Exercícios na máquina são mais seguros do que peso livre? Mito ou Verdade?

Só porque você está trancada em uma amplitude específica de movimento, sem a resistência de um peso livre, muitos acreditam que as máquinas acabam sendo mais seguras do que pesos livres, causando menos lesões. Mas isso é verdade?

A verdade é um grande: isso depende. Sim, você pode ter menos chance de machucar o seu joelho fazendo a extensora do que executando um agachamento de maneira errada com muito peso, com a barra nas costas. Mas você também está fazendo muito mais força e utilizando mais músculos no exercício livre, então, se o exercício for executando de maneira correta e com o peso adequado, é muito mais benéfico.

Os exercícios nas máquinas funcionam bem como a "sobremesa" depois de um prato principal, que seriam os exercícios livres BEM EXECUTADOS.

Aquilo que faz um exercício com peso livre ser tão difícil é exatamente aquilo que o faz ser tão benéfico, que é o seu corpo sendo forçado a se estabilizar com uma carga durante determinado movimento não usual para o seu corpo. É isso que o torna válido. Um exercício com peso livre bem executado ensina seus músculos a trabalharem juntos.



Claro que as máquinas temo seu espaço em uma rotina de treinos, mas elas são apenas um dos ingredientes. Deixe o seu ego do lado de fora da academia e esqueça um pouco os exercício com pesos nas máquinas e inclua também exercícios no cabo, pesos livres, exercícios com o peso do corpo, e o que mais o instrutor da sua academia sugerir. Cada um deles trabalha sua musculatura de uma maneira diferente, e todos são válidos.

Adaptado de 6 Fitness Myths That May Be Holding You Back

2 comentários:

  1. Comecei a ir para a academia fazem 4 meses e estou amando. Os que mais gosto são os exercício na máquina, mas meu professor diz que fazer com halteres é bom também, então eu faço os dois tipos no mesmo dia.

    ResponderExcluir
  2. Faço os dois, acho que todos tem o seu valor

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.