Beta-Alanina retarda a fadiga durante treino intenso de cardio


 

O que é a Beta-Alanina?


A beta-alanina é uma versão modificada do aminoácido alanina. Uma vez ingerida, a beta-alanina liga-se ao aminoácido histidina formando a carnosina. A carnosina neutraliza o aumento da acidez das células musculares, atrasando a fadiga. 

Como funciona a beta-alanina no corpo?


O organismo produz energia recorrendo a três sistemas diferentes: 

- ATP-CP;
- Aeróbico;
- Anaeróbico. 

Durante a produção de ATP são gerados alguns subprodutos, conhecidos como resíduos metabólicos, e um deles é o ácido láctico. No corpo, o ácido láctico é quebrado em lactato e íons de hidrogênio. Ao contrário da crença popular, não é o ácido láctico diretamente que causa a sensação de queimadura dos músculos, mas sim, indiretamente.

Esse efeito deve-se aos íons de hidrogênio que são liberados dentro das células musculares durante a quebra do ácido lático. Eles diminuem o pH muscular (ou, por outras palavras, aumentam a acidez das células musculares), dificultando a contração muscular. A sua acumulação originará a fadiga muscular.

A carnosina é a molécula responsável por neutralizar este aumento de acidez.

Como a beta-alanina reduz a fadiga durante um treino intenso de cardio?


A carnosina é o aminoácido que a beta-alanina ajuda a produzir no seu corpo, e ela serve para amortecer os íons de hidrogênio, permitindo que você trabalhe em altas intensidades por longos períodos de tempo. 

A maioria das pesquisas envolvendo a beta-alanina sugerem que ela é muito benéfica para atividades que duram de 2 a 4 minutos, como HIIT.

Combinar a beta-alanina com cardio de alta intensidade pode levar à maior perda de peso e ganho de massa magra.

Então, como a beta-alanina ajuda nisso tudo, na prática? 


Um estudo publicado no "Journal of the International Society of Sports Nutrition" descobriu que jogadores de futebol que suplementaram com beta-alanina durante um período de 12 semanas melhoraram a performance nas arrancadas em 20%. Aqueles que fizeram uso do placebo não melhoraram sua performance,

Outro estudo de pesquisadores da Universidade de Oklahoma descobriu que suplementar com beta-alanina atrasa significativamente a fadiga em mulheres durante um teste de ciclismo que levou-as até à exaustão.




Fontes: 
Bodybuilding. 5 Things you don't know about beta-alanine. http://www.bodybuilding.com/fun/5-things-you-dont-know-about-beta-alanine.
Ta Fitness. http://tafitness.net/beta-alanina-o-que-e-efeitos-como-tomar/

Um comentário:

  1. Que máximo esse suplemento que eu nunca tinha ouvido falar kk nunca tinha ouvido falar mesmo, mas vou tomar, pq já tomei todos, e um suplementos novo é bom sempre kk

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.