Dicas para iniciantes na musculação para um treino mais seguro e eficaz

O treinamento com pesos é, indiscutivelmente, o que traz mais benefícios. Essa atividade reverte a tendência do corpo de perder massa muscular com a idade, além de queimar gordura corporal, aumentar a densidade óssea e melhorar a postura. Para ter todos esses benefícios, você deve treinar pelo menos duas vezes por semana. Os resultados valem a pena.

Usar boas técnicas na hora de malhar é super importante. Se você planeja se exercitar na academia, é imprescindível ter o auxílio do instrutor da academia - principalmente se você não está familiarizada com as máquinas. Mas mesmo se você está treinando na academia ou em casa, aqui vão algumas dicas que você deveria seguir:

Isole o músculo

Quando você está executando um movimento com peso, foque no músculo específico que é usado para fazer aquele movimento. Em outras palavras, não mude sua postura, arqueando suas costas para trás, para fazer com que o peso fique mais leve, nem qualquer outra parte do corpo. É importante também fazer o movimento completo que o exercício requer, e se você não consegui fazer, é porque está com carga demais. Ah, e nunca segure o fôlego durante o exercício, respire!

Use pesos livres sempre que possível, ao invés de máquinas

Pesos livres trabalham mais partes do corpo do que exercícios em máquinas, e tendem a exigir mais do corpo. Varie!

Leia também

Sempre varie os seus exercícios

Você vai notar grandes melhorias no seu visual e no seu bem estar normalmente até após 4 semanas do início do seu treino, mas depois disso, os resultados tendem a estagnar. O que fazer para mudar isso? Troque o seu treino! Novos exercícios, novas séries e repetições vão fazer os seus resultados continuarem a aparecer! Seu músculo não pode repetir a rotina de treino por muito tempo. Varie também os grupos musculares que você trabalha: nunca repita o mesmo grupo muscular dois dias seguidos, dê pelo menos 1 dia de intervalo entre o treino do mesmo grupo.

Cuide o peso

Se a carga do seu exercício está muito leve, você não obterá o máximo de benefícios do exercício. Por outro lado, se estiver muito pesada, você corre o risco de se machucar. Em via de regra, você deve usar pesos que consegue levantar mantendo a postura por dois sets inteiros e ainda se desafiar. Se você sente que conseguiria fazer o terceiro set inteiro sem problemas, está muito leve. Está muito pesado se você não conseguir finalizar os dois primeiros sets ou se a sua postura for comprometida durante o exercício.


SalvarSalvar

4 comentários:

  1. muito boas as dicas, malho há anos e minha esposa está começando a malhar agora, por incentivo meu, e vou passar essas dicas para ela, obrigada

    ResponderExcluir
  2. Antônia Marafigo8 de junho de 2016 11:41

    Os resultados valem a pena mesmo, todas as meninas que fazem, garantem, inclusive eu!

    ResponderExcluir
  3. Estou comecando e gostei mt das dicas! Brigada!

    ResponderExcluir
  4. Estou começando. Valeu tds dicas.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.