9 Alimentos que combatem a depressão

9 Alimentos que combatem a depressão

1. Vegetais de folhas verde escuras

Se você tivesse que escolher o alimento mais saudável de todos, o que possui mais nutrientes, seria, sem dúvida, os vegetais com folhas verde escuras. Couve, espinafre, brócolis. Eles possuem efeito anti câncer e melhoram o sistema imunológico.

Esses alimentos ajudam a prevenir a transformação de células normais em células cancerígenas e mantém o corpo armado e pronto para atacar qualquer célula cancerígena que possa vir a surgir. Eles lutam contra todos os tipos de inflamação, e de acordo com um estudo publicado pela JAMA Psychiatry, depressão severa tem sido ligada diretamente à inflamação no cérebro. 

Esses vegetais são especialmente importantes também por conter vitaminas A, C, E e K, minerais e fitoquímicos.


2. Nozes

As nozes são um dos alimentos de origem vegetal mais ricos em ômega 3, e numerosos estudos tem demonstrado a importância do ômega 3 para as funções cerebrais e redução dos sintomas da depressão. 

3. Abacate

Abacates são alimentos poderosos pois contém gorduras saudáveis que o nosso cérebro precisa para se manter saudável. 3/4 das calorias de um abacate são proveniente de gorduras saudáveis, a maior parte mono-insaturada, na forma de ácido oleico. Um abacate médio contém 4g de proteína, mais do que outras frutas, e é repleto de vitamina K, B9, B6, B5, C, E-12. Além disso, também tem pouco teor de açúcar e grande quantidade de fibras (11g por unidade)

4. Cogumelos

Aqui estão duas ótimas razões pelas quais os cogumelos são ótimos para a saúde mental. Em primeiro lugar, as suas propriedades químicas se opõe à insulina, que ajudam a baixar os níveis de açúcar no sangue, até melhoram o seu humor. Eles também são como um probiótico, promovendo a saúde intestinal. As células nervosas do intestino produzem de 80 a 90%  de toda a serotonina do corpo - o neurotransmissor que nos mantém sãos. Então, não podemos deixar de prestar atenção à nossa saúde intestinal.


5. Cebolas e alhos

A cebola e o alho foram citados como alimentos que ajudam a diminuir o risco de vários tipos de câncer.

Consumir cebola e alho frequentemente está associado com a redução do risco de câncer do trato digestivo. Esses vegetais também contém alta concentração de flavonóides anti-oxidantes anti-inflamatórios que contribuem para a sua propriedade anti câncer. Se você considerar a ligação entre seu trato digestivo e seu cérebro, é compreensível porque um alimento que pode prevenir câncer do trato digestivo também altera o seu humor.

7. Tomates

Os tomates contém muito ácido fólico e ácido alfa-lipóico, ambos excelentes contra a depressão. De acordo com pesquisas publicadas no Journal of Psychiatry and Neuroscience, estudos mostraram elevado índice de deficiência de folatos em pacientes com depressão. Na maior parte dos estudos, 1/3 dos pacientes depressivos tinham essa deficiência.

Ácido fólico pode prevenir o excesso de homocisteína, que restringe as produções de importantes neurotransmissores como serotonina, dopamina e norepinefrina pelo corpo. Ácidos alfa-lipóicos são amplamente citados quando o assunto é nutrição e saúde vascular.

8. Feijões

Os feijões agem contra a diabetes e são alimentos que ajudam na perda de peso. Eles são ótimos contra a depressão e para o bom humor porque o corpo os digere lentamente, o que estabiliza o açúcar no sangue. 


9. Sementes

As sementes são especialmente boas para o humor pois são ricas em ômega 3. Não apenas as sementes adicionam o seu próprio espectro de combatentes de doenças, como também aumentam a absorção de nutrientes de vegetais que consumimos na mesma refeição.

10. Maçãs

Maçãs são ricas em anti-oxidantes, que ajudam a manter e reparar a oxidação e dano à nível celular. Elas também são fonte de fibra, o que melhora os níveis de açúcar no sangue.

3 comentários:

  1. Nossa, que conteúdo excelente! Cuidar do corpo não é tudo, por trás dos alimentos saudáveis tem muito mais benefícios do que nos lembramos. Obrigada por compartilhar com a gente isto!

    ResponderExcluir
  2. Engana-se quem pensa que a mente é uma entidade, e o corpo é outro. Ambos se completa. Um cuida do outro. Perfeita a matéria. Parabéns.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.