Erva Doce: Corpo, cabelo e digestão se beneficiam dessa erva
A erva doce é uma espécie de herbácea aromática comestível utilizada na culinária, em perfumaria e como aromatizante de bebidas. A erva doce ajuda a reduzir os gases, o inchaço e melhora a digestão.
Esta popular planta medicinal tem suas origens no Mediterrâneo, mas
pode ser cultivada em variadas regiões com clima temperado ou
subtropical. É extremamente comum vários produtos de higiene terem o cheiro desta erva,
que é um dos favoritos aqui no Brasil. E a variedade é grande: são
cremes para o corpo, para as mãos, para o rosto, xampus,
condicionadores, perfumes, etc. É comprovada a eficácia da erva doce na
melhora da pele e dos cabelos.
Saiba mais sobre essa erva cheia de benefícios:
Vitaminas e Minerais
A erva doce é muito nutritiva. Ela conta com quantidades significativas de potássio, que ajuda a reduzir a pressão arterial e o ritmo de batimentos cardíacos. Além disso, é fonte de vitamina C, que ajuda o organismo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e prejudiciais e a combater os radicais livres pró-inflamatórios.A erva doce também apresenta certa quantidade de vitamina A, vitamina B6, ácido fólico, niacina, riboflavina, tiamina, cobre, ferro, cálcio, magnésio, manganês, zinco e selênio, além de ácido málico, que pode ser usado para melhorar as funções digestivas do estômago através do fornecimento de hidrogênio suficiente para a acidificação do estômago.
Uma baixa produção de ácido clorídrico (ácido gástrico) é uma condição muito comum e potencialmente grave, chamada hipocloridria, que pode resultar em inúmeras condições de saúde e deficiências de nutrientes. Vários nutrientes minerais são dependentes de quantidades adequadas de ácido do estômago, incluindo o cálcio, magnésio, zinco, sódio, cromo, cobre, manganês e selênio.
O ácido cafeico, substância antioxidante, está presente na erva doce.
A erva doce ainda é fonte de flavonoides, que são importantes porque aumentam o nível de glutationa, nossa principal defesa antioxidante, sendo também um supressor eficaz da inflamação crônica. A erva doce ainda conta também com fibras que retardam o esvaziamento gástrico, evitando picos glicêmicos e contribuindo para o melhor funcionamento do intestino.
Aerva doce ainda possui também certa quantidade de anetol, que estimula as glândulas e a musculatura do tubo digestivo, aumentando a salivação, secreções pancreáticas e biliares e aumentando a competência digestória, diminuindo gases e cólicas.
Benefícios da Erva Doce
Reduz os gases: A infusão da folha ou semente é usada para indigestão e flatulência.Diminui problemas estomacais: O ácido málico presente na erva doce melhora as funções digestivas do estômago através do fornecimento de hidrogênio suficiente para a acidificação do estômago.
Ajuda na prisão de ventre: Por ser fonte de fibras.
Ajuda a combater as dores das cólicas: Por apresentar um efeito calmante, a erva doce ajuda a reduzir as cólicas intestinais.
Para mães que amamentam, o chá de erva doce aumenta a produção de leite e passam para o bebê, através do leite materno, a prevenção de cólicas que costumam afetar os pequenos durante os primeiros meses de vida.
Combate a tosse.
Reduz o inchaço corporal: A erva doce possui efeito diurético, o que ajuda a acabar com o inchaço.
Fontes:
Minha Vida. http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/13729-compare-os-nutrientes-e-os-beneficios-de-14-chas
Cha Benefícios. http://chabeneficios.com.br/cha-de-erva-doce-beneficios-para-saude/
Eu adoro chás, e o de erva-doce nunca sai da minha lista de preferidos! Gosto também de camomila, chá mate (delicioso, meu preferido) e chá branco.
ResponderExcluir