – 811 mg
3. Feijão branco (1/2 xícara) – 595mg
4. Batata doce (média) – 542 mg
5. Abacate (metade) – 507 mg
6. Leite de cabra (1 xícara) – 498 mg
7. Soja (1/2 xícara) – 485 mg
8. Beterraba (1 xícara/ralada) – 442 mg
9. Damasco (1 xícara/fatiado) – 427 mg
10. Tomate (1 xícara/ fatiado) – 427 mg
11. Banana (média) – 422 mg

Quais são os benefícios do Potássio?

Previne doenças cardiovasculares

O mais conhecido entre os benefícios do potássio é o papel desse mineral na prevenção de doenças cardiovasculares. Por ter propriedades vaso-dilatadoras, níveis adequados de potássio evitam ou aliviam a hipertensão arterial, de modo que a reduzir significativamente o risco de doenças cardiovasculares e aliviar os sintomas de distúrbios já existentes.

Saúde Mental e Nervosa

O sistema nervoso também depende desse mineral, que é essencial para a condutividade elétrica dos neurônios.

Sem potássio no organismo, os neurônios têm sua comunicação prejudicada. Bons níveis de potássio beneficiam a memória e o aprendizado. Sua função vasodilatadora é mais um benefício ao sistema nervoso, simultaneamente garantindo um maior aporte de oxigênio ao cérebro e evitando os temidos AVCs.

Regula o Metabolismo

O potássio regula os níveis de açúcar no sangue, evitando tanto os picos tanto quanto a escassez. O potássio é um mineral especialmente importante para os diabéticos. Nutrientes como gorduras e carboidratos também têm sua absorção e processamento melhor regulados na presença de bons níveis de potássio.



Melhor uso do Cálcio pelo organismo

Outra função do potássio beneficia simultaneamente os ossos e o sistema excretor, pois ele combate diversos ácidos que retiram o cálcio dos ossos, ou que evitam a sua fixação nos mesmos. Dessa forma, a densidade óssea é beneficiada por bons níveis de potássio.

Atua no Balanço de Líquidos do organismo

Bons níveis de potássio influenciam positivamente não apenas o funcionamento dos rins, mas de praticamente as funções todos os órgãos, e regula o balanço de líquidos no organismo. Através dessa regulação, cada órgão funciona com a concentração ideal de água, atingindo uma performance superior de suas funções.

Alívio de Dores

Bons níveis de potássio ajudam também no alívio de diversas dores, sobretudo de dores de cabeça. Muitas pessoas que sofrem com dores de cabeça regularmente sofrem, na verdade, de deficiência do mineral.

Combate os Efeitos dos Estresse e da Ansiedade

Esses males modernos são relacionados a níveis excessivamente altos de cortisol e de adrenalina, dois hormônios que se tornam mais comportados quando há bons níveis de potássio no corpo.

Perda de Peso

O consumo adequado de alimentos com potássio é de grande ajuda para a perda de peso. Isso ocorre pois o potássio atua como regulador dos níveis de açúcar no sangue. Evitando os picos de açúcar no sangue, o potássio evita também os picos na produção de insulina, um hormônio que incentiva o acúmulo de gordura e a fome.

Apesar de não acelerar o metabolismo diretamente, um dos benefícios do potássio é manter o metabolismo regulado, o que é benéfico para quem procura perder peso. 

Ao evitar a retenção de água pelo organismo, o potássio colabora também para desinchar o corpo. Além disso, o papel do potássio em evitar a fraqueza muscular pode ser de grande ajuda para manter a motivação para exercitar-se diariamente.

Ganho de Massa Muscular



Uma boa saúde muscular é dependente do potássio, sendo evidente que o ganho de massa muscular vem sempre acompanhado de níveis adequados desse mineral. 

O potássio garante que a contração e o relaxamento dos músculos sejam feitos da forma mais completa e correta, o que evita dores e, sobretudo, câimbras. Sem o potássio, esses movimentos tornam-se inadequados e, no limite, impossíveis.

No período de recuperação muscular, a dor é menos frequente e intensa para quem consome quantias adequadas de potássio. Nesse o potássio atua na síntese de proteínas, de modo a acelerar e intensificar a recuperação e o crescimento muscular.

A nível hormonal, o potássio colabora, também, para o ganho de massa muscular. O hormônio mais prejudicial para o ganho de massa muscular, o cortisol, é mantido em níveis baixos pelo potássio. Se isso não for feito, esse hormônio pode incentivar o corpo a consumir os próprios músculos para obter energia.

Deficiência de potássio

Os sintomas da deficiência de potássio são fraqueza muscular, câimbras, fadiga, alterações cardíacas, anorexia e apatia mental. A causa mais comum do quadro de hipocalemia, deficiência de potássio, é a perda excessiva de potássio na urina, causada pelo uso de medicamento diurético. Vômitos e diarreias também podem levar à baixa quantidade de potássio no sangue a partir do trato digestivo.





Fontes:
9 Benefícios do Potássio. Mundo Boa Forma. Disponível em http://www.mundoboaforma.com.br/9-beneficios-do-potassio-para-que-serve-e-fontes/. 
Sintomas da deficiência de potássio. Saúde Dicas. Disponível em http://www.saudedica.com.br/os-12-sintomas-de-deficiencia-de-potassio/.
Potássio controla a pressão arterial e evita o AVC. Minha Vida. Disponível em http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/18346-potassio-controla-a-pressao-arterial-e-previne-avc.
Potássio. Dicas de Saúde. Disponível em http://www.saudedica.com.br/potassio/
Potássio. Libero Alimentos. Disponível em http://www.liberoalimentos.com.br/2012/01/potassio-top-10-alimentos-ricos-em-potassio.html.

Um comentário:

  1. Nossa, vou verificar JÁ se os meus níveis de consumo estão adequados.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.