5 Motivos que vão fazer você querer consumir CHIA todos os dias


A ideia de densidade nutricional em alimentos está pegando fogo nos dias de hoje, e por uma boa razão, afinal, por que você não iria querer priorizar alimentos que provém o máximo de nutrientes possível para você?

Se você incrementar a sua dieta com pratos muito nutritivos, seu corpo estará sempre abastecido com tudo o que ele necessita para funcionar bem.

Pensando nisso, vamos falar dessa sementinha, a chia, que é completamente lotada de benefícios, com um impressionante valor nutricional. 

Confira 5 benefícios fantásticos da chia:

1- Muita fibra

Um dos grandes benefícios da chia é a grande quantidade de fibra dietética. Uma mera colher de sopa tem aproximadamente 5 gramas, que é uma quantidade significativa para a maioria das pessoas, pois muitas tem dificuldade de atingir os 25g recomendados diariamente.

Além de te manter saciada por mais tempo, a fibra ajuda a garantir mais anos de vida. Isso ocorre pois o consumo de fibras reverte o seu risco de desenvolver doenças cardíacas, uma das maiores causas de morte no mundo. Também tem impacto poderoso nos níveis de açúcar no sangue e nos níveis de colesterol, que são razões adicionais pelas quais a chia é uma grande combatente de doenças.

2- Antioxidantes poderosos

As sementinhas de chia tem muita quantidade de antioxidantes que combatem doenças, compostos que vasculham o corpo em busca de radicais livres (que danificam as células) para elimina-los. Ao fazer isto, o antioxidantes também reduzem o risco de inúmeras doenças crônicas.

3- Lotada de proteína

Não é segredo nem novidade que a proteína é crucial para performance e recuperação. Em uma colher de chia, você tem 3g de proteína completa! Ela tem todos os 9 aminoácidos essenciais, e mesmo que você não vá preencher toda a sua necessidade de proteína apenas com chia, com certeza elas serão uma parte importante da sua alimentação, particularmente se você está priorizando fontes vegetais na sua alimentação.

4- Ômega-3 e ácido alfalinoleico

Há pouquíssimos alimentos que chegam aos pés da chia quando se trata de alimentos de origem vegetal fontes de ômega-3 e ácido alfalinoleico (ALA). Enquanto ALA não é tão poderoso quanto o ômega 3, ainda é uma poderosa adição à sua dieta, com muitos benefícios.

Um estudo de 2016 feito pelo "American Journal of Clinical Nutrition" descobriu que pessoas com alto nível de ALA no corpo tinham menos probabilidade de sofrer com resistência à insulina, que é um fator de risco para várias doenças, e ao reduzir a resistência à insulina, é provável que o seu risco de desenvolver diabetes tipo 2, doenças do coração e ganho de gordura corporal diminuam consideravelmente. De fato, um número de estudos descobriram que o consumo regular de chia regula os níveis de açúcar no sangue.

5- Minerais e mais minerais

As sementes de chia são uma excelente fonte de minerais importantes, como ferro e cálcio, mas também magnésio (23% da recomendação diária) e manganês (30% da recomendação diária). 

Você ficaria surpresa se soubesse o impacto que o magnésio e o manganês tem na sua performance na academia. O magnésio está presente em centenas de reações enzimáticas, incluindo aquelas que estão envolvidas na contração muscular, síntese proteica, e produção de energia. Também impacta positivamente no sono. O manganês tem um papel crítico no controle do açúcar no sangue, metabolização de proteínas e carboidratos.
Então, está pronta para incluir a chia na sua alimentação mas não sabe por onde começar? Aqui vão algumas dicas:

- coloque em saladas
- misture no iogurte
- misture nas sopas depois de prontas, na hora de comer
- no preparo de pães, bolos e panquecas
- misture no recheio das panquecas
- misture no recheio do sanduíche

Use a imaginação, não há limites para o uso da chia!





Adaptado de 5 Reasons You Should Eat More Chia Seeds

Um comentário:

  1. é uma sementinha poderosa mesmo, como 2 colheres por dia

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.