3 Alimentos comuns que podem estar te causando ansiedade


Se você já se pegou comendo uma barra de chocolate depois de um dia estressante, sabe muito bem que suas emoções podem afetar a maneira que você come. Mas você sabia que o caminho inverso também é verdadeiro? Que os alimentos que você come afetam diretamente suas emoções, o seu humor, podendo te colocar tanto pra cima quanto pra baixo? 

Pois saiba que é verdade. Uma alimentação errada pode causar muita ansiedade, te deixa mais preocupada, com falta de foco. 

A comida não é a principal causa dessas emoções,  mas certamente afeta com severidade e com que frequência elas ocorrem.

A ansiedade pode ser causada por níveis inadequados de neurotransmissores de serotonina no cérebro e de GABA, que ajuda a reduzir a influência dos hormônios do estresse, assim como pelo excesso de glutamato e epinefrina.

Certos alimentos ajudam na produção de químicos que causam bem estar, enquanto outros alimentos elevam os químicos que causam ansiedade. Comida processada tende a perpetuar um ciclo vicioso de culpa, ansiedade, desejos, comer demais, e de ser muito difícil parar de comer. 

A boa notícia é que você pode controlar a sua alimentação, diminuindo os alimentos que desencadeiam essa emoção nada agradável. 

Confira alguns alimentos que causam ansiedade:

1. Café

Não estamos te falando para parar de beber café e outras bebidas cafeinadas - até porque elas tem vários benefícios para a saúde. Mas se você está se sentindo no limite, beber uma xícara de café atrás da outra pode ter um pouco de culpa. A cafeína tem um efeito estimulante no sistema nervoso que causa um aumento no cortisol, hormônio do estresse, causando problemas como ansiedade e dificuldade para dormir, particularmente mais naqueles com síndrome do pânico e ansiedade social.

E enquanto a cafeína, inicialmente, aumenta a serotonina e te faz sentir muito bem, aumento drástico na serotonina devido ao consumo de café pode te deixar viciada neste neurotransmissor, fazendo você ficar ansiosa quando não houver o consumo do café.


2. Refrigerantes diet/light/zero

Refrigerantes diet, light e zero podem estar te dando uma dose dupla de ansiedade, pois não apenas eles contém cafeína, mas muitos contém adoçantes artificiais, como aspartame, o que pode reduzir significativamente os níveis de serotonina no cérebro. De fato, em um estudo, pesquisadores da Universidade do Noroeste de Ohio analisaram os efeitos do aspartame em pessoas com histórico de depressão e descobriram que piorava significativamente os sintomas, incluindo o sentimento de ansiedade. 


3. Carboidratos refinados como macarrão, pão branco, doces e bebidas açucaradas

Estes tipos de alimentos podem acabar com o seu humor, causando altos e baixos muito rápidos dos níveis de açúcar no sangue. Recentemente, pesquisadores da Universidade de Columbia descobriram que quanto mais subiam os níveis de açúcar no sangue de mulheres após comerem carboidratos refinados, maiores eram os riscos de depressão.

Em 2010, pesquisadores da Universidade de Princeton descobriram que ratos alimentados com bebidas açucaradas ficaram nervosos e ansiosos quando a bebida foi removida, similar à quando pessoas experimentam abstinência de drogas.

A boa notícia é que a mesma pesquisa mostrou que isso é reversível com uma dieta rica em grãos integrais.



Adaptado de 7 Foods That Can Make You Feel Totally Anxious

Um comentário:

  1. sofro de ansiedade a muito tempo, e como todos esses alimentos sempre, principalmente café

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.