O que tem de tão ruim no açúcar?

Você sabe o que há de tão ruim no açúcar? Vamos começar explicando os pontos mais fortes... 


Pesquisas associaram grande consumo de açúcar com maiores taxas de obesidade, doenças cardíacas e câncer. Muitos profissionais sugerem que a ingestão de açúcar seja reduzida ou eliminada para otimizar a saúde e a composição corporal.

À primeira vista, isso parece ótimo. Mas a próxima grande questão é: é o açúcar que faz o estrago ou são as calorias extras? Pois aquelas calorias extras parecem bem significantes. Uma típica lata de refrigerante contém cerca de 40 à 50 gramas de açúcar, e beber duas por dia aumenta sua ingestão calórica em até 400 calorias.

Uma lata de refrigerante contém de 150 à 200 calorias e pouco ou nenhum valor nutricional.


 O pior nessas calorias é que elas são basicamente vazias, e isso quer dizer que o açúcar tem pouquíssimo efeito na saciedade, ou seja - em quão cheia você se sente depois de comer. Comer muitas calorias mas não ficar satisfeito? É uma bela receita para ganho de peso.

Mas além do argumento da saciedade, muitas pessoas acreditam que o açúcar é altamente lipogênico (causa um aumento na produção de gordura e acarreta em acúmulo de gordura) quando comparado com calorias provenientes de outros tipos de carboidratos. Pensando por esta lógica, algumas pessoas recomendam evitar açúcar de todas as fontes.

  

Nos últimos anos, documentários populares alegam que o açúcar é tóxico e é parte de muitos alimentos considerados saudáveis. Essa parte pode ser preocupante, pois nos diz que qualquer coisa pode ser uma toxina - é a dosagem que faz dela um veneno. Seria necessária uma dose de 450g de açúcar para matar uma pessoa. Em comparação, uma dose letal de Vitamina C seria 1/3 dessa dosagem, e uma dose letal de álcool seria 1/4 disso. 

Então, o açúcar é tóxico? Sim. E cabe à você decidir qual é a sua dosagem segura.

Adaptado de bodybuilding.com

2 comentários:

  1. José Carlos Brosatto20 de junho de 2016 20:31

    Açúcar é veneno sim, é bom, mas é veneno.

    ResponderExcluir
  2. Que tristeza estou emagrecendo e nao posso beber, mas sei que é por pouco tempo kkk

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.