5 Passos para se recuperar de lesões em qualquer parte do corpo

Se você passa muito tempo na academia ou participando de algum esporte, lesões são algo que podem acontecer facilmente. Use essas 5 estratégias para se recuperar de maneira rápida das suas lesões e voltar a fazer o que você ama!


Estar lesionado pode ser algo difícil de aceitar, particularmente para aqueles que são muito ativos e estão sempre envolvidos em atividades. 

Ao invés de focar na recuperação, muitos frequentadores de academia ficam quase em pânico, preocupados que o tempo fora da academia vai acabar com os seus ganhos. 

Mas qual é a pressa? A maioria de nós não é nem atleta profissional, nem depende financeiramente disso - pelo contrário, pagamos para praticar!

Não deixe o seu ego atrapalhar a sua recuperação total.

Siga os passos para se recuperar totalmente de uma lesão:

1- Aceite a lesão


Pronto, você se lesionou. 

Agora você pode entrar em pânico, fingir que a lesão nunca aconteceu, e tentar continuar o seu treino de maneira normal, ignorando a dor, pois você estava fazendo tanto progresso antes disso acontecer. 

Ou, você pode aceitar a lesão e "dar um passo para trás", entender que o seu progresso a longo prazo depende do seu descanso no momento, depende da integridade de seus músculos e tendões. 




Seu progresso a longo prazo é mais importante do que o seu progresso momentâneo.

Entenda que sim, talvez você perca um pouco dos seus músculos, mas logo logo você vai voltar à ativa e recuperar tudo! 

Foque numa recuperação de qualidade, ao invés de ficar focado naquilo que você não pode fazer no momento.

2- Leve a fisioterapia a sério


Caso seja necessário fazer fisioterapia para se curar da sua lesão, leve-a a sério! Essa dica parece muito simples, mas é frequentemente ignorada por aqueles que acham que sabem totalmente do que precisam, ignorando as recomendações médicas.

A fisioterapia ajuda a encurtar o período de recuperação da lesão, além de aumentar a flexibilidade, mobilidade e movimentação do local lesionado, reduzindo o risco da lesão acontecer novamente.

3- Alimente seus músculos


Outro erro comum é, ao se lesionar, que as pessoas cortem calorias da dieta, com medo de ganhar peso  durante essa fase. 

Nossos corpos precisam de alimentos para se recuperar, podendo ser necessárias até mais calorias do que o normal em um período de recuperação (depende da sua lesão).

Uma alimentação balanceada e rica em calorias também vai ajudar a prevenir a perda de massa muscular durante esse tempo.

Leia também

4- Treine todo o resto


Muitas vezes, ter machucado um músculo não te impede de treinar os outros músculos do corpo, de outras áreas.  Não precisa se afastar totalmente da academia, mas pegue leve nas áreas não lesionadas e siga firme com a motivação!

5- Diminua o volume de treino quando voltar à ativa


Quando estiver recuperado de sua lesão, não volte a trabalhar aquele músculo com a mesma quantidade de sets, repetições e com o mesmo peso que trabalhava anteriormente. Uma das piores coisas para um músculo que acaba de voltar de lesão é ficar sobrecarregado, pois isso pode levar a uma nova lesão.




3 comentários:

  1. Sou instrutor de uma academia em Rio Preto, não vou citar nomes, mas vejo instrutores ignorando lesões pequenas de alunos, e isso pode acarretar em problemas sérios. Como instrutor eu falo: se dói demais, não force! Seu corpo saudável por toda a sua vida vale mais do que qualquer benefícios estético.

    ResponderExcluir
  2. Uma vez lesionei o pescoço fazendo agachamento, foi mt ruim. Eu tava fazendo agachamento com barra e olhei rapido pro lado, fiquei 1 mes com o pescoço, doendo, e morrendo de medo de acontecer de novo e acontecer algo pior.

    ResponderExcluir
  3. Muito boas dicas, realmente é algo que deve ser informado

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.